Rio por Urbano :: Galeria de Fotos

28 de julho de 2010

Fotos do Rio como você nunca viu.

Urbano Erbiste, é amigo meu, maluco, já foi mendigo, dono de empresa e repórter fotográfico do Povo e do Jornal do Brasil (onde trabalha hoje).

Gosto das fotos dele, porque mostra o Rio de Janeiro que quase ninguém vê. Fotos fortes que contam histórias tristes, mas caprichadamente fotografadas no momento exato.

394 pessoas já comentaram

  • marcos disse em 28/07/2010 | 12:22.

    ótimas fotos

    Responder

    • Bento disse em 28/07/2010 | 06:30.

      O Hell de Janeiro que a Globo não mostra…

      Responder

      • Guilherme Bueno disse em 28/07/2010 | 09:16.

        Sempre a Globo. Vai assistir os jornais da Globo, seriados produzidos pela mesma (cidade dos homens por exemplo). A Globo mostra tudo isso do Rio de Janeiro. Mas tenho certeza que não é exclusividade da capital fluminense cenas como estas. Não é culpa somente do governo, nem tampouco somente dos envolvidos, a culpa é de todos, de quem faz acontecer, ou deixa de fazer. Algo deve ser mudado, mas como disse, não são só os políticos, nem só dos envolvidos mas de todos. Há dois sites (http://rj.transparencia.gov.br/ http://riotransparente.rio.rj.gov.br/) que apontam todas as receitas e despesas do governo estadual do RJ e do município do RJ. O do Estado deixa muito a desejar, mas de qualquer sorte a realidade e transparência estão ali. Não sou carioca, mas certamente estou vigilante quanto aos gastos do meu Estado. Talvez por aí esteja um começo.

        Responder

      • Alexandre disse em 28/07/2010 | 10:37.

        Cara eu n tenho mais palavras olha só o que o Guilherme Bueno falou…
        Parabéns velho….

        Responder

      • guilherme disse em 29/07/2010 | 09:27.

        OOOOOWWWWWWWWWWWWWWWNNNNNNNNNNNNNEEEEEEEEEEDDDDDDDDDDDD

        Responder

      • Leandro disse em 31/07/2010 | 06:38.

        A Globo é uma emissora carioca, qualquer coisinha que acontece no Rio de Janeiro ela mostra. Coisas absurdas acontecem em todo o país, mas a Globo é uma emissora do RJ, está mais próxima dos fatos que acontrecem aqui; além do fato de o Rio ser a porta de entrada do Brasil, então a repercussão é ainda maior.

        Não significa que o Rio não tenha problemas, mas acho ridícula esses comentários vazios e ofensivos de pessoas que nada mais são do que invejosos da cidade, que ainda é maravilhosa. Enfim, não fala m* cara, não desperdice a oportunidade de ficar calado.

        Responder

      • Francisco Boni Neto disse em 02/08/2010 | 04:26.

        AHAM, nas suas novelas, a Globo mostra tudo isso ai. 4 novelas por dia, 6 horas por dia de novela mostrando riquinha tendo dificuldade em ser cadeirante e chorando na loja de roupas de marca. Coitadinha

        vai lá Guilherme Bueno, vai chupar as bolas do seu papai Galvão Bueno

        Responder

      • Guilherme Bueno disse em 02/08/2010 | 08:40.

        Grande Francisco Boni Neto. Não precisa te irritar por não ter um cerébro e repetir o discurso imbecilóide universitário: “A Globo é culpada por tudo, olha só, durante a ditadura davam receita de bolo durante o JN”. Tu vai longe assim cara. Tá certo, deve ser fã de Lost, né? Esse sim retrata a realidade das dificuldades do povo. Aliás, segundo a tua teoria, se a Globo acabasse, aí sim, era o fim da violência no Rio. E por fim, que que o teu papai Boninho fez contigo pra ti ter tanta raiva da Globo? Te tocou de uma forma diferente?

        Responder

      • Marcio Tavares disse em 03/08/2010 | 12:35.

        (1/3) Guilherme, vc mencionou que não é do RJ, então talvez isso explique um pouco sua visão distorcida do que acontece aqui. Ia te perguntar se vc é funcionário da Globo, ou do governo, mas não acho que seja o caso. A Globo é uma máquina de lavagem cerebral. É uma grande rede de interesses, intrigas, manipulações e um belo pool de oportunistas. Se passam por cordeiros, mostrando uma imagem de bondade para a população, enquanto são lobos da pior espécie. A Copa 2010 mostrou um pouco isso. Fico triste com quem não tem outra opção de entretenimento, que é o caso da maioria esmagadora da população. Eles retratam muito bem em suas novelas qual imagem o povo da zona sul tem do restante do Rio e do país: algo muito deturpado e anos-luz distante da realidade. Sei disso porque, por coincidências da vida, tenho contato desde cedo com as duas realidades: cresci na subida do morro, conheci muita gente pobre, vi ao vivo inúmeras dessas situações das fotos, mas também sempre tive contato com bastante gente rica.

        Responder

      • Marcio Tavares disse em 03/08/2010 | 12:36.

        (2/3) Por isso, afirmo com toda certeza: eles não estão nem aí para os problemas da cidade e do país. Vivem a vida mansa deles e olham os problemas que aparecem na TV como se fosse um filme de ficção. Acabou o “filme”, volto para a minha realidade tranquila. O único contato que eles tem com algum tipo de miséria é quando surge alguma oportunidade de, por exemplo, fazer um filme sobre violência, que por sinal virou moda nos últimos anos. Para eles isso é uma boa oportunidade de ganhar um bom dinheiro e para melhorar a imagem enquanto artista. Se não fosse por isso, não teriam contato nenhum com nada além do mundo de conforto deles. O pior disso tudo é que isso não é exclusividade de quem mora lá. Isso é inerente ao ser humano. Qualquer um que estivesse na mesma situação, de ter uma vida confortável, sem precisar se esforçar pra conseguir suas coisas, seus objetivos, teria a mesma reação.

        Responder

      • Marcio Tavares disse em 03/08/2010 | 12:37.

        (3/3) Sobre o governo e seu site de transparência, fico surpreso com alguém achar que aquilo representa alguma coisa. Acho até um pouco de ingenuidade. É a coisa mais fácil do mundo driblar fiscalizações, fraudar documentos, contas etc, e estamos falando de especialistas no assunto. Esse site é só mais uma coisa que o governo faz para “inglês ver”. O buraco é muito mais embaixo do que números que um mero site mostram.

        Responder

      • Alexandre Antigo disse em 03/08/2010 | 01:05.

        Marcio Tavares,

        Deixa de ser ridículo… O que o Guilherme Bueno falou é a mais pura verdade!

        Esse negócio de a Globo é culpada por tudo é patético. É o discurso de quem só sabe repetir a conversa dos amiguinhos no boteco.

        Nas novelas da Globo, ela mostra coisas boas porque é o que as pessoas querem ver. É isso que dá IBOPE. Sabe onde a Globo fala sobre a violência? Nos JORNAIS. Você deveria tentar assistir de vez em quando, em vez de ver novela.

        A Globo não é santa nem de longe, mas daí a culpá-la por causa da violência no Rio de Janeiro? Dá um tempo, né!!!

        Em vez de ficar de olhos nessas teorias da conspiração, vocês deviam estar de olho no sub-mundo da política.

        -> Sabia que nesse exato momento, existem uma negociação acontecendo entre a Prefeitura do Rio e a LAMSA, onde a empresa vai pagar 241 milhões em obras para ganhar mais 15 anos de concessão sobre a Linha Amarela? Sabia disso? Não, né? Pois deveria.

        Em apenas 2 anos, a LAMSA ganha mais de 306 milhões de reais nos pedágios. DOIS ANOS. Ela nos cobra R$4 pra andar na via expressa e vai gastar uma merreca para ficar mais 15 anos. Ou seja, quem vai pagar aquela obra superfaturada SOMOS NÓS!

        E adivinha só, a GLOBO noticiou isso! Mas você se preocupou mais com a novela da menina cadeirante.

        Cambada de pela saco.

        Entrem em contato com o político que vocês votaram nas últimas eleições e exijam um projeto para rever o contrato dessa empresa, caso contrário, nós vamos pagar o pato por mais 15 anos.

        Responder

      • Guilherme Bueno disse em 03/08/2010 | 11:00.

        Marcio Tavares, respeito a tua opinião, só não concordo. É comum em nosso imaginário personificar e acusar culpados pelos problemas enfrentados pelo nosso país. Como diria Raul: “É sempre mais fácil achar que a culpa é dos outros”. Longe de mim acreditar que tenho uma visão melhor ou pior que a tua. Só afirmo, assim como o Alexandre Antigo, que culpar a Globo por um problema que possui causas históricas inegáveis fica um pouco difícil.

        Responder

      • Leonardo Vilella disse em 14/08/2010 | 04:55.

        Que engraçado essa idéia de personificação. Globo, Governo, Sociedade, Policia… Já estive em praticamente todos os lados (com exceção do traficante) dessa Cidade Maravilhosa.

        A Globo tem parcela de culpa sim pois como emissora carioca ela só apóia a zona sul do rio. Entretanto quero ver o homem do baú que tambem é carioca e ex-camelo na Lapa fazer algo para defender a antiga classe que apanha constantemente da Guarda Municipal. E a Redetv que só quer passar pão e circo para o povo no seu Pânico e a casa e sua. A Band com seu Boris Casoy que só fica é uma vergonha pra cá e pra lá mas só quer falar de Campeonato Italiano ou o Bispo Macedo na record que só faz atacar a Globo e fazendo showzinho no aterro. Televisão é isso gente “dinheiro”.
        Se formos culpar a globo pela omissão no problema carioca vamos culpar a todas as outras emissoras.

        Se a culpa não é da Globo então é de quem? Do governo? Ate onde eu sei numa democracia político não se elege sozinho. A culpa é de quem vota em “fulaninho” porque ele é candidato de “beltraninho” que é da igreja tal que a tia da prima em terceiro grau da tua falecida avó freqüentava. Portal da transparência sozinho nao funciona pois afinal de contas “Quis custodiet ipsos custodes” (quem vigiará os vigilantes)?

        A culpa é da policia? do exército? do BOPE? tente viver com vagabundo ameaçando sua vida, com um salário horrível, discriminação na sociedade, uma arma na mão e tente ser justo? Eu realmente tentei e é bem difícil.

        E se ainda alguém não entendeu o recado vou ser uma pouco mais claro. Esquece essa idéia de riquinho de faculdade, fica vendo jornal e achando que o Rio é uma bagunça então a idéia é para de comprar bagulho seu maconheirozinho esteja onde estiver do uiapoque ao chuí porque essa m… alimenta isso aqui na cidade maravilhosa e ai na sua cidade. Se você acha que o problema é a globo entao muda de canal e vai distrair sua cabeça com o jornal do sbt ou será que você acha que ele é responsável pelas mazelas de São Paulo também. Se quer culpar a policia então quando você for assaltado liga pro comando vermelho pra ele te ajudar as 3h da manha la na tua mansão no Recreio ou em Alphaville mas a melhor recomendação é VOTA DIREITO E PARA DE FALAR MERDA EM BLOG SEU DESOCUPADO!!!

        Responder

    • Eduardo disse em 29/07/2010 | 09:54.

      Fotos muito boas, uma das melhores e diferentes seleções do chongas!

      Agora posta alguma coisa boa do rio se não os cariocas vão reclamar, apesar de saberem que rio não é só praia e mulher gostosa!!! hahaha

      Responder

    • David disse em 29/07/2010 | 11:26.

      “pela mesma” matou.

      Responder

  • Paulo Ricardo disse em 28/07/2010 | 12:28.

    Grande galeria de fotos… uma das melhores, senão a melhor que já foi publicado no Blog!

    Responder

    • Rafa disse em 28/07/2010 | 06:22.

      Concordo em genero, numero e grau…

      Grande fotografo com uma grande historia.

      Responder

  • LKL disse em 28/07/2010 | 12:31.

    ultima foto perfeita *-*

    Responder

    • Azis Gonsalves disse em 28/07/2010 | 01:20.

      Por favor, morra… -_-

      Responder

    • scofild disse em 28/07/2010 | 01:57.

      Por favor, morra… -_- [2]

      Responder

      • Carlos disse em 28/07/2010 | 02:23.

        Gays Detected!

        Responder

      • Curitiba disse em 28/07/2010 | 02:25.

        Por favor, morra… -_- [3]

        Responder

      • Ugo disse em 28/07/2010 | 02:29.

        Por favor, morra… -_- [3]

        Responder

      • Sergio disse em 28/07/2010 | 02:31.

        Por favor, morra… -_- [4]

        Responder

    • Jeff disse em 28/07/2010 | 03:40.

      Por favor, morra… -_- [5]
      Velho, mulher é bom demais.
      Mas diante de tantas fotos incríveis vc vem falar de bunda.
      —-
      Esse fotógrafo manda muito bem!
      Simplesmente fantástico.

      Responder

      • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 04:20.

        FAZ UMA GENTILEZA PRA HUMANIDADE, MORRA!

        Responder

      • Nome disse em 28/07/2010 | 04:23.

        por favor, morra [6] ¬¬’

        Responder

      • Paulista disse em 30/07/2010 | 02:17.

        Carioca detected

        Responder

    • Juliana disse em 28/07/2010 | 04:38.

      Por favor, morra… -_- [5]
      Chocante essas fotos.

      Responder

      • Bruno FZ disse em 28/07/2010 | 05:29.

        Por favor, morra… ¬¬’ [ 7 ]

        Responder

      • Neto disse em 28/07/2010 | 05:35.

        por favor morra [...]
        realidade nua e vc vem me falar da bunda… ahh pelo amor de Deus….
        se um irmão seu… lah deitado.. sem vida… vc estaria ae tão preocupado com a bunda alheia??

        Responder

    • Red disse em 28/07/2010 | 06:08.

      Por favor, morra… -_- [8]

      Responder

      • LKL disse em 29/07/2010 | 02:48.

        Bando de punheiteiro gay acima… suas bicha

        Responder

    • alexMLC disse em 28/07/2010 | 11:13.

      Por favor, morra… -_-[5]

      Responder

    • Otavio JR disse em 29/07/2010 | 11:20.

      Por favor, morra… -_- [9]

      Responder

      • Fábio disse em 29/07/2010 | 04:21.

        Por favor, morra.. -_- [10]

        Responder

    • daniel Lima disse em 29/07/2010 | 02:05.

      depois quando falam que a culpa é dos governates, todo mundo cai de pau… Realidade nua e crua aqui e um jovem, gente boa, vem falar da bunda da mulher… Realmente a violência ficou banalizada… Num culpo o jovem não… vai que ele também foi vítima da violência, tomou uma bala perdida na cabeça e ficou desprovido de massa encefálica…

      Responder

    • Eduardo disse em 29/07/2010 | 09:57.

      por favor morra [12]

      Responder

    • David disse em 29/07/2010 | 11:34.

      Uai, o sujeito gostou da última foto ué. qual o problema? vcs do “por favor morra” são frescos e/ou hipócritas – quer dizer q só pode gostar de bunda numa galeria de “bundas”?
      aí sim, ele ganharia “rts” ao invés de tanta insatisfação?

      Ah! façam-me o favor! o fotografo mostrou os vários lados do rio, violência, desgraça, beleza e mulatas… faz parte.

      quer acabar com a violência e desgraça? se sentir “tocado” com algumas fotos, ficar tristinho, e apedrejar um pobre idiota metido a jocoso não basta.

      Responder

      • Macaco Sério disse em 30/07/2010 | 12:03.

        Quanto moralismo aqui…

        Se o Flavio não quisesse alguem falando o que o jovem ali falou, não botaria essa foto como ultima para alegrar depois das outras…
        E cada um ai que não aprovou ele ai? Ta afim de ir la na favela combater o trafico? Acredito que não, então recolha suas palavras para uma ocasião mais util…

        Portanto, ultima foto perfeita *-*[2]

        Responder

      • Mickey disse em 31/07/2010 | 02:16.

        David,LKL,Macaca …por favor…..morram! [13]

        Responder

      • zee disse em 03/08/2010 | 02:07.

        acho que perdi as contas, então vão para o Rio todos vcs.

        Responder

  • Lucas Bitoca disse em 28/07/2010 | 12:39.

    Muito escrotas as fotos da galera morta.

    Responder

    • Eu disse em 28/07/2010 | 01:18.

      Realidade!!

      Responder

      • Ricardo disse em 28/07/2010 | 01:29.

        …nua e crua

        Responder

      • Sergio disse em 28/07/2010 | 02:30.

        Que venha a copa!

        Responder

      • Nome disse em 28/07/2010 | 04:24.

        e as olimpiadas…

        Responder

      • Henriqur Gun disse em 28/07/2010 | 05:12.

        Que venha 2012 logo…

        Responder

      • Eduardo disse em 28/07/2010 | 06:29.

        Mas que venha armado…

        Responder

  • Marques disse em 28/07/2010 | 12:44.

    Cada foto massa! Parabéns!

    Responder

    • Cássio disse em 29/07/2010 | 01:02.

      Não gostaria que a foto de um filho meu morto a tiros fosse publicada.

      Responder

      • André Pessoa disse em 29/07/2010 | 06:01.

        Não gostaria que meu filho fosse morto a tiros. Se fosse, talvez eu não quisesse que isso fosse ignorado.

        Responder

      • David disse em 29/07/2010 | 11:37.

        Eu tb não. Mas ali, de certa forma, os corpos são anônimos, frutos da guerra do rio – n faria sentido ignorar isso só pq é chocante.

        Agora, acho um absurdo a divulgação por e-mail (td mundo já teve ter recebido) das fotos da mércia nakashima.. desrespeito total com a família.

        Responder

  • jonas disse em 28/07/2010 | 12:46.

    fodaum

    Responder

  • Paulo disse em 28/07/2010 | 12:47.

    A primeira foto me fez refletir sobre orfãndade e omissão.

    Responder

  • Nicholas disse em 28/07/2010 | 12:50.

    Acontece Flavio, q a parte violenta das fotos, a gnt ja conhece.. e muito.. é novela, é JN, é Fantástico..
    Esse mundo ta cada dia mais louco…
    Parabens.

    Responder

  • Joe disse em 28/07/2010 | 12:51.

    Que “Cidade Maravilhosa” hein…

    Responder

    • Daniel disse em 28/07/2010 | 01:04.

      Tem sempre um pra fazer esse tipo de comentário, né? Dessa vez até demorou… Nem pior nem melhor do que qualquer grande cidade do mundo. Não que não reconheça as mazelas do RJ, o que me irrita são esses comentários pouco construtivos, frutos de uma competitividade que eu não sei a que visa porque no fim, cariocas ou não, são todos brasileiros.

      Responder

      • Eduardo Flaviano V. disse em 28/07/2010 | 01:22.

        Ótimo comentário.

        Responder

      • scofild disse em 28/07/2010 | 02:03.

        pior q é
        ficam falando de cidade maravilhosa, mostram bondinho, pao de açucar, cristo, as praias, mulheres de biquini ai tdo mundo acha q é a melhor cidade do mundo, mas nao mostram realmente o que tem por tras disso tbm, e foi oq esse fotografo fez

        Responder

      • armando disse em 28/07/2010 | 02:33.

        o seu comentário eu acho pouco contrutivo e fruto de uma insegurança notória. o que o rapaz quis dizer é que é absurdo fingirmos que o rio de janeiro é uma cidade perfeita. daí vem o sr. daniel e acha que já é um paulistano invejoso por não ter praia falando coisas sem nexo. o rio de janeiro é uma bomba-relógio. somos da geração que vai ver a maior carnificina em terras brasileiras desde canudos. um dia o exército vai ter que entrar nas favelas, pois é muito mais caro fornecer habitação de qualidade e políticas sociais para todos. e quando entrar…

        Responder

      • krioca disse em 28/07/2010 | 02:50.

        Otimo comentário !
        sim, todos somos Brasileiros
        não sei se com muito orgulho
        mas ainda brasileiros…

        Responder

      • Bruno FZ disse em 28/07/2010 | 05:30.

        quê?

        Responder

      • Vnícius Souza disse em 28/07/2010 | 09:37.

        Vamos fazer um comentário construtivo então.
        O carioca se orgulha em ser carioca. Ótimo, um ponto positivo, mas o carioca aceita corrupção, aceita favelização, aceita abuso de autoridade. Talvez achem que um bando de ong que atuam nas favelas resolverá o problema. Não resolve. o que resolve é mudança de hábito, é não aceitar governo que governa “sozinho”, é achar q representativismo é uma beleza e o único momento em que se pode exercer a cidadania é nas eleições. Está errado. Qualquer cidadão pode ir ao gabinete do seu deputado, de seu vereador, deu seu prefeito. Porém o povo não se organiza, acha q pra ser organizado tem q ter ensino superior. Se organizar, debater os problemas da sua comunidade e levar os problemas ao seus “representantes” e ainda mais importante, propor mudanças, na legislação, na lógica de operações, desde coleta de lixo, até policiais. O importante é ser organizado, algo q em outros países, como os EUA, ocorre e funciona. Zuamos os argentinos, mas pergunte a um argentino classe média baixa quantos livros ele lê por mês. É antes de tudo um problema cultural. “Ah mas como eu organizo a minha rua, a minha comunidade?” é fácil chamar seus amigos pra ir fumar maconha e falar mal de celebridades ou do gordinho da rua. Basta usar essa força de vontade para algo útil, o problema é ter medo de não ser mais “cool”.

        Responder

      • Daniel disse em 29/07/2010 | 08:22.

        Pois é.. Pena que alguns (armando) não entenderam meu comentário, mas ilustro:

        http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/jovem-e-vitima-de-bala-perdida-durante-assalto-em-sao-paulo.html

        E agora? Vão falar o que?

        Acham que eu comemoro? “Legal! Uma notícia ruim sobre SP”. Não. Eu penso: “Uma notícia ruim sobre o Brasil”.

        Como falei, antes de sermos cariocas, paulistas ou qualquer outra designação regional, somos brasileiros.

        O que disse o Vinícius, acho que começou bem mas terminou mal: O que ele falou no seu comentário é aplicado à QUALQUER CIDADÃO BRASILEIRO, não somente cariocas. Todos devem exercer seus direitos, se instruir, a falta de cultura é algo geral.

        Acho de uma ignorância sem tamanho esse regionalismo idiota. Da mesma forma como o acho as pessoas que criticam o Brasil enquanto ficam embasbacados com os EUA (cuja única diferença é que eles tem um nacionalismo aflorado e não deixam as suas podridões sairem das suas fronteiras. Seguem a máxima: roupa suja se lava em casa e meu pais sempre será melhor que o seu. Uma ova, quem estudou um pouco e viajou sabe que os EUA tem altos índices de violência, bairros dominados por traficantes, altos índices de homicídios e etc. Mas, ao contrário de nós, que adoramos lamber a sola alheia, eles se valorizam)

        Antes de criticarem uns estados aos outros, pense que o problema é do pais inteiro. Salvo se algum estado intentar um movimento separatista. rs. Carioca, Paulista não é nacionalidade. Violência, falta de instrução, falta de iniciativa, são problemas nacionais e, infelizmente, históricos. Haja vista que o Brasil foi o único que teve sua independência realizada de forma política, sem revoltas populares. Não há panelaços, caras pintadas foram instigados pela mídia… É duro mas os BRASILEIROS e não os cariocas são acomodados.

        Então, antes de tacar pedra na telha do vizinho, lembre-se que essa mesma pedra cairá sobre a SUA cabeça (numa manchete no dia seguinte, como a de cima) e, pense no que você pode fazer para construir, nem que seja com um comentário construtivo, ao invés de ficar repetindo feito um papagaio acéfalo: “Meu estado é melhor que o seu, lá lá lá lá lá, lá”

        Responder

      • Macaco Sério disse em 30/07/2010 | 12:05.

        Sério, vocês estão vendo suas palavras diante de um post num blog de humor?

        Pqp ein

        Responder

      • Luis disse em 05/08/2010 | 03:57.

        Claro que o Rio não é uma cidade como outras qualquer, O Rio de janeiro é o Cartão postal do nosso pais como dizem pela midia, O problema é que pintam o Rio de Janeiro como a Cidade Perfeita que não é, esta longe disso….

        Responder

    • Prosa disse em 05/08/2010 | 12:23.

      Macaco inteligente tb precisa de relax…
      Além do mais, nunca se sabe de onde nem quando aparecerá uma idéia, uma bunda ou uma indignação que nos fará QUERER abandonar momentaneamente o relax…
      Relax!…
      Todos estão certos dentro de sua visão de mundo. Devemos apenas saber de que tamanho queremos nosso mundo. E nossa visão…

      Responder

  • Loki disse em 28/07/2010 | 12:54.

    fotos tão impressionante quanto os fatos… um espetacular contraste de imagens demonstrando que o Rio é tanto o céu quanto o inferno na Terra.
    adorei a nona foto, demonstrando um choque cruel, e infelizmente real.

    Responder

    • xurupita disse em 28/07/2010 | 01:06.

      O rio como outros estados também tem suas tragédias. Adoro ser carioca, adoro as praias, noitadas, os ritmos, a paisagem… o rio é sim uma “cidade maravilhosa”, mas INFELIZMENTE também tem seu lado ruim como os outros estados também tem. Gostei das fotos, é bom p mostrar a realidade, esse lado ruim, pena que as pessoas que deveriam ver preferem não enchergar (falo dos maiorais)

      Responder

  • fabio disse em 28/07/2010 | 01:01.

    Cidade maravilhosa cheia de encantos mil…….por isso sou mais sampa!!!

    Responder

    • 20comer disse em 28/07/2010 | 01:08.

      [2] O rio como outros estados também tem suas tragédias. Adoro ser carioca, adoro as praias, noitadas, os ritmos, a paisagem… o rio é sim uma “cidade maravilhosa”, mas INFELIZMENTE também tem seu lado ruim como os outros estados também tem. Gostei das fotos, é bom p mostrar a realidade, esse lado ruim, pena que as pessoas que deveriam ver preferem não enchergar (falo dos maiorais) [2]

      Responder

    • Renata disse em 28/07/2010 | 02:19.

      O Rio nao e perfeito mas Sampa certamente nao e um mar de rosas…Por isso sou mais o Rio pq apesar de tudo ainda e maravilhosa…

      Responder

      • ah me desculpe mas.. disse em 28/07/2010 | 05:32.

        Maravilhosa só no nome mesmo… há qualidades? Há. Mas são todos esses defeitos (que ninguém mostra para os turistas, por exemplo), que faz do Rio um dos últimos locais que eu gostaria de conhecer; e São Paulo não fica muito atrás não…

        Responder

      • Roberta disse em 28/07/2010 | 05:58.

        Você com certeza não sabe do que está falando. Sp não é mar de rosas, mas não é a ZONA que o Rio é. O RJ existe pq SP financia a sua cidade.

        Responder

      • Aladin disse em 29/07/2010 | 09:52.

        ”Você com certeza não sabe do que está falando. Sp não é mar de rosas, mas não é a ZONA que o Rio é. O RJ existe pq SP financia a sua cidade.”

        jaeh champs, agora volta do trampo pra casa e pega pelo menos 100 km de engarrafamento [Y]

        Responder

    • Sangue Bão disse em 28/07/2010 | 04:15.

      Hahahaha! Só rindo mesmo. São Paulo é muito pior!

      Responder

      • Henriqur Gun disse em 28/07/2010 | 05:14.

        tá pau a pau

        Responder

      • Bruno FZ disse em 28/07/2010 | 05:30.

        Sao Paulo é pior nada!

        Responder

      • Red disse em 28/07/2010 | 06:14.

        Que discussao escrota. Não tem essa de São Paulo ser melhor, ou de o Rio ser melhor. São apenas duas grandes cidades, cada uma com suas qualidades e maravilhas e cada uma com seus grandes defeitos, da mesma forma que tantas outras cidades, seja do BR ou de outro país.
        E não da pra negar a importancia de São Paulo, que é sem duvida a maior cidade do Brasil e que movimenta maior parte da economia, da mesma forma que não da pra negar a importancia do Rio, sobretudo no que diz respeito ao turismo.

        Responder

    • Felipe disse em 30/07/2010 | 12:13.

      Bora botar esses paulistas orgulhosos numa “perua” e largá-los no Capão Redondo??

      Responder

  • Karina disse em 28/07/2010 | 01:08.

    Excelentes fotos!

    Responder

  • Perdido disse em 28/07/2010 | 01:09.

    Cotidiano da Cidade Maravilhosa

    Responder

  • Jumento na Primavera disse em 28/07/2010 | 01:12.

    LIXO de cidade.

    STALLONE REI!

    Responder

    • Leandro disse em 28/07/2010 | 02:03.

      Morra!

      Responder

    • Maria Olívia disse em 28/07/2010 | 02:45.

      sigo os comentários acima e rogo ao senhor… Por favor, morra

      Responder

      • Fábio disse em 29/07/2010 | 04:28.

        por favor, morra. ²

        Responder

    • David disse em 29/07/2010 | 11:39.

      bobagem isso. já fui ao Rio e não ganhei nenhum macaco! onde reclamo??

      Responder

  • Burunga disse em 28/07/2010 | 01:13.

    Rio, cidade-desespero A vida é boa mas só vive quem não tem medo Olho aberto
    malandragem não tem
    dó Rio de Janeiro, cidade hardcore. Arrastão na praia não tem problema algum
    Chacina de menores é
    aqui 021 Polícia, cocaína, Comando Vermelho Sarajevo é brincadeira, aqui é o
    Rio de Janeiro Rio de
    Janeiro, demorô, é agora Pra se virar tem que aprender na rua O que não se
    aprende na escola
    Segurança é subjetiva Melhor ficar com um olho no padre e outro na missa
    Situações acontecem sobre
    um calor inominável Beleza convive lado a lado com um dia-dia miserável
    Mesmo assim, não troco por
    lugar algum Já disse: este é o meu lar. Aqui, 021 “Cuidado pra não se
    queimar na praia do arrastão”
    É…Rio de Janeiro “Aqui fazem sua segurança assasinando menor” É…Rio de
    Janeiro “A cidade é
    maravilhosa mas se liga, mermão” É…Rio de Janeiro “Então fica de olho
    aberto malandragem não tem
    dó” É…Rio de Janeiro É muito fácil falar de coisas tão belas De frente pro
    mar mas de costas pra favela
    De lá de cima o que se vê é um enorme mar de sangue Chacinas brutais,
    porradas de gangue O Pão de
    Açúcar de lá o diabo amassou Esse é o Rio e se você não conhece, bacana,
    Tome cuidado, as
    aparências enganam Aqui a lei do silêncio fala mais alto Te calam por bem ou
    vai pro mato Mas de
    repente invadem a minha área, todos fardados Eu tô ficando loco, ou tem
    alguma coisa errada?
    Brincando com a vida do povo, então se liga na parada Porque hoje ninguém
    sabe, ninguém viu. Um dia
    alguns se cansam e “pow!”, guerra civil Porque como diz o ditado, quando 1
    não quer 2 não brigam Mas
    já que cê tá pedindo, segura a ira Porque a cabeça é fria, mas o sangue não
    é de barata Esse é o Rio,
    mermão, o veneno da lata. How how how faz o Papai Noel Pow pow pow e nego
    não vai pro céu Digo V
    de veneta, lírica bereta Black Alien e família, soem as trombetas Tomando de
    assalto a cidade que brilha
    Mãos ao alto, vamos dançar a quadrilha 288 é formação de quadrilha Nome:
    Gustavo Ribeiro, a
    descrição do elemento Primeiro é o olho vermelho, na mente, no momento Como
    diz o Bispo, eu sou
    artista, esse é meu lixo Acesso ao som restrito aos peritos O dialeto se
    dito é um perigo, amigo Para o
    consumo da alma sem abrigo O ritmo e a raiva, a raiva e o ritmo “Cuidado pra
    não se queimar na praia
    do arrastão” É…Rio de Janeiro “Aqui fazem sua segurança assasinando menor”
    É…Rio de Janeiro “A
    cidade é maravilhosa mas se liga, mermão” É…Rio de Janeiro “Então fica de
    olho aberto malandragem
    não tem dó” É…Rio de Janeiro

    021
    Planet Hemp
    Composição: Marcelod2

    Responder

    • Heitor Bergmann disse em 28/07/2010 | 04:37.

      podia ter dado uns enters melhores manolo, galerinha daria mais atenção.

      alias, VOCÊ podia ter feito isso, ao invés de simplesmentar tacar o ctrlC/ctrlV…

      só te salvo pq é planet

      Responder

  • TURISTA disse em 28/07/2010 | 01:16.

    Mesmo assim prefiro Rio a Sum Paulo…
    Não sei… é o clima, o ar, as pessoas.
    O ar de São Paulo FEDE A PEIXE PODRE !

    Responder

    • Turista II disse em 28/07/2010 | 06:25.

      Prefere cheirar defunto?

      Responder

      • Turista III disse em 29/07/2010 | 09:41.

        Toma!

        Deixando de lado as discussões estadistas, ótimas fotos! Incrível a sensibilidade deste fotógrafo que retrata a miséria e o sofrimento de modo a causar emoção.

        Mas eu queria ver tirarem fotos aqui do Nordeste, mais especificamente do sertão. Aí sim é desumanidade. Não apenas questão de política, mais de clima, de natureza. Chocante.

        Responder

      • TURISTA III disse em 29/07/2010 | 05:50.

        PREFIRO CHEIRAR O CU PODRE DA TUA MÃE, AQUELA PUTONA DA VILA MIMOSA !!!

        Responder

  • carlos disse em 28/07/2010 | 01:25.

    Rio…lixo!

    STALLONE REI! [2]

    Responder

    • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 04:32.

      SABE QUAL O PROBLEMA DE “TODO MUNDO” AQUI NO BRAZUQUIS, MAS O PROBLEMA MESMO, É QUE TODOS SÓ FALAM E NADA FAZEM, MANO, TODO MUNDO ACEITA A CORRUPÇÃO DOS POLÍTICOS, ACEITAM A MORTE DA CRINÇA CHEIRANDO COLA E “COMENDO DE COLHERZINHA” O CRACK AQUI DO LADINHO NA SÉ, ACEITAM A VENDA DA CRIANÇA LÁ NO PARÁ E POR AÍ VAI… MANO, A GALERA BRASILEIRA “É TUDO” EGOÍSTA, INDIVIDUALISTAS, SÓ PENSAM NAS SUAS CUEQUINHAS E MEINHAS. AS PESSOAS FALAM QUE ESTÃO DE MÃOS ATADAS E BLA BLA BLA, MAS O QUE NA VERDADE EU ACHO QUE TÃO MERMO É PREOCUPADOS COM SEUS CÚS… NA REAL,NÃO SOU DON@ DA VERDADE, NÃO MEMO, MAS MANO, SE OS BRAZUQUIS NÃO SE UNIR E COMBATER DE FRENTE TODA ESSA MERDA QUE ROLA AQUI, VAI SER ISSO E OUVIREMOS O QUE O STALONE DISSE A VIDA TODA!!! #INDIGNAÇÃO

      Responder

      • Ae Mano disse em 28/07/2010 | 08:09.

        To nem ai pro Brasil…

        Responder

  • Cabral disse em 28/07/2010 | 01:31.

    Esse fotográfo TEM que que figurar entre os maiores do mundo! Cada foto resume um milhão de palavras.Confesso que fiquei emocionado e comovido.

    Responder

    • melinda disse em 29/07/2010 | 08:47.

      Até que enfim achei o comentário,que tem tudo a ver,as fotos sao realmente muito boas.

      a cidade é linda,como em todo Brasil tem gente boa e gente nao tao boa. mas o fotografo ta de parabens.

      Responder

  • Guga Novaes disse em 28/07/2010 | 01:36.

    Eu conheço o Urbano, ele foi namorado de uma amiga minha. Já conhecia suas fotos e me surpreendi de vê-las aqui.

    Parabéns, novamente, a ele.

    Responder

  • Henrique disse em 28/07/2010 | 01:39.

    Sem dúvidas a melhor galeria já publicada. Parabéns.

    Responder

  • Luiz disse em 28/07/2010 | 01:39.

    Excelente material !
    Parabéns ao Urbano pelo trabalho ! ( As fotos 9, 10, 18 e 26 são espetaculares, que visão!)
    Parabéns Flávio pela postagem, como já disse aqui outra vez, o blog tem sim espaço pra um pouco de realidade, sem comprometer o humor e ironia de sempre. Já critiquei muito, mas agora quero me redimir, o Chongas tem melhorado muito em todos os sentidos nos últimos 2 ou 3 meses.
    Parabéns! Tamo junto !

    Responder

  • Victor disse em 28/07/2010 | 01:39.

    Onde que é aquela foto 16?

    Responder

    • Branco disse em 28/07/2010 | 02:15.

      Elevado do Joá, liga São Conrrado a Barra.

      Responder

  • CaroL disse em 28/07/2010 | 01:47.

    Cidade Maravilhosa sim! amo ser carioca *-*
    toda grande cidade tem seus pontos fracos. QUALQUER grande cidade tem defeitos. se fizessem uma galeria desse mesmo tipo, até em outro país, iríamos perceber problemas do mesmo jeito. talvez não os mesmos exataos problemas, mas sempre terá defeitos. só olhar São Paulo, NY, Londres, Paris, Berlim, Tóquio.. enfim. é impossível não achar defeitos em grandes metrópoles.

    eu moro no Rio e tem situações nessas fotos aí que nunca vi na vida real, tem que estar na hora “certa” no lugar “certo” pra presenciar certos fatos.
    claro que eu iria preferir viver numa cidade completamente pacífica, obviamente não estou defendendo a violência, mas como disse, cada cidade tem seu defeito. e mesmo assim amo o Rio. a mídia sempre aumenta e sempre aumentará a polêmica da notícia, sempre com deturpações, aquele sensacionalismo..principalmente se for jornal da Globo kkk emissora lixo. não importa a cidade, ela quer manipular.

    é muito fácil selecionar praticamente só fotos que levem a uma interpretação negativa e concluir dizendo que o Rio é uma cidade violenta, mas isso é algo digno de uma pessoa ignorante comentar, sabe apenas o superficial.
    e ironicamente nem é o Rio, ou SP mais violento do Brasil, as cidades consideradas mais perigosas tão lá no nordeste.. mas ninguém faz questão de vê-las ou critica-las, é mais fácil se concentrar nas cidades que têm mais atenção do que prestar ajuda a cidades que realmente precisam de uma mudança mais rápido.
    as pessoas sentem prazer em falar mal de outro estado, como se fosse melhorar o seu! triste.
    nenhum estado é completamente melhor que o outro, isso nunca vai existir. cada um tem seu valor e sua contribuição para o nosso país.(:

    Responder

    • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 05:20.

      Viva!

      Responder

    • Ae Mano disse em 28/07/2010 | 08:11.

      Nem li…

      Responder

    • Ae Mano disse em 28/07/2010 | 08:14.

      So li “Cidade Maravilhosa Sim!”
      coitada…por acaso vc eh mosca pra vive nessa bosta? huasahuashua

      Responder

    • Ah vah! disse em 29/07/2010 | 01:45.

      1º) Recife (9)
      2º) Vitória (13)
      3º) Maceió (22)
      4º) Porto Velho (48)
      5º) Belo Horizonte (99)
      6º) Rio de Janeiro (205)
      7º) Curitiba (206)
      8º) Aracaju (212)
      9º) Porto Alegre (281)
      10º)Belém (323)

      Não tem o que duvidar, sem nenhum tipo de teoria da conspiração e etc, o Rio é SIM uma cidade violenta e essas cenas estão SIM presentes na realidade de todos os cariocas…você provavelmente mora na Zona Sul pra falar tal tipo de coisa.Não mora na Rocinha, no Alemão ou no Canta Galo…nesses lugares, moram quase 500.000 pessoas!Logo, com certeza isso faz parte da maioria da população do Rio.Falam da poluição de SP, falam que SP é tão violenta quanto o Rio.Pura falácea, a taxa de homicidio no Rio é de 49 mortes a cada 100 mil habitantes, já SP é de 28…quase a metade do RJ.Na “Cidade Maravilhosa” a desigualdade é muito maior.Devido ao fato das favelas seram tão próximas aos bairros elitizados…chegamos a concçusão então, que infelizmente, uma coisa que nenhum carioca pode negar é que essas fotos fazem parte da realidade da cidade.

      Responder

      • JP disse em 29/07/2010 | 03:29.

        ohhhh … otimos numeros de São Paulo… fala serio esse tipo de desigualdade e criminalidade ta no país inteiro nem rola ficar nesse bairrismo…

        Responder

    • Amanda disse em 05/08/2010 | 03:10.

      “eu moro no Rio e tem situações nessas fotos aí que nunca vi na vida real”
      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
      tem certeza que mora no rio?

      Responder

    • rAFAEL disse em 10/08/2010 | 12:16.

      O problema não é que existam problemas, mas sim problemas que possam afetar nossa integridade fisica. A chance de você morrer nessas outras capitais citadas é menor que morrer no Rio ou em Sampa… Você provavelmente é classe média-alta no minimo, eu moro em curitiba e tenho medo de voltar pra casa se está de noite, andando um percurso de uns 2 kilometros… isso é o preocupante, e tambem nos tira parte da liberdade que temos.

      Mas o que o pessoal não quer ver geralmente não vê mesmo, Rio é comandado por milicia e traficante, e continua cidade maravilhosa?, Curitiba tem uma das taxas mais altas de homicídios por semana das capitais…e ainda se considera uma cidade desenvolvida :|

      eu já moei em muitas partes do brasil, e ainda ficava mais tranqüilo andando em porto velho [RO] que em curitiba, mesmo com porto velho em 4ª, são numeros, apesar de não ir lá faz uns 3 anos, e que tenha se desemvolvido horrores com as novas hidroelétricas, as mortes se dão mais em bairros realmente afastados, as vezes por discuções e tals, mesmo quando morei lá , era uma cidade muito mais capial e com muita coisa vinda de explorador que foi prá lá abriri mato, que mata cobra no jantar [xD] é impossivel comparar Rio e dizer que é menos violento que uma coisa dessas…

      o mesmo acontece principalmente no interior do nordeste, quem já foi pra interiror do maranhão sabe como é ter nojo das pessoas que andam por lá, ter vilas inteiras à pau-a-pique e urubu sobrevoando a vila o dia inteiro, é outro mundo….

      Responder

  • CaroL disse em 28/07/2010 | 01:47.

    socorro escrevi muito T.T

    Responder

    • chicao disse em 28/07/2010 | 02:11.

      Triste realidade de todo um país!

      Responder

    • Eu disse em 28/07/2010 | 02:35.

      coitada…fica na sua felicidade nessa M*** de rio…. OOO LUGAZRZINHO FU*********

      Responder

    • papa disse em 29/07/2010 | 09:48.

      Acho perda de tempo defender o Rio, as novelas daquele autor de Páginas da vida, sei-la-o-que da vida já fazem isso.

      Triste é ver que as fotos não te tocaram nem um pouco.

      Responder

  • sei disse em 28/07/2010 | 01:48.

    stallone king

    Responder

  • Gabras disse em 28/07/2010 | 01:51.

    POOOOOOOOOOOOOOOOOOTA QUE PARIU

    O cara é muito bom, parabens!

    Responder

  • Carla disse em 28/07/2010 | 01:55.

    Parabéns!
    Infelizmente a triste realidade carioca gerou ótimas fotos!

    Responder

  • Be disse em 28/07/2010 | 01:56.

    É…essa é a nossa cidade maravilhosa neh…deu p ver msm… “/

    Responder

  • Gabriella disse em 28/07/2010 | 02:06.

    Nunca comentei aqui no blog, mas a galeria de hoje me obriga a fazer isso.
    Essas fotos são perfeitas, é o retrato de um cotidiano pouco mostrado.
    Parabéns ao seu amigo Urbano Erbiste!!!!!

    Responder

  • Jota Jota disse em 28/07/2010 | 02:12.

    Welcome to Brazil* Penso que ninguem está em condições de dizer que uma cidade é melhor que outra de modo que elas fazem parte da mesma República.
    Próximo!

    Responder

  • Jessica disse em 28/07/2010 | 02:15.

    NUssss, excelente galeria!!!
    Muito boa mesmo!

    Parabéns pela escolha

    Responder

  • Mariana disse em 28/07/2010 | 02:16.

    Incrivel as fotos.
    Pena que há tantas cenas de violência.
    Nessas horas que nos perguntamos Que País é este?

    Responder

    • Brasil disse em 28/07/2010 | 02:35.

      Prazer, Brasil!

      Responder

      • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 05:12.

        E olha ali as árvores.

        Responder

  • Rita disse em 28/07/2010 | 02:20.

    Flávio, uma sugestão. Não dá pra colocar as fotos numeradas? É que as vezes queremos comentar uma determinada foto e temos que voltar pra contar. Fica minha sugestão. Parabéns pelo ótimo post.
    Bjs

    Responder

    • Jeff disse em 28/07/2010 | 03:42.

      A melhor sugestão de todos os tempos para as fotos!

      Responder

      • andre disse em 28/07/2010 | 03:59.

        acho que isso já foi pedido umas 314982058120 vezes, mas ele nunca numera as fotos….

        Responder

      • Bruno FZ disse em 28/07/2010 | 05:32.

        É que tem que pedir com jeitinho aehueahuah

        Responder

      • miriam disse em 29/07/2010 | 05:00.

        flavio pelamordedeus, jah passou da hora d numerar essas fotos. pleeeeeeeeease! pretty please with a little sugar on it!

        Responder

  • Davi Fernandes disse em 28/07/2010 | 02:22.

    Muitas veses eu visito o blog e olho suas galerias de fotos.
    Normalmente eles são bouas. Tiveram algumas que me chamaram atenção, mas nunca ao ponto de me fazer parar para comentar. Esta, diferentemente das outras chamou muito minha atenção. Por isso estou aqui comentando, para lhe parabenizar. A MELHOR GALERIA QUE VOCÊ JA FEZ! PARABÉNS.
    (aquela foto onde aparece em segundo plano uma mulher saindo de uma casa onde tem um corpo coberto por um lensol. o sangue escorre pelas escadas, e em primeiro plano temos a ponta de um fuzil. GENIAL REALMENTE GENIAL!)

    Responder

  • wadner disse em 28/07/2010 | 02:30.

    Nunca vi graça no RJ e depois dessas fotos eu acho é graça dos cariocas que acham a cidade uma maravilha.

    RJ fedi.

    Responder

    • Rita disse em 28/07/2010 | 02:42.

      Sua cabeça “fedi”. Mas só por fora, por dentro é vazia.

      Responder

  • m vinicius disse em 28/07/2010 | 02:31.

    RIO CIDADE DESESPERO… ja postaram…

    Responder

  • J. disse em 28/07/2010 | 02:31.

    Acompanho os posts há algum tempo, mas dessa vez eu tinha que comentar. Fotos MARAVILHOSAS! Postem mais, e mais vezes.

    Responder

  • Felipe Sylar disse em 28/07/2010 | 02:35.

    De longe a melhor galeria ja postada aqui no Chongas. Genial.

    Responder

  • Bruno Pereira disse em 28/07/2010 | 02:39.

    Fotos mt boas, porém acho que por questão de respeito, deveria ter desfocado o rosto das pessoas mortas, principalmente pq tem criança… Sei la, questao de respeito aos familiares e conhecidos… Parabéns ao fotógrafo, galeria mt boa!

    Responder

    • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 05:14.

      nã nã ni nã não tudo na real “Brasil, mostra tua cara/Quero ver quem paga pra a gente ficar assim…”

      Responder

  • Luiz M disse em 28/07/2010 | 02:41.

    O Rio real,
    e nem tão maravilhoso assim….

    Responder

  • Marcelo disse em 28/07/2010 | 03:05.

    O rio de janeiro continua lindo ( piada neh)… ô cidadezinha

    Responder

  • Valdo disse em 28/07/2010 | 03:14.

    Esse malandro tem talento, esta galeria de fotos ficou bem bacana, mas as fotos com ele aparecendo !?
    O que é que é isso companheiro ?
    Também tenho chance…
    Vou mandar as minhas do Maraca…rs,rs,rs.

    Responder

  • Valdo disse em 28/07/2010 | 03:15.

    Aliás vcs lembram do concurso de fotos de celular com o tema do RJ ?
    Tenho foto nas finais , rs,rs,rs.

    Responder

  • Tassio disse em 28/07/2010 | 03:32.

    A unica diferença entre o Rio e SP é que tiram fotos do Rio. É Brasil, existe muito mais do que se mostra.

    Responder

  • Wagner disse em 28/07/2010 | 03:40.

    dez Estados brasileiros mais violentos
    Alagoas 59,6*
    Espirito Santo 53,6
    Pernambuco 53,1
    Rio de Janeiro 40,1
    Distrito Federal 33,5
    Mato Grosso 30,7
    Pará 30,4
    Mato Grosso do Sul 30
    Paraná 29,6
    Roraima 27,9

    Responder

    • Bruno FZ disse em 28/07/2010 | 05:33.

      Pode ser em número de pessoas, mas os do Rio são armados aheauhauh

      Responder

      • Tati disse em 28/07/2010 | 07:51.

        Hein?????? O que vc quis dizer???

        Responder

  • Adriano disse em 28/07/2010 | 03:42.

    As fotos são ótimas, uma realidade terrivel mas bem retratada, acho que deveria haver um sessão com fotos deste tipo não so do rio mas de outras cidades brasileiras.

    Responder

  • Andre Luis disse em 28/07/2010 | 03:58.

    Rio 40º graus, cidade maravilha da beleza e do caos.
    Essas fotos resumem bem nossa violenta, mas amada, cidade.

    Responder

  • Tirza disse em 28/07/2010 | 04:04.

    fantastica galeria, parabens, acesso seu blog td dia e sempre tem algo q me faz rir, pensar ou provar o q eu jah pensava como no caso do q vc escreveu sobre a realizacao da copa comparando com o q aconteceu qdo da ocasiao do pan…
    parabens pelo seu trabalho nesse blog e parabens ao fotografo!!!

    Responder

  • Jordana disse em 28/07/2010 | 04:30.

    achei interessante o contraste entre o sagrado, na penúltima foto, e o profano, na última.
    ótimas fotos.

    Responder

    • Jucemar Coelho disse em 28/07/2010 | 05:02.

      Nas estatísticas não estão incluídas as pessoas que morreram dias depois de serem baleadas…

      No entanto a pesquisa é uma farsa!

      90 % das estatísticas são falhas.

      Sobre a política.

      Só existem dois tipos de políticos: os que roubam e os que ainda não foram descobertos.

      Responder

      • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 05:16.

        Prove!

        Responder

  • César disse em 28/07/2010 | 04:54.

    Sou pobre, moro no morro em algum lugar de porto alegre, e estou chocado com essas fotos do Rio de Janeiro, é claro, isso existe em todo o brasil, mas antes de criticar, estamos vendo que o Rio está cada vez pior, e precisa urgentemente mudar. E isso começa com o próprio carioca.

    Responder

  • Fuentes disse em 28/07/2010 | 05:01.

    Urbano, quanta sensibilidade! Você tem um arsenal que faz pensar, causa perplexidade e até mesmo rir. Amei os contrastes da RJ miséria com o RJ turismo. Amei o realismo das peças que mostram a pseudo naturalidade de um povo que vê seu próximo sendo exterminado… Tocante!

    Responder

  • carlos augusto disse em 28/07/2010 | 05:03.

    Pra dizer a verdade eu só vejo o Rio de Janeiro desse jeito ae…
    Hoje em dia está raro é ver coisa bonita por la…

    Responder

  • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 05:19.

    Tá, Teresópolis é bonita, nasci lá.

    Responder

  • Lilian disse em 28/07/2010 | 05:34.

    Parabéns pela fotos, e pela coragem de te-las tirado. ë lamentável que essa seja a realidade do nosso pais. As fotos sao de cortar o coraçao, vontade de chorar mesmo, do fundo da alma.

    Responder

  • Jorge disse em 28/07/2010 | 05:42.

    Tenso!

    muito bom post…

    Responder

  • Josefina disse em 28/07/2010 | 05:55.

    Não adianta ficar chocados e depois comprar o pó ou um a ervinha.
    Crimes só ganham espaço e investigação ( com direito a simulação de atropelado, quando o caso), quando ocorrem com alguém de “importância”. No mesmo dia e hora que o filho da Ciça Guimarães foi atropelado, outros garotos de 18 anos perderam suas vidas (na baixada, no subúrbio…) e ninguém se importa. Não vão lá refazer a cena do crime.
    Esse país é uma vergonha!!

    Responder

  • bIA—A LOKA disse em 28/07/2010 | 06:00.

    1. O Flavio Lamenza tem sempre razão
    2. Os campos marcados com * são obrigatórios
    3. Em caso de dúvida, ler a regra no 1

    Responder

  • urbano disse em 28/07/2010 | 06:00.

    Salve galera, obrigado pelos comentários e brigadão Flavinho pelo Post
    Infelizmente o Rio de Janeiro é uma cidade que assusta ,sangra, doi e machuca, mas ainda assim anima , emociona , excita e impulsiona ,
    como toda grande metrópole passamos sem observar determinadas coisas, e está e minha função, trazer olhos a essa sociedade capitalista que não para, nem percebe uma primavera, não vê uma flor , não vê nada.

    Saúde, sucesso e ternura !!!
    em breve mais fotos

    se o Flavio deixar .

    abraços

    Responder

    • Jairão disse em 28/07/2010 | 06:40.

      Parabéns Urbano, por todas as fotos. E também pela décima, que nos traz um certo alívio. Tem que ser muito competente para captar um momento como aquele…

      Responder

  • luisa disse em 28/07/2010 | 06:11.

    agora já vi de tudo nessa vida! impressionante ! parabéns

    Responder

  • Fábio Zilotti disse em 28/07/2010 | 06:21.

    Moro no Interior de São Paulo. Não faço a mínima idéia do que é morar perto de um lugar assim.
    Se voce observar as fotos vai ver um filme do que é a realidade. Não é São Paulo ou Rio ou o diabo a quatro, o
    “problema” é que o ser humano tem essa falha de corromper tudo. EUA também tem favela, na Europa também existe crime, e aqui o povinho acha que o Brasil é o centro de tudo, PAREM DE CRITICAR O PAÍS E VÃO VOTAR CERTO ANTES DE OLHAR PRA BUNDA DE TODO MUNDO E VER QUE SÓ A SUA ESTÁ CAGADA.

    Responder

  • Alexandre disse em 28/07/2010 | 06:30.

    quase ninguém vê? essa porra toda é a essência do Rio, meu caro!! tá na cara de todo mundo

    Responder

  • Dadardo disse em 28/07/2010 | 06:36.

    Com todo respeito, vai tomar no C* , as fotos são fodasticas.

    Responder

  • Jairão disse em 28/07/2010 | 06:37.

    As fotos são excelentes, mas ficaria melhor se a décima ficasse no final da galeria. Fecharia com chave de ouro o retrato de uma viatura policial ao lado de duas pombas. Uma delas branca, símbolo da paz.
    Só acho que quem pede aos outros que morram, por gostar de bundas, mesmo nestes momentos é porque devem ter sido contaminados pela visão da violência…

    Responder

  • Enoix disse em 28/07/2010 | 06:38.

    Ótimas fotos. É perigosa, foda-se, vocês não fazem falta aqui. Já tem gente suficiente.

    Responder

  • Brasileiros de M*** disse em 28/07/2010 | 06:40.

    Acho ridícula essa disputinha medíocre de pessoas fora do Rio dizendo “O Rio fede!” “Nunca acreditei!” “Sampa é melhor!”, ah, vai te catar viu! O Rio É PODRE sim, mas igualmente a VÁRIAS outras cidades do país! O Brasil tá agonizando por pessoas como vcs! Se soltassem o Urbano em SP, BH, POA, que seja, iam ser fotos chocantes do mesmo jeito!

    Aí quando um comitê internacional escolhe esse monte de estrume aqui, com esperança e FÉ, de que tudo vai dar certo vem um e diz “Duvido que vá pra frente, tinha que ser em Sampa!”. MORRA! Tínhamos é que torcer pra que tudo dê certo e mostrar pro mundo que a merda tá sendo limpa aqui! Que eles podem e devem acreditar nos tupiniquins!

    E nem me vem falar de Stallone! Ele tá certo? Tá. Certíssimo. Brasileiro trata gringo como Deus e olha pro nordeste com nojo. Brasileiro deixa uns yankees virem, tocarem o terror, e ainda dizem obrigado. Mas vir aqui, dizer na nossa cara e sair é o fim. Isso é problema interno, cabe a agente falar, não eles. Ninguém vai na áfrica e diz que eles estão boiando em AIDS e miséria e sai de lá rindo. Pq eles são pobres coitados. Nós somos macacos burros.

    Em vez de olharem pro umbigo sujo distrital olhem pro umbigo sujo nacional. Ajuda mais!

    Responder

    • Luiz disse em 28/07/2010 | 07:50.

      O chongas tem público diversificado, assim tem comentários diversos, mas fica claro quais são escritos por pré-adolescentes ou adolescentes. Então dá uma filtrada e deixa a molecada se divertir.

      Responder

  • Loki disse em 28/07/2010 | 06:47.

    Concordo com a Bia em partes… mas não só os brasileiros, mas toda a humanidade é egoísta a ponto de ver outros mortos, e rirem. o mundo INTEIRO é uma Guerra, vivemos emum sistema economico em q ter mais dinheiro é o q importa, oq te garante o direito de se alimentar… e com bombardeadas de propagandas te mostrando q vc tem de ter o novissimo ADIDAS no pé, ao invés de ajudar os outros… e o pior é q ainda existe um meio de mascarar toda a realidade(a Televisão) e ficamos cada vez mais cegos… muita gente pode até falar q os jornais só mostram violencia, e caos… mas esses telejornais somente nos mostram casos isolados, e as vezes até modificam a propria por pura audiencia. a verdade é q o caos e a desordem estão e vão estar em toda a parte(até em nossas casas) pro resto da eternidade se o mundo continuar assim, e não adianda ficar discutindo q são paulo ou rio são mais violentos… o importante a discutir é como resolver esse problema e colocar esse plano em prática, devemos mexer nossas bundas e ir cobrar nossos “direitos de cidadão” (pq afinal, os engravatados só estão lá por nossa causa, e quem tem o real poder somos nós), pois só assim , talvez, o mundo mude.

    Responder

  • Bianca Melo disse em 28/07/2010 | 07:33.

    Boa noite pessoal!!!!

    As fotos são um espetáculo!!!! Mas, esuqecemos um pouco de qual o estado é o melhor, pois moro num estado que vcs nem conhecem, chamam do meu estado de quintal da Bahia….. Agradeço por ter nascido neste estado, é um estado acolhedor e respeita muito os visitantes e tem mais colabora muito com a policia….. aqui o indice de homicidio é um quanto pequeno, mas sufuciente para ser comparado aos grandes estados como o Rio, São Paulo, dentre outros. A nossa saida é tentar entender o máximo das inclusões sociais e etc… Bom, não quero muito agressiva quanto as minhas palavras ditas. Mas em vez de ficarmos nos degladiando no BLOG… poderiamos tentar amenizar ou ate mesmo solucionar pequenos problemas em casa, pq isso é acarretado para depois de cada porta de cada casa….. Um simples bom dia, ou ate mesmo um desculpa resolveria uma boa parte destes problemas encontrados na sociedade. Voltando a minha cidade..ela se chama Sergipe estado de Aracaju…. cidade MARAVILHOSA… não temos o grande cristo redentor, mas temos um cristo na cidade historica de São Cristovao e lah sim tem um cristo redentor…… e tem mais minha cidade tentar criar meios sociais que envolvam várias etnias tanto na musica, como em outras partes artisticas. Bem, desculpe por tudo que foi dito… acho que o motivo de dizer isso, foi por ver estas fotos e cometários sem nenhum raciocinio logico. Um grande Abraço a todos que visitam o chongas e ao Flavio por captar ideias inovadoras para um blog tao requisitado como esse… isso não é um capacho, e sim um grande agradecimento. Valeu a todos!!!!!!

    Responder

  • Joao disse em 28/07/2010 | 07:40.

    foda

    Responder

  • fabio disse em 28/07/2010 | 07:43.

    é isto mesmo, já fui assaltados nas duas vezes que estive lá , 90% desta violencia que existe é culpa do tráfico de drogas , estas que entram ilegalmente em nosso país debaixo do nariz das autoridades que ao inves de cuidar melhor de nossas fronteiras e limpar o país desta desgraça toda estão mandando nosso exército para o Haiti , é uma brincadeiraq isto vão se ferrar todos !

    Responder

  • Rafa disse em 28/07/2010 | 07:44.

    nao sou rio, nao sou sp
    sou brasileiro

    Responder

  • André Matias disse em 28/07/2010 | 07:45.

    No apartamentinho de vocês da Zona Sul não dá para ver a realidade.

    Responder

  • bruno polengo disse em 28/07/2010 | 07:57.

    um dos fotógrafos mais psicos que já vi! parabens urbano!

    Responder

  • Ana disse em 28/07/2010 | 08:04.

    Francamente?
    Achei as fotos muito boas, mas não as melhores da história do chongas. Dizer isto seria hipocrisia de minha parte.
    Infelizmente tenho que admitir que não tenho feito grandes coisas pra mudar a relidade retratada nestas fotos e intitular esta galeria como a melhor de todas seria apenas uma tentiva de aplacar o peso na minha conciência. O que por si só é mais um gesto egoísta…

    =/

    Responder

  • @mauri disse em 28/07/2010 | 08:20.

    Parabéns oo Chongas, oo Urbano e a todos que postam aqui escrevendo com admiração, raiva, despeito ou indiferença.
    Ao Urbano, como fotógrafo mais que amador que sou, respeito a capacidade de sintetizar esse caos e beleza presente em quase todas as fotos. Imagens dignas de premios e de uma boa reflexão a frente de cada uma delas.
    E pro Chongas, mais uma vez, parabéns.

    Responder

  • @JonFonseca disse em 28/07/2010 | 08:20.

    São fotos que realmente não trazem orgulho de ser brasileiro, qualé, salto de acrílico? (última foto)

    Responder

  • Frederico Evandro disse em 28/07/2010 | 08:50.

    chocante!!

    Responder

  • nunes disse em 28/07/2010 | 08:56.

    realmente, um dos melhores posts já publicados.
    misto de belezas naturais, belezas, violencia… que ja faz parte da rotina.
    apesar de tudo que foi mostrado… a gente vê que continua realmente maravilhosa.

    ps.: adoro laje.

    Responder

  • zedobode disse em 28/07/2010 | 09:03.

    O Flavio é foda msm. Chongas o melhor blog. Todo dia dou uma passadinha aqui e sempre algo de interessante pra ver. Acessei pela primeira vez pelo site da MTV, depois ele que saiu, nunca mais voltei lá.

    Responder

    • nunes disse em 31/07/2010 | 11:01.

      é isso ai zedobode, tb acessei pelo site da mtv. tanto é, q fiquei sabendo do chongas por propaganda.
      desde que saiu, tb nunca mais passei por lá.

      Responder

  • Moreno Lennertz disse em 28/07/2010 | 09:04.

    Fotos do caralho.
    Pau no cu de quem comenta mais de 2 linhas.

    Responder

    • zedobode disse em 28/07/2010 | 09:08.

      2 linhas e 3 palavras pode, ne???

      Responder

  • zedobode disse em 28/07/2010 | 09:06.

    corrigindo.

    “TEM algo de…” “depois QUE ELE saiu…”

    Responder

  • Butterfly disse em 28/07/2010 | 09:39.

    Nossa, o cara é praticamente o “Chuck Norris” da fotografia. Pulitzer(?)

    Responder

  • Maria Machado disse em 28/07/2010 | 09:54.

    Recebi do meu filho a indicação de suas fotos Urbano, como amadora fotógrafa mas conhecedora da 8ª Arte, fiquei admirada não só pelas excelentes imagens capturadas mas com sua ousadia em presenciar cenas de um cotiano assustador para nós do cerrado mineiro. Conheço bem a cidade maravilhosa nos seus encantos e conflitos, desde Manguinhos onde fiz parte do meu doutorado até o suburbio de Padre Miguel, sou Mocidade. Morei 20 anos em SPaulo e fiquei pasma com os comentários primários, bairristas e ultrapassados! Você que tem uma trajetória fotojornalistica a respeitar e deve relevar esta prepotência dos que estão submetidos à “ditadura dos ofendidos”.

    Responder

  • Andre P disse em 28/07/2010 | 10:04.

    Matam muita gente no Rio, destroem muitas propriedades, e só o Sylvester Stallone ganha macaquinho, isso é injusto!!

    Responder

  • felipe disse em 28/07/2010 | 10:37.

    Sabe o que é foda? É que gente morta estentida no chão nesses lugares é comum, pessoal nem se espanta, passa e nem olha porque ja ta acostumado, triste mesmo, e depois falam de guerra do iraque, de que morreu tantos militares dos eua (e falam ”vc viu que triste que explodiu uma bomba e matou gente la?) sendo que no brasil e principalmente no rj tem guerras rolando na favela todo dia a muito tempo =(.

    ps: Por isso sou a favor de bota o exército na favela, só a polícia não da mais conta.

    Responder

  • Hellen disse em 28/07/2010 | 10:59.

    Chocante…

    Responder

  • Leandro de Itaquera disse em 28/07/2010 | 11:08.

    Por favor, morra… -_- [9]
    Lá no começo dos comentarios…

    Responder

  • Cássio Souza disse em 28/07/2010 | 11:34.

    Fotos tocantes!

    Responder

  • Gueguéu disse em 28/07/2010 | 11:41.

    Grandes Capitais = Grandes Problemas FATO#!!
    Realistas as fotos… só os fatos q não são mais novidade pra ngm.. qm mora numa cidade violenta vê isso ao vivo e em cores.. mudar, mudar é preciso. Mas qndo se tem pão e circo.. esqce-se certos valores, certos brios.. e continua a mesma.
    Gostei do fotografo, muito bom mesmo..
    Qrendo ou não é um trabalho marcante e bom!
    RJ é lindo sim, pra trabalhar, estudar, as oportunidades são bem maiores.. me emociono qndo vejo ela a noite.. mas jamais moraria em nenhuma grande capital..
    É isso, continuem discutindo.. pelo menos os olhos de algumas pessoas estão enxergando alguma coisa! Mas mudar, mudar é preciso..

    Responder

  • Gueguéu disse em 28/07/2010 | 11:42.

    A música é phodástica! =/
    Planet Hemp..

    Responder

  • Anne disse em 29/07/2010 | 12:25.

    Íncrível o trabalho do Urbano! Ótimas fotos…
    Sinceramente fico orgulhosa de entrar aqui no blog e ver um post como esse… Orgulhosa de saber que existem pessoas que tem uma visão como Urbano por fazer as fotos, e outras tão inteligentes como Flavio por dividí-las conosco!
    Cada um devia saber que grandes ou pequenos textos aqui não farão muita diferença… As pessoas com mente fechada e esse pensamento pequeno raramente mudarão de opinião. Estes, deveriam repensar seus discursos e perceber que a competição que tentam gerar não os levará a nada… Mais que maravilhosa ou violenta, o Rio de Janeiro como qualquer outra cidade faz parte de nosso Brasil. Mortes, assaltos, invasões ou o que quer que seja… Infelizmente faz parte do cotidiano de todo o país. Deixemos de ser hipócritas, defendendo um ou outro! A verdade é que é muito fácil apontar o erro, e muito difícil construir solução.
    Obrigada por todo carinho e atenção dispensados a nós Flavio. Parabéns!

    Responder

  • Mario Felix disse em 29/07/2010 | 12:28.

    mais fotos do urbano aqui

    http://www.urbanoerbiste.blogspot.com

    parabéns ao Flavio pelo blog, primeira vez que comento e farei deste parte de minha leitura diária.
    parabéns ao Urbano também, moro em Friburgo, mas conheço muito bem o rio, e concordo com o comentário do próprio Urbano, que não percebemos nem a primavera, não vemos a flor ou nada,a um mix de informações em determinadas fotos que remetem o principio da genialidade, a foto 9 é sem dúvida uma das melhores fotos que já vi na minha vida, ali é possível observar 3 fotografias em uma só, da metade pra cima, da metade pra baixo, e a somas das duas um belissíma e angustiante foto do cotidiano carioca. Pra mim a foto 9 é sem dúvida a melhor , e pra vocês?

    Responder

  • Drew disse em 29/07/2010 | 01:06.

    É…é isso!

    Responder

  • Nilo Erbiste disse em 29/07/2010 | 01:23.

    claro que eu só to comentando pq o Urbano é meu primo… uhauhahuauha mais um poquinho e tá famoso hien?

    Responder

  • Mariana Carvalho disse em 29/07/2010 | 01:33.

    Achei sensacional as fotografias… As oportunidades aproveitadas… Quanto à cidadã acima reclamando, falando mal, deveria de aprender a escrever seu próprio idioma primeiro antes de sair falando mal e porcamente do trabalho dos outros…

    Responder

  • Camila disse em 29/07/2010 | 01:44.

    Maioria esmagadora desses comentários ( a exceção daqueles de quem fez a tese ) são infundados, grosseiros e tão repugnantes quanto algumas das situações que as fotos denunciam ( aliás, a técnica é excelente, parabéns ao Urbano ) . Enfim, uma coisa é certa, o problema é ético, e começa dentro de casa… não se educa pessoas sem alicerce de respeito ao próximo, boa parte não sabe o quê é isso pois a discussão foi distorcida entre Rio e SP… é preciso FOCO, pessoas… e esse comentários adolescentes e sem substância deveriam ser realmente ignorados. SE ATÉ Paris tem favela ( pois ninguém com dinheiro quer conhecer Clichy ) por quê o Rio é tão condenável? O ERRO É GERAL. Importante é: parar de ser hipócrita e ficar fumando erva misturada com cocô de cavalo ou ficar cheirando coca… é parar de votar em quem dá restaurante a R$ 1,00… malhar por malhar é muito fácil, trabalhar que é bom, os maconheiros de drogadinhos cool sem personalidade jamais fazem… Aliás, eles são substancialmente responsáveis por muitas as situações retratadas. Quer ser COOL? Vão ler Rosseau, entrem para o Afrofreggae ou alguma ONG séria e parem de fumar ou posarem de “descolados” pois vocês são uns cabeças-vazias. Excelentes fotos, pena que a discussão seja tão primária… importante é votar direito e cobrar que quem erre e venha a ferir o direito do próximo PAGUE por isso… aí vai tudo mudar, e os drogados que geram parte dessa carnificina, bem esses…que se matem de overdose menos lixo no mundo.

    Responder

  • Diogo disse em 29/07/2010 | 01:55.

    Pior são os cariocas que acham ruim a publicação de fotos como essas, é realmente lamentável, querem continuar vendendo a ideia da “cidade maravilhosa”. Enquanto continuarem com essas briguinhas, falando que um estado é melhor que o outro, continuaremos na mesma merda. Esses imbecis parecem não entender que isso não é o problema DO Rio, mas sim do Brasil.

    Responder

  • Fernando disse em 29/07/2010 | 02:31.

    Excelente reporter fotográfico. Estou na área de fotografia e aprecio muito um trabalho bem executado. Está de parabéns.

    Responder

  • Marcio disse em 29/07/2010 | 04:28.

    comentario de carioca: “QUALQUER grande cidade tem defeitos”, “Nem pior nem melhor do que qualquer grande cidade do mundo”,…
    antes de fazer esses comentarios, vao conhecer o mundo. acho que quem diz isso nunca saiu do Rio

    Responder

  • Dannyelly Araujo disse em 29/07/2010 | 08:28.

    o MELHOR POST DA HISTÓRIA DO CHONGAS..SENÃO DA HISTÓRIA DOS BLOGS!
    PARABÉNS FLÁVIO E URBANO!

    Responder

  • Daniel disse em 29/07/2010 | 08:35.

    Bom, retomo meu comentário, agora apoiado por pessoas que entendem como eu: O problema é nacional, não regional.

    Matéria de hoje: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/07/jovem-e-vitima-de-bala-perdida-durante-assalto-em-sao-paulo.html

    E agora? Vamos falar o que? O problema é o RJ ou Sp? Resposta certa: DO BRASIL.

    Ao invés de perder tempo nessa competição idiota como eu falei, deveriam se preocupar mais com o destino do país.

    E reforço o que eu disse: Qualquer grande cidade tem seus problemas: Ao contrário do que o Márcio disse, sou carioca e bem viajado e tenho condições de atestar o que disse: Fui à Trier, interior da Alemanha, lindo, maravilhoso, perfeito.. Fui à Berlim, sujo, com suas ruas esquisitas, e sensação de insegurança a noite, como em qualquer lugar.

    Lamento a visão estreita de alguns mas, fico feliz em perceber que outros enxergam o problema como deve ser visto: Nacional. Para os demais, façam o favor: mobilizem-se e iniciem movimentos separatistas, pois vocês são bons demais para o pais..

    Responder

  • MARCOS.LOU disse em 29/07/2010 | 08:58.

    Eu acho que nao devemos menosprezar a realidade de criaturas que nao sabemos a origem de onde vem nem a cerimonia de um contidiano que nem sabemos quem lidera nesse mundo tao atribulado que se faz como o Iraque que foi derrubado pelos Estados Unidos , mas sabemos que um inverno forte pode mudar as consequencias de um resultado ja esperado mas ainda nao percebidos pela cor da nossa bandeira nacionalista, verde amarela. por isso eu concordo com esse fotografo que sabe reconhecer a origem de uma nacao nao pelo que ela ‘e e sim pelo que ela sera num futuro proximo do nosso principio.

    Responder

  • MARCOS.LOU disse em 29/07/2010 | 09:04.

    ….. comentando ainda mais , antes que me esque;ca, a natureza merece ser reconhecida nao como a barbarie de um mundo em chamas , mas sim como o comec;o de uma nova visao que se dissipa com o retorno de um governante que nao tem a minima ciencia da estupidez que se aflige enquanto muitos apreciam a copa .

    Responder

  • Lucas Killer disse em 29/07/2010 | 09:06.

    Concordo com tudo oq o kra de cima disse!

    Falou Tudo!

    Responder

  • Diélen disse em 29/07/2010 | 09:57.

    Pais da próxima copa….. Infelizmente esse é o nosso Brasil

    Responder

  • Luiz Fernando disse em 29/07/2010 | 10:17.

    O Rio de Janeiro não é mais uma cidade maravilhosa , não falo em questão de competição nem nada , mas se o Rio de Janeiro é maravilhoso , outras cidades no Brasil também são !

    A realidade é que não existe mais nenhuma metrópole brasileira maravilhosa .

    Dai vem o gaúcho dizendo que Porto Alegre é uma ótima cidade e blablabla
    NÃO É ! Porto Alegre tem seus problemas também !

    O problema é que aqui no Brasil pra ser cidade rica tem que ter mais de 1 milhão de habitantes . Porra !

    Vão lá no google é procurem Seattle , Boston , são cidades lindas não é mesmo ?

    Melhor que qualquer uma por aqui né ?

    Todas elas têm 500 mil habitantes por ai …

    Aqui no meu estado tem uma cidade que tem quase a mesma coisa que se chama Joinville , procurem no google também.

    Diferença grande não é mesmo ?

    SE FOR ESPERAR TER 1 MILHÃO PRA FICAR RICA , DAI QUE A MERDA ACONTECE
    O GOVERNO NÃO CONTROLA MAIS PORCARIA NENHUMA E SANGUE É DERRAMADO !

    Responder

  • Marcelo disse em 29/07/2010 | 10:38.

    Nessas horas agradeço por morar no interior (é interior msm, em MS – Mato Grosso DO SUL – Globo Maldita)…

    Aki dá pra dormir com portão sem cadeado de boas…
    Bandido só os mulas que vem com dorgas de Paris (Parisguay..rsrs), mas a PRF cuida bem deles…

    Ótimas fotos ae…

    Responder

  • Arthur disse em 29/07/2010 | 10:42.

    Interessante vê comentários aqui falando que o Rio é violento, bomba-relógio, etc…
    Qual cidade grande não tem favelas? Qual cidade grande não tem essa criminalidade em sua periferia? E o pior, cidades de porte médio passam agora a sofrer destas mesmas coisas. O que acontece nessas fotos no Rio, acontece em qualquer outra cidade, apenas não se tem um fotógrafo gabaritado como este para ilustrar. A única observação que talvez seja específico do Rio é que suas favelas estão muito próximas de bairros de clase média e média alta, mas ressalto, violência existe em qualquer outra cidade. E o pior, com mesmo “gênero e grau.”

    Responder

  • thiago disse em 29/07/2010 | 10:43.

    as vezes eu tenho PENA dos cariocas!
    “tragico”
    -
    mil vezes a minha Curitiba!!!

    Responder

  • Lex Luthor disse em 29/07/2010 | 10:43.

    Vamos salvar o Brasil!!!!!! Movimento Morte certa para Politicos Demagogos (MPD)!!!! Se fosse o filho do Zé que tivesse morrido no tunel????Quem iria chorar???? Até quando o brasileiro vai aguentar bandidos roubando em Brasilia!!!!! Ufa…! desabafo….

    Responder

  • OBSERVADOR disse em 29/07/2010 | 11:28.

    FOTOS FANTÁSTICAS …
    COMENTÁRIOS DECEPCIONANTES!!!!!!!

    VAMOS APROVEITAR O ANO DE ELEIÇÕES E COLOCAR EM PRÁTICA TODO ESSE PSEUDO PATRIOTISMO E TENTAR ERRADICAR DE VEZ COM A ESTUPIDEZ DO BAIRRISMO.

    ” Rio 40º graus… cidade maravilha purgatório da beleza e do caos…”
    (JÁ NÃO É DE HJ… FATO)

    AH…
    E SIM, SOU CARIOCA…
    AMO O RIO, SP, MINAS, NORDESTE… BRASIL

    Responder

  • Grazi disse em 29/07/2010 | 12:01.

    Na Globo só aparece a parte maravilhosa da cidade. Claro, porque fariam propaganda negativa? Só é preciso que os telespectadores tenham noção da situação de verdade. De resto, deixe que os turistas se iludam e aumente o turismo brasileiro.

    Aliás, fotos muito boas. :)

    Responder

  • guilherme disse em 29/07/2010 | 12:10.

    achei engraçado a pequena discussão em torno da globo

    as foto evidentemente mostram o que a midia em si mostra como o melhor e o que ela omite de pior, espalhamos uma imgame pra nosso proprio povo e para osm outros dos outros paises de um pais violento e prostituivel

    Responder

  • Cláudio disse em 29/07/2010 | 12:18.

    Sou carioca, mas pelo meu trabalho, já vivi 11 anos em São Paulo, 5 em Curitiba e atualmente estou em Fortaleza, e tenho bagagem pra dizer que todas as capitais são iguais ! Em todas que passei me deparei com as mesmos problemas (exatamente os mesmos: violência, trânsito, poluição, população de rua, drogas, etc), claro com variações de níveis, mas no somatório, tudo igual. E em cada uma delas tb encontrei qualidade de vida e beleza. Gente, o problema DO PAÍS, não é geográfico, é educacional, é falta de informação.
    Não adianta resmungar sem ter informações sólidas, não adianta falar o meu é melhor o seu é pior, busque informações. Não é preciso viajar por todo país para conhecer sua realidade, as informações estão todas aí, disponíveis 24 horas ao dia, basta buscá-las.
    E fico feliz de ver que este blog aos poucos está se tornando uma fonte delas.
    Parabéns Flávio Lamenza e parabéns ao brilhante fotógrafo.

    Responder

  • Guillermo Alfredo disse em 29/07/2010 | 12:27.

    Expectaculares y aterradoras!!!! Increible trabajo fotográfico. Felicitaciones!!!

    Responder

  • ADRIANO B. N. disse em 29/07/2010 | 12:33.

    Parabéns ao URBANO ERBISTE,
    Parabéns ao FLÁVIO LAMENZA,
    As fotografias parecem até quadros do expressionismo, você olha e fica imaginando o sentimento dos retratados.
    O meu destaque vai para a GAROTA SAINDO DA CASA DELA DESVIANDO DE UM CORPO DE CRIANÇA SANGRANDO NOS DEGRAUS, a de número 26.

    É muito bom alguém mostrar a sujeira da nossa casa, pra quando alguém de fora apontá-la, nós não tenhamos ataques ufanistas.
    Queremos mudar isso ? Então deixemos o ufanismo de lado, e sejamos patriotas e aprimoramos o nosso voto e nossa intolerância a corrupção, por menor que seja.

    Responder

  • ADRIANO B. N. disse em 29/07/2010 | 12:35.

    SENHOR CHONGAS…
    Facilita a nossa vida e numera as fotografias! Por favor…

    Responder

  • Guilherme Freitas disse em 29/07/2010 | 12:50.

    Belíssimas imagens, uma das melhores galeria sobre o Rio que já vi.
    Abraço.

    Responder

  • guto disse em 29/07/2010 | 02:22.

    o cara é foda msm em boas fotos!

    Responder

  • Ismael disse em 29/07/2010 | 02:26.

    Imaginem o estado de SP separado dessa merda de RJ…imaginem SP um país!

    É para o que deveríamos lutar

    Responder

    • kleber disse em 29/07/2010 | 04:22.

      Vc deve ter o quê ? Uns 11 ou 12 anos ? Menos ????

      Responder

  • Zé Paulo disse em 29/07/2010 | 04:56.

    Fato 1 – Imagens fortes pra kct. Puta trabalho, embora bata numa clichê (ou melhor, vários), mas é assim que o fotojornalismo funciona melhor, no clichê.

    Fato 2 – Discussão estéril. Bater boca pela net, com meia dúzia, não produz nada.

    Responder

  • Anne disse em 29/07/2010 | 05:33.

    -
    a realidade no brasil é essa, enquanto um ótimo fotografo mostra em seu trabalho cenas que quem não vive nessa situação, não da a minima atençao, e prefere ver bunda na televisão, como o caso dessa pessoa que preferiu a ultima foto.

    Responder

  • tany disse em 29/07/2010 | 05:45.

    Parabens Flavio!! Desse tipo de fotos q precisavamos, q mostra a realidade e nao apenas fotinha bonitinhas.

    Responder

    • André Pessoa disse em 29/07/2010 | 06:07.

      O contexto não é bonito, mas as fotinhas dele também são.

      Responder

  • Luana disse em 29/07/2010 | 06:38.

    O engraçado é que enquanto fazem um alarde quando é um famoso, dezenas morrem todos os dias de modo mais brutal e não passa de numero; e acabam esquecendo que todos eles são pessoas com história. Realidade triste desse país.

    Responder

  • PMCarv disse em 29/07/2010 | 06:38.

    Sinceramente, já fui a várias metrópoles gringas. Até a capital da Argentina – que tbm é um país em desenvolvimento como o nosso, mas cujo potencial é menor – é bem melhor que as nossas São Paulo e Rio. Buenos Aires tem problemas? Nova York tem problemas? Miami tem problemas? Paris tem problemas? Barcelona tem problemas? Sim, todas elas têm. Mas dá até vergonha de comparar Sampa ou Rio com elas… as duas maiores capitais brazucas são violentas, desorganizadas, carecem de infra-estrutura turística etc. É como dizem: de fato, o melhor do brasil é o povo brasileiro (brasileiro que é simpático, acolhedor, muito prestativo, amigável etc). E é realmente uma pena admitir isso, porque, p.ex., o Rio de Janeiro tem tudo pra ser a melhor cidade do mundo (e olha que eu sou paulistana de coração e, atualmente, acho Sampa melhor que o Rio): já pensou em uma metrópole, com um centro cultural e gastronômico maravilhoso, uma cidade que não pára, com um povo acolhedor, alegre e amigável e, ainda por cima, uma cidade com uma paisagem lindíssima (praias, lagoas, morros…)????? Pois é, essa poderia ser o Rio de Janeiro…. mas infelizmente não é. Não tem lugar no mundo que tenha a energia, o povo e a beleza paisagística do Rio…
    Que m*rda que o Brasil e o governo carioca não aproveitam isso. =/ Dá raiva mesmo.

    Responder

  • Garotinho FAke disse em 29/07/2010 | 07:21.

    Infelizmente o Rio tem dois lados muitos diferentes, uma maravilhoso e outro horrorozo. Claro que a parte violenta hoje infelizmente não é realidade somente do Rio, já tive esperanças de isso acabar e muito mas com a chegada de olimpiadas e copa vejo que o governa nada tem feito para mudr a situação, Lamentável, todos perdemos com isso.

    Responder

  • Kim disse em 29/07/2010 | 08:06.

    não vim aqui discutir nada sobre políticas públicas e promoção social mas parabenizar o fotógrafo que puta que pariu! muito boas as pics. ;)

    Responder

    • Sakura disse em 29/07/2010 | 08:13.

      O fotógrafo que puta que pariu! muito boas as pics [2]

      Responder

  • Sakura disse em 29/07/2010 | 08:11.

    Acho que nunca um post gerou tantos comentarios positivos e NEGATIVOS ‘-’
    Concordo que o Rio seja lindo sim ‘-’ mas sem a favelada toda, agora vir dizer que todas as cidades tem os seus problemas ai é DEMAIS ‘-’ nenhum problema de nenhuma cidade se compara aos do Rio

    Responder

    • kleber disse em 30/07/2010 | 01:17.

      Quantas cidades vc conhece?

      Responder

      • Sakura disse em 31/07/2010 | 04:49.

        O suficiente pra dizer que nenhum tem TANTO problemas iguais ao do RJ ‘-’ vc é do Rio? o.O Pq em momento algum eu disse que nao ha problemas em outras cidades, apenas disse que em NENHUMA OUTRA há tantos problemas como os de lá. Agora eu pergunto, quantas cidades VC conhece? Pq ate onde eu saiba o Brasil nao esta tao ruim a ponto de todas as cidades serem comparadas com o RJ, pelo menos nao aos seus problemas -.- Gente ignorante

        Responder

      • Sakura disse em 31/07/2010 | 04:53.

        Tirando que vc só criticou comentarios -.- ai sim heim, garoto de opnião. Uhuuu *joinha pra vc* -.-

        Responder

      • Kleber disse em 31/07/2010 | 05:10.

        Olha só molho soyo,
        Em virtude do meu trabalho conheço muito mais lugares até do que eu gostaria, viajo a tempo todo, só achei seu comentário infundado, como se afirma que NENHUM problema de NENHUMA cidade se compara ao RJ ? Soyo, toda generalização é burra. Existem problemas que vc nem sonha.
        Vc perguntou se sou do RJ, achando que estou defendendo minha cidade, não sou Paulistano com orgulho (mas não invejo o RJ), e conheço muito bem o Rj (morei 6 anos no Leme), e te afirmo de novo, todas as cidades tem problemas pra cacete, inclusive o pior de todos, FOME e não tô falando de África não, é Brasil bem pertinho de vc.
        Então molho inglês, se informa, viaja, estuda, trabalha, depois vc tenta generalizar.

        Responder

      • Sakura disse em 01/08/2010 | 05:31.

        A questão foi a sua respostinha curta e ignorante -.- vc tem a SUA opnião e eu tenho A MINHA. Ao meu ver NENHUMA cidade tem os mesmos problemas que o RJ. Quanto ao que eu escrevi foi a respeito de um certo carioca vir dizer ” toda cidade tem o seu problema” concordo perfeitamente ¬¬ mas dizer isso para mais uma vez tirar o RJ da reta é absurdo. Um rapaz mesmo que é de lá disse…

        “É, esse é o Rio de Janeiro que poucos daqui olham, mas que todos de fora olham.”

        E é claro -.- afinal se muitos de lá conseguissem ver os verdadeiros problemas talvez nem morassem mais, ou como uma outra disse:

        “É realmente o Rj é tão ruim que vai sediar a final e os jogos mais importantes da copa do mundo, galera de São Paulo se quiser pode assistir pela televisão, com Galvão Bueno narrando !

        E como se não bastasse ainda vem OUTRA e completa:

        “E tomando 1 chopps e comento 2 pastel.
        Orra meu !!!”

        Pelo amor de Deus -.- o problema maior do Rio são os proprios cariocas x.x

        Na realidade não só os cariocas mas a população brasileira no geral. Quem se lembra do recente episódio ocorrido ali mesmo, no Rio, envolvendo o brutamontes Stallone? O coitado faz uma piada com uma realidade que ele percebeu em pouco tempo e a massa acéfala resolveu “xingar muito no twitter”. O engraçado é que todo mundo esqueceu que o mesmo foi roubado no Rio. Não podemos deixar de citar a Musa da Copa Larissa Riquelme que foi assaltada aqui no Brasil, e pasmem, no Rio! O mesmo povo que “xingou muito no twitter” reclamou dos comentários que Robin Williams fez no David Letterman em 2009, quando o coitado fez piada envolvendo bunda e pó….. mas essa não é a imagem que vendemos do nosso País? E qual o estado que mais tem a ver com essa imagem?

        Pra falar mal dos hermanos tudo bem, pra falar que português são todos burros não tem problema, citar o “pequeno” defeito dos japas não ofende ninguém mas falar mal do nosso querido Brasil, tsc tsc. É a hipocrisia batendo na porta.

        Se for pra achar que o RJ é maravilhoso pq vai sediar os jogos ‘-’ então prefiro ficar na minha casa, SEGURA, VENDO PELA TV.

        Agora, EU acho sim, que no Brasil não tem estado que mais sofra do que o RJ por todo e qualquer motivo que envolva roubos, mortes, drogas… O que não significa que OUTRAS CIDADES tbm não sofram com tudo isso. Agora vc vir querer dizer que para ver a realidade ou saber dos problemas do nosso pais precisa ser “viajado”, vc esta enganado, é so se atualizar , ver jornais e revistas -.- pessoas desinformadas hoje em dia só são aquelas que querem ser. Desculpa se a minha opnião te incomodou tanto, principalmente a ponto de colocar um apelidinho em mim.Pelo menos tirando o apelidinho que me colocou você parece ser bem adulto, ou pelo menos deveria ser. Só saiba aceitar as opiniões dos outros, nem todos tem a mesma visão e generalizar como você mesmo disse é burrice, então não acredite que todos vão ter a mesma visão pq cada um tem a sua realidade.

        Ah e só mais uma coisa. Quando você disse “Existem problemas que você nem sonha” não queira generalizar também, afinal você não pode julgar uma pessoa sem saber nada sobre ela; não sabe o que passei para vir dizer isso, talvez você nem sonhe em passar por coisas que já passei. E a respeito do “se informa, viaja, estuda, trabalha, depois você tenta generalizar”, você está pensando o que? Porque a minha idéia não bate com a tua você acha que não sou uma pessoa estudada ou trabalhadora? Ignorância da sua parte achar isso. Novamente lhe digo: as pessoas tem visões diferentes e realidades diferentes. Estudei muito e ainda estudo -.- trabalho sim e não é pouco não. Não sou nenhuma filhinha de papai e mamãe não, só talvez não seja tão “viajada” quanto você, afinal o meu emprego não me permite isso.

        E outra coisa, você citou a FOME. Existem outros estados no Brasil que tem esse problema em foco, outros que tem a seca em foco e outros que tem ambos. Agora nenhum outro estado tem tanta bandidagem quanto o RJ e nenhuma outra tem “TANQUES” ( ou carros blindados, conhecidos como caverão – carros do BOPE ) andando pela cidade e foi a isso que me referi, se o meu post não foi tão claro, era mais fácil dizer que não entendeu e eu lhe explicaria.

        PS: Só corrigindo é Shoyu! E molho inglês por mais que tenha os mesmos derivados, é OUTRA coisa! Para varias o nosso pais “Pirateia” o item para sair mais barato, enquanto nos seus paises de origem são feitos de OUTRA maneira.

        Responder

      • Sakura disse em 01/08/2010 | 05:41.

        Ah e só mais uma coisinha. Não esquece que fora do nosso Brasil, os paises estão em guerra entre si, e aqui no nosso pais nós estamos em guerra entre nós mesmo. Foco da guerra? Rio! (Não excluindo os outros lugares)

        Responder

      • Kleber disse em 02/08/2010 | 06:02.

        fOI MAL mOLHO DE PIMENTA ÁRAbE,
        MAS TÁ MUITO GRANDE, NÃO VOU LER ISSO NÃO !!!
        bJS

        Responder

  • RONI JESUS disse em 29/07/2010 | 09:52.

    Sou fã do Chongas e resolvi comentar: Isso tudo é culpa das DROGAS e, parafraseando o Capitão Nascimento, quem financia tudo são os viciados – assassinos por tabela. Então não me venha dizer “que é que tem fumar maconha?” O viciado precisa ter consciência de todo o caminho que a droga faz até chegar no seu nariz/veia/pulmão: ela mata muita gente; inocentes, traficantes, policiais…

    Responder

    • Pragmático disse em 19/08/2010 | 06:39.

      Será mesmo culpa das drogas? Ou será consequência do fato que para todo e qualquer bem que tiver a sua circulação proibida ou mesmo restrita, um mercado paralelo irá surgir para suprir uma necessidade econômica que já existia antes da proibição? Sabe o que é oferta e demanda? É uma força muito mais poderosa, aparentemente, que qualquer controle que o Estado seja capaz de exercer, especialmente em países democráticos, onde o uso da força pelo Estado é necessariamente restrito. Até na china existe tráfico de drogas, e lá a pena é de morte, o julgamento é rápido, e a execução, sumária.

      É realmente muita hipocrisia, chamar consumidores de drogas de viciados, e até de assassinos por tabela. Sabe o que mata mais que qualquer bandido? É quando um dos políticos que nós colocamos no comando pra nos representar, desvia CENTENAS de milhões de reais (você tem noção do que representa uma quantidade de dinheiro dessas?) que seriam utilizados para fazer hospitais, transporte, e ESCOLAS, de que o povo desse país tanto necessita. Quem escolhe ser representado por palhaços, só pode ser palhaço mesmo. Vide os milhões de brasileiros que votam em tiriricas e malufs (rouba mas faz? façam-me o favor, brasileiros!), garotinhos, sarneys e afins.

      Voltando à questão que você colocou, as drogas não têm culpa de nada, seria muito estranho mesmo, culpar um objeto inanimado pelos atos dos homens. Cigarro de maconha não tem dedo pra puxar gatilho de revólver e nem papelote de cocaína sai por aí esfaqueando ninguém. O caminho criminoso que essas substâncias fazem até o consumidor final são consequência de seu status de ilegalidade, e não da sua existência per se.

      Você já parou pra pensar que quem escolhe usar drogas não são bandidos e nem assassinos, mas pessoas como eu e você? Afinal de contas, por quê as drogas? As pessoas sempre tiveram a necessidade de explorar os limites da consciência, isso é coisa da natureza humana, ou você consegue citar alguma civilização na história toda da humanidade que tenha sido 100% livre das ‘drogas’, como nós as chamamos?

      Sabia que o álcool e o cigarro causam, combinadas, mais mortes do que todas as causadas pelas drogas ilegais, tanto pelo consumo quanto pelas mortes associadas ao tráfico? Aposto que você deve ter ouvido falar disso, e então por que não ataca essas drogas, antes de atacar as consideradas ilegais?

      Eu não entendo o porquê a sociedade atual acha tão importante controlar as escolhas individuais nessa questão. As pessoas de comportamento autodestrutivo têm inúmeras maneiras de acabarem consigo próprias, as ‘drogas’ são só mais uma delas. Não são as drogas que ditam o comportamento das pessoas, cada um é livre para fazer o que quiser, inclusive, se tornar dependente de drogas. Quem destrói famílias não são as drogas, são as próprias famílias de pais ausentes e infidelidade, os seios de desamor onde deveria existir amparo. Qual o jovem que, bem amparado e bem educado, ainda assim prefere acabar com a própria vida em um vício? Essas pessoas existem, sim, mas é óbvio que não serão a regra.

      Responder

  • Aladin disse em 29/07/2010 | 09:56.

    7ª foto de baixo pra cima ..
    praia do diabo … sem duvida a melhor praia do rio pra se pegar onda!!

    Responder

  • Rogerio chiavegatti disse em 29/07/2010 | 10:40.

    Fantástico,

    Doloroso, cruel, real, repulsivo, controversso, transgressivo, violento….
    Real.

    O Urbano é um puta fotógrafo, admiro muito o trabalho dele.

    Responder

  • Caio disse em 30/07/2010 | 12:39.

    Cidade maravilhosa… aham, senta la Claudia.

    Responder

  • Yui Suzuki disse em 30/07/2010 | 01:52.

    Isso não tem só no Rio não pessoal…
    Infelizmente essa desigualdade social tem no Brasil inteiro.
    Acho interessente o fato que o Lula PROMETEU para seu governo refoma agrária, alguém viu isso acontecer?
    Pois se preparem para Dilma, tempos piores virão!

    Responder

  • Marcel disse em 30/07/2010 | 08:13.

    Cidade maravilhosa?

    Responder

  • Rafael Xavier disse em 30/07/2010 | 09:51.

    Pessoal, não vamos nos digladiar. Enquanto acharmos que importante é que o Rio vai sediar os jogos olímpicos e será uma das cidades-sede da Copa do Mundo vai ficar assim. Ou seja, os problemas do cotidiano não importam, o que interessa é nossa capacidade de maquiar as coisas e empurrá-las para debaixo do tepete.

    No Brasil, e isso inclue o pensamento da maioria o povo brasileiro, não importa como vive a população. Bom mesmo é passar para o mundo a falsa impressão de que está tudo bem e de que a alegria impera. Morre gente quase todo dia? Tudo bem, temos o melhor carnaval do mundo. A polícia mata tanto quando bandidos? Não faz mal, o Cristo Redentor é uma das maravilhas do mundo moderno. O tráfico de drogas comanda o dia-a-dia dos cidadãos? Sem problemas, aquele burro do Dunga saiu da seleção e agora vamos ganhar o hexa em casa.

    O pior de tudo é que a praia de copacabana estava lotada e festejou muito durante anúncio do Rio como sede para 2016. Antes de ficarmos com bairrismos, vamos aprender a votar.

    Responder

  • hugo disse em 30/07/2010 | 01:02.

    pelos comentarios de uma boa parte do pessoal,parece q o rio e uma ilha de sangue e cadaveres,cercada por um pais onde todos tem educaçao,saude ,trabalho,segurança.todos fora do rio podem dormir com suas janelas e portas abertas q nada lhes aconntecerá. a pobreza nao existe nesses lugares ne.esquecem q o lugar onde se mais mata jovnes no brasil e na lindissima foz do iguaçu,no estado sem violencia e pobreza q o parana. de onde vem toda a droga que é vendida aki no rio ?sera se ela nasce aki ou vem de outros estados? nas fronteiras dos estados do centro oeste e do norte a droga passa pelas suas fronteiras livremente.o nordeste tem sempre noticias de descobertas de verdadeiros latifundios de maconha. so falam da violencia daqui pq e o lugar onde ela mais atinge as classes a e b. em sao paulo acontece a mesma coisa,mas como sao paulo e 4 vezes maior q o rio ela demora mais para atingi-los.viva capao redondo,paraisopolis e a cracolandia!!! esta na hora de parar de axar q isso e so um problema do rio e q o resto do pais nao tem nada a ver com isso.os politicos q estao em brasilia sao eleitos para governar a todos.

    Responder

  • Duda disse em 30/07/2010 | 01:20.

    É realmente o Rj é tão ruim que vai sediar a final e os jogos mais importantes da copa do mundo, galera de São Paulo se quiser pode assistir pela televisão, com Galvão Bueno narrando !

    Responder

    • Deise disse em 30/07/2010 | 06:28.

      E tomando 1 chopps e comento 2 pastel.
      Orra meu !!!

      Responder

  • rodrigo disse em 30/07/2010 | 03:58.

    Isso ai eh o puro e simples… RECALQUE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Responder

  • DarkLord disse em 30/07/2010 | 07:07.

    Linda ciudad, casi casi como Bogota…

    Responder

  • Junior Batista disse em 30/07/2010 | 07:13.

    Essas fotos têm essência, mesmo as vulgares. São fotos tiradas com o coração.

    Responder

  • fabio disse em 30/07/2010 | 08:03.

    Fantásticas as fotos, e parabéns ao Guilherme Bueno ao qual concordo plenamente

    Responder

  • Eduardo disse em 30/07/2010 | 08:21.

    É, esse é o Rio de Janeiro que poucos daqui olham, mas que todos de fora olham.

    Responder

  • Urbano Algusto disse em 30/07/2010 | 08:53.

    Que isso minha gente, os comentarios fazem mais peso que as fotos. xD

    Geraglmente, quando eu vejo ou escuto falar de algum individuo com o nome Urbano, é alguém famoso que é rico ou algum pobre (criminoso) pouca gente tem esse nome.

    Responder

  • Pedro disse em 30/07/2010 | 09:15.

    Drogas, nem morto
    Rio, menos ainda! que lixo de cidade

    Responder

  • renata disse em 31/07/2010 | 12:50.

    muito orgulho de ver vcs dois, meus ex coleguinhas de facu!
    rs

    Responder

  • walzer disse em 31/07/2010 | 07:17.

    Grande babaquice. As cidades grandes tem esses contrastes na maioria dos lugares do mundo.

    Responder

  • Eric Allen disse em 31/07/2010 | 10:43.

    Parabéns ao fotógrafo Urbano, suas imagens são exelentes!

    Responder

  • sven disse em 31/07/2010 | 12:16.

    niebo i piekło w jednym (heaven and hell in one)

    Responder

  • ElisaBorba_ disse em 31/07/2010 | 07:03.

    aff homem é bicho burro mesm (ñ todos, e tbm ñ kero dar uma de feminista)

    MaS é Qe tanta desgraça e tem idiota se importanto com a reputaçao e ker mostrar como é macho falando ke a ultima ft é perfeita, tomara ke morra mesm, e ñ tem nd de xingar de gay aff, tem koisa mto mais importante pra se importar essas fts me corta o coraçao e o pior tbm é saber ke mesm kerendo ajudar ñ posso fazer nd, pois só tenho 12 anos pessoas me tratam como se ñ entendese e ñ sentise o Quanto é triste as pessoas passarem fome, e apesar de tudo mulher da primeira ft ñ larga o cao, e tem tanta gente com dinheiro vivendo as mil maravilhas ke maltratam cachorros e os abandonam… gente, poxa Brasil ñ é la essas coisas é uma droga, ñ tem de ser patriota pois a vdd é esa
    infelizmente =\

    Responder

  • italo disse em 31/07/2010 | 10:06.

    mil vezes minha Fortaleza.Mil vezes meu sertão.Pelo menos a chacina a qui eh so de bode e capote,e se briga com faca e tres-oitão inves de fuzil.
    Deusquemelivre de estar numa praia e ter arrastão.Porque era capaz de surtar e matar um so de cascudo na cabeça.
    cidade maravilha???Prefiro curitiba,cidade jardim!!!!!

    Responder

    • Filipe disse em 02/08/2010 | 09:25.

      Melhor se informar direito, rapá: Digita lá no Google: Arrastao Fortaleza

      HAHAHAHA

      Responder

  • Rodrigo T disse em 01/08/2010 | 02:22.

    Lindas fotos! Rio é Rio! Melhor quando era na paz mas ainda amo esse lugar! Vlw cumpadi!

    Responder

  • Nadine disse em 01/08/2010 | 12:27.

    Não vou comentar sobre o conteúdo das fotos, porque com certeza é o que mais dá polêmica, mas sinceramente, as fotos estão MUITO bem tiradas, retratando exatamente aquilo que acontece, as emoções das pessoas, nossa…sinceramente, se eu fosse fotógrafa voce ia ser uma das pessoas que eu me inspiraria!

    Responder

  • Bruna disse em 01/08/2010 | 03:45.

    “o rio de janeiro é uma bomba-relógio.”
    Melhor comentário daqui.
    E o fotógrafo ta de parabéns!

    Responder

  • Smess disse em 01/08/2010 | 08:42.

    O que falta nesse país é o interesse pelos estudos e se profissionalizar. Estudar não é só ir na escola fica em frente do professor e ser profissional não é fazer qualquer coisa pra ganhar dinheiro. Ou seja, “O pior burro é aquele que não quer parender”.

    Responder

  • Matheus disse em 01/08/2010 | 10:01.

    “….O Rio de Janeiro continua lindo….”

    Responder

  • Diana disse em 01/08/2010 | 10:34.

    Que pena da ‘cidade maravilhosa’ :/
    Em pensar qe até agorinha eu estava doida pra um dia morar no Rio…

    Responder

  • Sérgio Henrique disse em 02/08/2010 | 12:43.

    Gostaria apenas de fazer uma correção aos comentários que incluem frases como: no brasil, no rio de janeiro, os brasileiros, os cariocas.
    Essa situação, por mais chocante que pareça, sempre esteve presente na história da humanidade, sempre nos fechamos em um determinado grupo social e conflitamos com outros. Tudo que vemos nessas fotos são imagens desses conflitos sociais que existem em todos os países, em todas as formas de sociedade.
    Adoraria ver uma mudança em relação a isso, mas essa mudança é inerente a cada ser humano (do mundo), não é uma mudança a ser exigida do governo ou da população brasileira. O único caminho que pode gerar essa mudança é através do conhecimento da história do pensamento humano. Realmente desejo que os valores de nossa sociedade pós-industrial mudem revolucionariamente.

    Responder

  • Sérgio Henrique disse em 02/08/2010 | 12:57.

    Esqueci de comentar que fico decepcionado ao ver a sociedade caminhado pra mais uma revolução que foi iniciado por questões sócio-econômicas, eu quero ver uma revolução filosófica!

    Responder

  • Sérgio Henrique disse em 02/08/2010 | 12:58.

  • julia fernandes disse em 02/08/2010 | 02:05.

    mesmo com todos os seus problemas..
    é uma cidade que deve ser respeitada.
    O fotógrafo fez um belíssimo trabalho, mostrando a dualidade da beleza carioca com os seus problemas.
    Assim como todas as cidades do Brasil tem suas belezas contrastadas com algum problema.
    Uma idiota aí falou que nenhuma cidade se compara com os problemas do Rio.
    É uma retardada. Pq sinceramente, parece não conhecer nenhuma cidade, ´por exemplo que tenha sofrido DE FATO GRAVEMENTE com as enchentes, ou uma cidade onde voce visite as pessoas que vivem de agricultura de subsistencia e passam fome por dias, muitas vezes semanas..
    Não conhece a realidade do pelourinho na Bahia, onde a beleza do lugar se contrasta com roubos, prostituição, moradores de rua, realidade muito parecida com aque vimos no Rio de Janeiro.
    O problema é que o rio de janeiro é ovacionado pela Rede Globo o tempo inteiro e isso desperta a raiva e o rancor dos outros Estados, sem falar dos conflitos históricos que se concretizaram e vivem até hoje. Mas falar que a Cidade que foi escolhida pra sediar diversos eventos esportivos e é responsável pela maior parte de entrada de renda no país via turismo não merece respeito, é defecar pela boca.

    Responder

  • julia fernandes disse em 02/08/2010 | 02:08.

    fora que, meus amigos..
    todas as grandes cidades tem esse tipo de dualidade.

    TODAS AS GRANDES CIDADES.
    Aí vem um bando de recalcado falar mal do RJ, pqp.. sendo que rj e sp carregam todos os estados nas costas..

    Responder

    • Pragmático disse em 19/08/2010 | 05:57.

      Nem em todas as cidades os bandidos tem acesso a artilharia antiaérea e lança-mísseis… Vamos parar com a hipocrisia e admitir que o problema da violência no Rio, é, sim, grave como em poucos lugares do Brasil. Onde mais o poder paralelo comanda mais do que o Estado, a ponto de à polícia (o ‘braço forte’ do Estado) não ser permitido o acesso a certas regiões? Uma resposta rápida: Apenas em certas regiões remotas desse Brasil imenso, regiões intimamente ligadas à produção e distribuição de drogas, diga-se de passagem. Em nenhuma outra metrópole existem ‘linhas de tiro’, como existem no Rio de Janeiro. Sabe o que é uma linha de tiro? Simplificando o linguajar tático, é uma linha através da qual só passa chumbo, dos traficantes de um lado, e da polícia do outro, as 24 horas do dia, todos os dias da semana. Isso daí é terminologia de guerra sendo usada pra descrever a situação atual no belíssimo Rio de Janeiro, e não sou eu quem diz, são os repórteres corajosos que arriscam suas vidas pra retratar pra nós uma situação que é cotidiana pra muitos.

      Responder

  • Web Arcade disse em 02/08/2010 | 08:52.

    Wow. Those are some intense photos. Thanks for sharing!

    Responder

  • alec disse em 02/08/2010 | 09:27.

    Life in Brazil is not fun if you’re poor.

    Responder

    • Filipe disse em 02/08/2010 | 09:16.

      Life is not fun if you’re poor.

      Responder

  • Mario Games disse em 02/08/2010 | 09:29.

    Great photo journalism. It’s great sometimes see the darker side of life.

    Responder

  • SEO Pune disse em 02/08/2010 | 09:35.

    Thanks a lot for outstanding collection…

    Responder

  • Korosh disse em 02/08/2010 | 12:43.

    This is a society in which we have been told that the capitalism would bring us the happiness. It seems that it is not doing so…

    Responder

    • Miguel disse em 03/08/2010 | 05:51.

      Brazil is a socialist country. Besides, only God brings happiness.

      Responder

  • Miguel disse em 02/08/2010 | 01:21.

    can’t wait for the olympics!

    Responder

  • Emilia Santiago disse em 02/08/2010 | 06:29.

    O Rio de Janeiro não é nada disto que as fotos acima mostram. Isto é propaganda autorizada. O que acontece aqui, com veracidade, ninguém autoriza publicar, ninguém deixa divulgar. E ninguém, que tem ecesso a fotografar, doa para ser mostrado. É um comércio de louvar ou denegrir. Eu amo o Rio, já fui assaltada mas também já fui ajudada pot quem me dava medo, sem pagar ou sem tet que me arrastar na lama. Me mostre um Pais no mundo que seja limpo, perfeito, sem crimes, suicídios ou infelicidades. Pelo menos o Brasil luta e consegue ser feliz

    Responder

    • Filipe disse em 02/08/2010 | 09:20.

      “Me mostre um Pais no mundo que seja limpo, perfeito, sem crimes, suicídios ou infelicidades.”
      —Suicidio e infelicidade nao tem a ver com o país.—

      “Pelo menos o Brasil luta e consegue ser feliz”
      —De qual Brasil vc está falando, será que é o mesmo que eu moro?—

      Responder

  • Joe disse em 02/08/2010 | 08:53.

    I’ve been to all these places on Modern Warfare 2.

    Responder

  • Gabriel disse em 02/08/2010 | 10:26.

    Na frente do PC, com a bunda sentada em uma cadeira, e trancado no seu apartamentozinho na zona sul com cerca elétrica, segurança, cameras e alarmes, a realidade é sempre vai ser “perturbadora” e as fotos serão chocantes.

    Responder

  • Fernando disse em 02/08/2010 | 10:26.

    Parabéns, por contar um pouco dessa gente quer tanto ser feliz!!

    Responder

  • Andy disse em 03/08/2010 | 09:28.

    Realmente o conflito de espaco existe. pena,,,, depende de todos. todos!

    Responder

  • Thais cristina disse em 03/08/2010 | 10:03.

    Oi pessoal eu odeio o rio de Janeiro,lá tem muitas mortes por isso que eu moro Na Paris.

    Responder

  • MarinaG disse em 03/08/2010 | 01:53.

    Arrepiante!

    Responder

  • Bel disse em 03/08/2010 | 08:43.

    É
    mora na Paris.. NA RUA PARIS, lá em Bonsucesso, Suburbio do Rio. Mto CHIQUE!

    Responder

  • dudu disse em 03/08/2010 | 08:48.

    o rio de janeiro é um lixo mesmo…e são paulo tambem!

    Responder

  • Alexey disse em 04/08/2010 | 06:21.

    This is HELL !!! I thought I live in ass, but now I see that I live in paradise. I am from Ukraine (Former Republic of the USSR in Eastern Europe). We have a lot of problems with corruption and crimes we have a very big taxes but our police will never shoot our children. We do not have the huge garbage dumps in our cities. Rio is a city of contrasts. Its a very sad. Beautiful city on the one hand and such dirty, bloody and poor from the another.
    This is fucking democracy – do what ever you want.Nobody needs nobody. Everybody “free” and “happy”. Right ?… But if my country will continue to walk in democracy way like Brazil and others we will get the same situation.

    Responder

  • Carolzinha disse em 04/08/2010 | 09:14.

    Ah, por favor, né? A Globo não tem nada a ver com isso… vão me dizer que nunca viram imagens desse nível em suas cidades?? Se sim, estão mentindo ou não lêem os jornais… isso é normal em qualquer grande cidade brasileira, infelizmente!

    Responder

  • Gilmar Avelar disse em 04/08/2010 | 11:20.

    Vou twittar 457 vezes, Cala Boca Guilherme Bueno!!!

    Responder

  • bia disse em 04/08/2010 | 03:31.

    В пизду такую демократию.

    Responder

  • Renato disse em 04/08/2010 | 04:12.

    globo e o rio fede, e pau no cu de quem não gostar

    Responder

  • Carlos Cohen disse em 04/08/2010 | 11:49.

    31 anos de RJ, essas fotos resumem o que é esta merda de cidade.

    Responder

  • John disse em 05/08/2010 | 05:17.

    Very nice pictures. Definitely make you think!

    Responder

  • Комментатор disse em 05/08/2010 | 08:09.

    Охуенные фотки! Демократия на марше!

    Responder

  • Amílcar Tavares disse em 05/08/2010 | 09:48.

    Fenomenais fotografias do Urbano Erbiste! Sabe se ele tem um blog ou onde se pode encontrar o trabalho dele?

    Responder

  • Luiz Henrique Prieto disse em 05/08/2010 | 09:52.

    Fantásticas imagens!
    Enquanto profissionais maqueiam as cidades, há sempre um olhar crítico e calibrado, que trás à tona as mazelas que insistimos em manter na invisibilidade.
    Parabéns pelo belíssimo trabalho!
    Confesso que, algumas cenas, deixaram os olhos rasos d’água.

    Responder

  • L disse em 05/08/2010 | 05:09.

    Lamentável…

    Responder

  • Helena disse em 05/08/2010 | 07:39.

    Parabéns pelas fotos.) que tenho nojo cariocas…..

    Responder

  • Dan @ BWI Airport disse em 06/08/2010 | 08:20.

    Saw this on Digg. Amazing photos – grating, painful, ugly reality – places and scenes not normally seen by the typical tourist visiting Rio.

    Responder

  • chimango disse em 06/08/2010 | 10:58.

    Increible la fuerza de estas fotos, a veces pienso que Brazil ríe sólo para no llorar

    Responder

  • GABRIELLE SANTOS disse em 06/08/2010 | 02:11.

    Galera,
    as fotos são realmente maravilhosas,retraram uma parte de nossa cidade,do cotidianos de alguns que por destino não tiveram oportunidades melhores,li muitos comentários,inclusive o que pensam a respeito da tv globo,não acho que a globo tenha culpa nessa história,o papel do telejornal é informar,então como vão ficar mostrando pessoas felizes,passeando se o que está acontecendo são guerras,tiroteios e etc…não seriam justo com os telespectadores,concordo com o GULHERME BUENO,e eu por experiência posso dizer que o q faltam são pessoas interessadas no que existe do doutro lado dessas possoas que moram em comunidades,produzi um projeto maravilhoso,chamado BELAS FAVELAS,andamos por 10 favelas do rio,mostrando a cultura que existe em cada uma,encontramos artistas maravilhosos,se puderem dar uma olhada nos videos,exposições de fotos,revistas que fizemos de cada uma das comunidades,vcs verão o quanto essas pessoas só precisam de uma oportunidade…o material encontra-se na ONG SPECTACULU,dirigida por grngo cardia e mariza ortz

    Responder

  • Maru disse em 06/08/2010 | 11:09.

    só uma cidade psicopata pode ser ícone da alegria e da morte ao mesmo tempo… parabens a Urbano.

    Responder

  • lilian disse em 06/08/2010 | 11:33.

    Acho que está ocorrendo a discursão errada, a discursão não é de quem é a culpa? mais as causas esse é um problema sociologico brasileiro não apenas do Rio, a questão é muito mais ampla do que girar em torno e nos bastidores de uma emissora a complexidade que deve ser tratada preparssa desde o ponto ideologico e chega ao ponto pragmático que nos faz refletir que educação é que está havendo nesse país, pra que a gente tenha que conhecer coisas desse genero, seres humanos expostos como se fosse objeto na prateleira pronto para consumo, servindo de entreterimento independentemente de que cidade estamos falando, o que realmente importa cuidar da educação em todos os seus ãmbitos estatal,familiar etc…. . ah sem demagogia parabéns as fotos.

    Responder

  • Bianca disse em 07/08/2010 | 04:34.

    Nossa, não conhecia o trabalho desse fotográfo, então meus parabéns.
    Bom, só pra postar, oque mais sufoca é sensação de incapacidade, de impotência, a sensação de que mesmo que piore parece não ser o suficiente pra muita coisa mudar. Enfim, ótimas fotos. Parabéns

    Responder

  • Bruno disse em 08/08/2010 | 11:08.

    Eu acho que essa discussao sobre criminalidade no Rio de Janeiro, no Brasil, enfim…eh um assunto que ja foi mais que discutido…E a culpa disso eh toda nossa, porque escolhemos quem deveria cuidar das nossas cidades, estados e pais, mas nao cuida. Portanto me resta elogiar esse fotografo, que tem muita sensibilidade, talento e consegue levar para as pessoas seu ponto de vista sobre o assunto e gerar reflexao e quem sabe uma melhora…ainda acredito no Brasil…

    Responder

  • Vinícius disse em 10/08/2010 | 11:56.

    A culpa da violência é a proibição das drogas. Só legalização das drogas separa drogas da violência. Como pode o dano pelo tráfico ser maior que o dano das proprias drogas?

    Responder

  • Rafael disse em 11/08/2010 | 10:28.

    por deus, como existem pessoas hipócritas e cegas! no minimo esse guilherme bueno nunca saiu de casa! pra falar tanta coisa ridicula de uma vez só! a globo não eh um problema, mais sim um sintoma do problema! que o brasileiro eh acomodado, e em sua grande maioria fazem questão do analfabetismo político/social!

    saia de casa, vá pro rio de janeiro e pegue um ônibus e atravesse a cidade de ponta a ponta, e depois veja se a sua hipocrisia continua a mesma, e aproveita a vai se foder, antes que eu me esqueça!

    Responder

  • Guaraná disse em 12/08/2010 | 10:53.

    Rio de Janeiro, que cidade horrenda!
    Tenho medo dessa cidade, é simplesmente o inferno, literalmente.
    As pessoas estão acostumadas com a barbárie…

    Responder

  • CR disse em 12/08/2010 | 02:14.

    O Rio de Janeiro não é exclusividade quando se fala de pobreza e violência, existe violência e pobreza em todo o país, mas certamente o Rio de Janeiro é uma das mais das cidades mais violentas do país. Mas colocar a culpa disso na globo é burrice. Nem a globo e nenhuma outra TV desse país preta. É burro tambem que acha que é bem informado por que assiste noticiário de TV, pelo contrário, é um desinformado. A TV mente muito e omite muito mais e a globo é o carro chefe.
    A culpa do alto nível da violência, pobreza e outros problemas é do governo e da sociedade. A Tv é uma ferramenta do governo para manter as pessoas distraidas. Novelinhas, futebol, programas de auditório (que só mostra putaria e viadagem), jornalzinho (que só mostra notícia distorcida e sem importância) e outras porcarias são apenas para distrair e criar conceitos.
    Mas a maior parcela de culpa é do povo, que aceita tudo isso e não faz absolutamente nada, aceita tudo calado, são todos adestrados pela TV.
    Enquanto as pessoas não desligarem a televisão e procurarem outra forma de informação as coisas só vão mudar para pior.
    Todo brasileiro tem direito a segurança, está na CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, então é direito do povo e dever do estado. Mas o estado não cumpre com seu dever as pessoas não exigem esse direito e nem se protegem, só sabem chorar e pedir a ajuda de Deus.
    Se o governo não consegue dar segurança as pessoas cada um tem que cuidar da própria segurança e da sua família. SE ARMEM, unam forças… Fazendo assim tenho certeza que muita coisa vai mudar.
    Só para finalizar, o Rio é uma cidade muito bonita! Uma das mais belas do mundo apesar da violência. E TV é uma merda!

    Responder

  • lira fraga disse em 15/08/2010 | 12:09.

    mega foda essas fotos !!!!!!

    Responder

  • Sarah Campos disse em 15/08/2010 | 01:23.

    Fotos maravilhosas, grande técnica e muita alma em todas elas!

    Responder

  • IGOR disse em 17/08/2010 | 12:20.

    Sou de Porto Alegre, Fui a poucos dias para o Rio… fiquei impressionado com o descaso com o Centro do Rio, mas agora vi que não tinha visto nada ainda!Parabéns pelas fotos, fiquei impressionado, o turista não vê isso, o dia a dia!

    Responder

  • Hermes disse em 17/08/2010 | 09:51.

    Welcome to Rio babe!

    Responder

  • Luis Americo disse em 18/08/2010 | 09:04.

    Vão pra porra, todas as cidades são iguais, são paulo tem as mesmas coisas, a diferença é que o rio é mais sagaz, a proximidade e o convivio seguem em frente, o importante aqui é parabenizar o blog e o fotográfo , e não tantos comentário idiotas de gordinhos punheteiros pro trás do teclado de seus computadore bionicos, isso é o mundo filho, fora do seu refugio ( apartamento ) é assim.

    Responder

  • Paulo Mirna disse em 18/08/2010 | 09:08.

    super-hiper-mega-power-plus-golden-master- pra caralho-abeça-demontão as fotos parabéns, melhor post do chongas até hoje!

    Responder

  • Marcos disse em 18/08/2010 | 05:31.

    Rio de Janeiro é o símbolo do descaso das autoridades e o império do crime!

    Responder

  • Pragmático disse em 19/08/2010 | 03:28.

    …tudo isso por causa do moralismo hipócrita de uma sociedade que tolera a mercantilização dos indivíduos desde a mais tenra idade, tolera toda a promiscuidade da nossa ‘grandiosa’ produção cultural, tolera quando somos f*did*s com areia e sal pelos nossos ‘des’governantes… Mas não tolera que um indivíduo possa ter a escolha entre usar ou não as drogas que bem entender! Ainda por cima, as duas drogas recreativas mais nocivas de todas, o álcool e o cigarro, são perfeitamente legais, e até incentivadas! Um paradoxo que só o bicho-homem, na sua irracionalidade emocional, seria capaz de criar, mesmo! O direito inalienável do indivíduo sobre si próprio é desrespeitado, implicando no detrimento de um direito maior e coletivo, que é o direito de todos nós à segurança e à vida. Sejamos francos: quando na história da humanidade a proibição (ou mesmo a simples regulação) da circulação de um bem não estimulou o tráfico e contrabando desse mesmo bem? Praqueles que certamente virão dizer que os drogados, os viciados, se tornam facínoras, assassinos, ladrões, tudo pra sustentar os seus vícios, e que as drogas representam um risco à saúde pública, eu pergunto: quantos viciados você conhece? E qual a proporção desse número em relação ao total de consumidores (consumidores, sim, pois usuário é um termo totalmente preconceituoso e depreciativo) de drogas? E em relação ao total da população? Será que alguém tem a resposta? Eu acho que não, pois existem pouquíssimos estudos sérios e não-tendenciosos sobre o assunto. Agora, a verdade é que o problema do narcotráfico no mundo todo é bem mais embaixo, haja visto que fuzis de assalto, submetralhadoras, estações de artilharia antiaérea e lança-mísseis não dão em árvore, e todos esses ‘brinquedinhos’ estão hoje circulando livremente na mão dos nossos ‘queridos’ traficantes, os ‘heróis das favelas’. Seria muita ingenuidade pensar que esses objetos, de circulação altamente restrita em todo o mundo, possam aparecer por aí livremente sem o apoio de pessoas ligadas aos governos, nos mais diversos escalões…

    Responder

  • crislaine disse em 20/08/2010 | 07:27.

    QUE DEU ABENÇOES ESSAS ALMAS

    Responder

  • Mariana Pontes disse em 21/08/2010 | 08:34.

    As fotos são muitos boas. As regras de fotografia, o foco na realidade do povo brasileiro (…)
    Rende prêmio!

    Responder

  • Gilberto Gil disse em 23/08/2010 | 04:21.

    O Rio de Janeiro continua lindo…

    Responder

  • Isaurita disse em 25/08/2010 | 03:26.

    É a dura realidade do brasileiro, q tem várias causas, principalmente a desigualdade social e q no final todos nós temos um pouco de culpa, mas “é sempre mais fácil achar que a culpa é do outro”!!

    Responder

  • Liliane disse em 27/08/2010 | 12:47.

    Parabens ao Urbano Erbiste por retratar de forma tão bonita o que vemos todo dia.
    Não há como negar que para o carioca mortos por armas de fogo e confrontos policiais são comuns, caveirão é quase um carro de passeio qualquer.
    Morto, hoje mesmo tinha um no fim da minha rua.
    Caveirão é verdade que há uns 15 dias não vejo.
    Fome, constrastes sociais, é só sair de casa.
    É inegável que o Rio é lindo, mas está agonizante.
    Lembremos desta galeria nas próximas eleições.

    Responder

  • Maycon disse em 28/08/2010 | 02:56.

    Bem… São Paulo não é tão diferente assim do Rio, creio que se tirassem fotos da ‘verdadeira’ São Paulo… também seria chocante.

    Responder

  • Lontras disse em 01/09/2010 | 10:41.

    Última foto: perfeita.

    Responder

  • @revistafm disse em 02/09/2010 | 07:10.

    Seja como for, como diria Zuenir ventura, o Rio é uma cidade partida. Tudo de melhor e de pior a gente encontra nela. O importante é que não se jogue pra debaixo de um rio de lama nada do que acontece nem de um lado, nem do outro!

    Responder

  • LuCordeiro disse em 03/09/2010 | 02:04.

    O Rio é horrível! Então, façam o favor: NÃO LOTEM AS NOSSAS LINDAS PRAIAS. Fiquem nas suas cidadezinhas, não venham aumentar o número de trombadinhas que fogem de seus Estados para vir criar favelas, se entupir de filhos que viram bandidos e pertubam a vida dos CARIOCAS. O Rio está tão entupido de retirantes que vêm em busca de casa,comida e emprego, que está virando uma cidade abarrotada de mendigos. Grudam aqui e não saem mais. E vão morar na rua. E roubam, assaltam, cheiram crack, enfeando a cidade mais linda do planeta. E destroem as matas com seus casebres pinguelados nos morros. Carioca, como eu, nem vai à praia aos domingos pq só tem forasteiros que sujam tudo, inclusive o mar. Fiquem nas suas cidades e não venham para o Rio. Os cariocas agradecem!!!

    Responder

  • Joel Carvalho disse em 03/09/2010 | 07:39.

    40% da favelas do rio são ocupadas por nordestinos e pessoas de fora do rio de janeiro, desculpe a sinceridade mais o Rio continua lindo mesmo, isso ninguem tira, já viajei para varios estados do Brasil, e somente santa catarina é digna de exemplo, e por isso todos sabem que essa realidade está em todo Brasil.

    Responder

  • renato disse em 05/09/2010 | 04:45.

    Post de sucesso, quantos comentários.. ahh, o registro fotográfico feito pelo Urbano Erbiste é fantástico. Excelente trabalho.

    Responder

  • ana disse em 06/09/2010 | 10:33.

    num tem oque dizer ……é o mundo que gente vivi querendo ou não.

    Responder

  • Sayonara disse em 07/09/2010 | 03:28.

    Blog de humor, e verdade!!
    Amei… As fotos são dignas de um prêmio, pois ilustram a nossa realidade, não só fluminese, mas de todo Brasil

    Responder

  • Flávio R. disse em 07/09/2010 | 05:37.

    Você vê as fotos e acha que essa é a coisa mais chocante da galeria, então lê alguns comentarios… Morrer de forma violenta é tão banal assim pra vocês? Eu não sei, moro em um local em que isso não é comum.

    Melhor voltar pra minha caverna.

    Responder

  • Fabio Dantas disse em 08/09/2010 | 11:38.

    As fotos são lindas independente do lado que está mostrando. A realidade da violência está em todo lugar.
    Os olhos só enxegam aquilo que queremos ver.

    Responder

  • spitfire disse em 08/09/2010 | 09:26.

    ainda bem que tiraram a capital federal do RIO,BRASILIA é ruim mas o RIO é BRASIL colonia.

    Responder

  • Maíra disse em 10/09/2010 | 09:44.

    “isso aqui iôiô é um pouquinho de brasil iáiá….”

    Responder

  • CAROLINE disse em 10/09/2010 | 02:26.

    O RIO É MARAVILHOSO E TODOS INVEJAM POR ISSO, TANTO QUE FOI A MAIS VOTADA PARA TER OLIMPÍADAS, E AINDA VAI TER A COPA… ISSO CRIA UM RECALQUE NOS OUTROS ESTADOS, QUE DEVERIAM TER ORGULHO POR NA REAL, TODOS SOMOS PARTE DO BRASIL E TODOS FALAMOS PORTUGUÊS, AQUI NO BRASIL, POR EXEMPLO RJ X SP …É UM RIVALIDADE RIDÍCULA, UM ÓDIO QUE PAULISTA TEM DE CARIOCA E VICE VERSA, QUE NÃO TEM FUNDAMENTO, SOMOS DO MESMO PAÍS, SP É 6 HORINHAS DO RIO, NO FINAL É TUDO A “MESSSSSSSSSMA MERDA”, ESTAMOS TODOS NO MESMO LUGAR, SÓ ALGUMAS HORAS DE DIFERENÇA, O QUE VOCÊ TINHAM É QUE LUTAR PELO PAÍS E NÃO FICAR CONTANDO VANTAGEM DE CADA ESTADO O QUE É MELHOR EM CASA ESTADO, TUDO É CULPA D PRESIDENTE MERDA ANALFABETO QUE TEMOS, QUE NEM SEGUNDO GRAU FEZ, TEMOS QUE LUTAR PELO BRASIL INTEIRO SEM CRITICAR UNS AOS OUTROS, ISSO É RÍDICULO….
    FICO PUTA QUANDO PAULISTA OU OUTRO ESTADO FALA DE CARIOCA E CARIOCA FALA DE OUTROS ESTADOS TB… PQ NO FINAL SOMOS TODOS A MESMA MERDA…. NO BOM SENTIDO, O BRASIL AGORA ESTÁ GANHANDO FAMA LÁ FORA, ESTAMOS TENDO MORAL PELA PRIMEIRA VEZ NA VIDA…
    TEMOS QUE LUTAR PELOS DIREITOS E NÃO DEIXAR QUE O GOVERNO LULA CONTINUE..NO CASO DILMA… ENTÃO PAREM DE CRITICAS OS ESTADOS BRASILEIROS E FAÇAM ALGO COISA….FALAR TODO MUNDO FALA..É FÁCIL…FAZER NINGUÉM FAZ PORRA NENHUMA!!!!

    Responder

  • Laura disse em 12/09/2010 | 09:46.

    O Brasil vive uma guerra civil, mas nenhuma autoridade tem a coragem de admitir isso.

    Responder

  • William Bodão disse em 14/09/2010 | 01:08.

    Para entender a violencia carioca e a paulista assistam 400 contra um e leiam o livro CV e PCC A Irmandade do Crime, aí quem tiver inteligencia vai entender o pq hj a violencia desenfreada.

    Responder

  • Raphael disse em 16/09/2010 | 10:22.

    Ridiculo colocar a culpa na Globo…
    Aposto que quando não tem nada pra fazer, dão uma olhadinha no Fantástico, ou no BBB…

    Por que não vão dar uma zappeada por aí, coloquem na Record, pra ver a mega construção do “Templo de Salomão”, feito pela IURD em SP…

    Caso tenham TV a cabo em casa, vão ver seus seriadinhos que retratam a realidade dos suburbios de Magestic e Agrestic, ou a dura realidade de 3 jovens bruxas, ou quem sabe 2 paranormais lutando contra suas dificuldades entre monstros e espíritos.

    Acomodem-se, vocês tem Internet, tem computador, local pra morar… Foda-se o resto… Foda-se a Globo e a TV… Formem suas opiniões, não fiquem com o que te contam,

    Responder

  • Dillon disse em 16/09/2010 | 08:32.

    “AHAM, nas suas novelas, a Globo mostra tudo isso ai. 4 novelas por dia, 6 horas por dia de novela mostrando riquinha tendo dificuldade em ser cadeirante e chorando na loja de roupas de marca. Coitadinha

    vai lá Guilherme Bueno, vai chupar as bolas do seu papai Galvão Bueno”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk MAndo BEM XDDD! eu ri!

    Responder

  • Paulo Henrique disse em 17/09/2010 | 09:14.

    Cara o Rio de Janeiro tem por tradição o nome de cidade maravilhosa,e infelizmente a realidade nos priva de fazer algum tipo de comparação com cidade maravilhosa e as cenas que vimos,particularmente não sou do RIO mas as vezes sinto vontade de visitar a cidade mas as publicidade visual que vemos é algo que amedronta e assusta…

    Responder

  • paulo oliveira disse em 18/09/2010 | 12:33.

    o que adianta ser uma cidade linda com vcs dizem mas com os pés sujos de sangue viva o 20 de sem

    Responder

  • paulo oliveira disse em 18/09/2010 | 12:37.

    o que adianta se uma cidade linda e as pessoas se cuidando de uma bala perdida o rio tem os pés sujo de sangue

    Responder

  • Mariana disse em 22/09/2010 | 09:17.

    Fotos excelentes…Infelizmente a cena é triste!

    Mas a discussão…Muito franca! Sobre os primeiros comentários…

    Me fala onde a globo retrata essas cenas? Cite aqui!
    A globo mostra de sensacionalismo, de reprodução! Não é discurso universitário..Qualquer idiota sabe disso…

    Óbvio que dentro da rede globo e de outras emissoras tbm existem pessoas que fazem a crítica, mas são as pessoas, os jornalistas coerentes e não a instituição GLOBO!

    FUCK!

    Responder

    • Stafon disse em 17/07/2011 | 01:36.

      Articles like these put the consumer in the driver seat—very iopmrtnat.

      Responder

  • cesar disse em 15/11/2010 | 04:22.

    TUDO O QUE VC VIL ACIMA *NÃO* É O RIO DE JANEIRO….É O BRASIL TODO

    Responder

  • anonimo disse em 19/01/2011 | 12:56.

    nosa eu fiquei inpresionado com a cidade do rio eu moro no paraguy e nao peso en sai da qui jamais aqui eu moro no ceu grasas a deus

    Responder

  • estefani disse em 22/02/2011 | 03:21.

    olhei algumas cm muitas lagrimas eu sempre tive um sonho para fazer o qe vc faz mostra o mundo atraves de uma camera qe nao menti mas nao pudi terminar meus estudos eu fui muito pobre e fui mae sedo nao tive oportunidades de espor minhas ideias mas vc faz um pouco do qe eu sempre qiz.obrigado e adorei tudo qe vc postou nesse seu saiti.sou sua fã♥

    Responder

  • Natália Campanholo disse em 24/07/2011 | 06:50.

    Puxa, fotos incríveis! Muito impactantes!

    Responder

  • Felizardos dos Santo disse em 23/08/2011 | 01:41.

    Eu nâo sei qual é o nome que posso dar as pessoas que fazem fotos maravilhosas e muito linda, fotos que as vez ficamos em palavras.
    Eu so fotografo é tenho muito respeito por ela e à fazno meu grande sintimento mando um abraço a tdo os colegas, especial os profissonas da arte um grande abrço pra tdo voces.

    E quero aprender mas com voces.

    Responder

  • menor da favela disse em 03/04/2012 | 09:15.

    só sabe oq acontece quem tha lá e da varanda da casa dos jornalistas da globo naum da pra ver quanta gente morre por causa de pó e de maconha . o governo abandona a favela e depois entra com caveirão não adianta de nada porque a policia não pode acabar com o tráfico só quem pode acabar com o trãfico são o usuários que compram e dão armas na mãos de traficantes

    Responder

  • Rafael disse em 17/04/2012 | 08:13.

    fotos incriveis e chocantes da realidade dorio de janeiro q a tv nunca mostraria, claro! excelente trabalho!

    Responder

  • air max bebe disse em 11/06/2013 | 08:11.

    hey there and thank you for your information – I have definitely picked up anything new from right here. I did however expertise several technical issues using this site, as I experienced to reload the site many times previous to I could get it to load properly. I had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading instances times will very frequently affect your placement in google and can damage your high quality score if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS to my email and could look out for much more of your respective interesting content. Ensure that you update this again soon..

    Responder

  • Oakley Womens disse em 17/06/2013 | 12:56.

    Sunglasses are already all over for any long time. They’ve constantly been regarded as objects of style and design. Many individuals have usually connected sunglasses with seems to be of sleekness without the need of any practical objective. Celebrities have already been regarded to work with sunglasses to aid hide their faces through the stares of their followers. Regardless of the ignorance of plenty of people as to your sensible importance of sunglasses, their popularity has grown steadily. It can be rare to search out a person with no pair of sunglasses primarily all through the summer time. Individuals without the need of their sunglasses on probably have them stashed away somewhere in their closets. Contrary to popular perception on the other hand, sunglasses have various wellness positive aspects several of which may be noticed below. Oakley Womens http://www.googleusashop.com/Oakley-Polarized-Sunglass-OK5000186-4206.html

    Responder

  • jordan retro 13 disse em 05/07/2013 | 11:10.

    That was the same year Black crushed a lot of female hearts by marrying singer-actress Lisa Hartman, then hot off the CBS nighttime drama Knots Landing. A few like “Something That We Do” and “Been There” even enjoyed pop music airplay. Despite its aged classic conceive, this example still makes a lively parade on retailers’ layer just to remind of the variety’s source. It may be a historic quantity for Jordan Brand that is why this Air Jordan 1 deserves a minute risk. jordan retro 13 http://www.google.am/webmasters/tools/richsnippets?url=run2013.org/ceshi12.html

    Responder

  • gamma 11 disse em 25/12/2013 | 11:12.

    significantly binaural beats contain trendy between professional athletes, corporations, and those functioning for their personalized advancement moreover religious see affliction. They’re commonly common all around the whole world to meditation and being a excellent and straightforward process and bypass the particular acutely aware head to Conduct ideal Because of the subconscious. Within the final handful of decades they have got get most popular.

    Responder

Comentar

Mas leia antes estas três regras:
  1. O Flavio Lamenza tem sempre razão
  2. Os campos marcados com * são obrigatórios
  3. Em caso de dúvida, ler a regra no 1