Religião x Bom Senso x Fifa

6 de junho de 2011

Esta foto mostra a reação das jogadoras do time de futebol feminino do Irã ao receber a notícia que a Fifa não permitiu que elas jogassem as Olimpíadas de Londres 2012. O motivo é que as regras não permitem cobrir o pescoço e as orelhas.

Imagem: Iranianas tristes com a decisão da Fifa

A Fifa é pré-histórica liderada por dinossauros sem o menor bom senso. Como podem explicar jogadores usando aparelhos de proteção que cubram as orelhas e o pescoço, mas não um pano para as cabeças das jogadoras do Irã?

E o irã também não é malandro… era só colocar todas as jogadoras usando os aparelhos de proteção permitido que cobrem as orelhas e pescoço que daí queria ver o que a Fifa ia falar.

91 pessoas já comentaram

  • kasko disse em 06/06/2011 | 04:21.

    Concordo plenamente. Faltou malandragem para o Irã. se colocassem as jogadoras pra usar aqueles capacetes que usam o Peter Cech ou o Cristian Chivu tava tudo certo…

    Responder

    • bIA—ALOKA disse em 07/06/2011 | 03:43.

      A MINHA OPNIÃO É ÍNFIMA, MAS ACHO QUE A COISA LÁ, A FIFA, DEVERIA DEIXAR AS LÉSBICAS IRANIANAS JOGAREM!

      Responder

    • Andore disse em 07/06/2011 | 10:43.

      “A Fifa é pré-histórica liderada por dinossauros sem o menor bom senso.”

      Vocês falam como se o pessoal do Oriente Médio fossem um exemplo de modernidade e de aceitação aos costumes dos outros povos. =]

      Responder

      • Kevin Shih disse em 08/06/2011 | 12:57.

        Não fala besteira. Só porque existem grupos radicais no Oriente Médio, não quer dizer que podemos condenar uma nação inteira por causa disso.

        Como eles vão aceitar outros povos e culturas se eles não são aceitos?

        Responder

      • Eric Willian disse em 12/06/2011 | 02:28.

        Nenhuma regra deve sobrepor a outra, o islã não pode mudar as regras do futebol e o futebol não pode mudar as regras do islã.
        Se o Futebol tem uma regra que diz que o jogador deve jogar de chuteiras e com pescoço e orelhas visiveis, esta regra deve ser cumprida, a partir do momento q as mulheres do islã querem jogar futebol, elas já estão desrrespeitando a sua religião, se pra jogar é presiso estar descoberto e isso entra em conflito com as regras do islã, não joguem, pois, querer mudar uma regra do futebol é o mesmo q o futebol querer mudar uma regra da religião, não tem nada haver com preconceito, aceitação ou seja lá o que, regra é regra.

        Sou árbitro de futebol e o motivo do porque não poder jogar com um lenço que cobre orelhas, pescoço, e cabelos, são que podem se esconder objetos perigosos, brincos e colares (que tambem são proibidos ) comunicadores e outros aparelhos eletrônicos.

        =]
        Um homen sem religião é como um peixe sem bicicleta.

        Responder

  • Jordana disse em 06/06/2011 | 04:24.

    mas é q não adianta cobrir só orelhas e pescoço. elas precisam cobrir o cabelo tbm

    Responder

    • Murdock disse em 07/06/2011 | 08:00.

      Mas o capacete do Peter Cech cobre a cabeça também, daria pra esconder os cabelos.

      Responder

  • Emily disse em 06/06/2011 | 04:27.

    É verdade oq a Jordana falou…

    mas faltou tb BOA VONTADE de deixarem elas jogarem…aff

    Responder

    • Thomas Tur Bano disse em 07/06/2011 | 12:21.

      Esperar o que da FIFA tb? Bando de corruptos.

      Responder

      • Buldogão disse em 07/06/2011 | 06:20.

        Peraí… Pode até ser um bando de corruptos, mas nessa ocasião eles agiram corretamente. Se abrissem um precedente por causa de um motivo RELIGIOSO, logo apareceriam outros grupos reinvindicando os mesmos direitos e a coisa poderia descambar. “Ah, mas eu preciso jogar de soqueira porque sou adepto de São Mike Tyson….”

        Responder

  • Daniel disse em 06/06/2011 | 04:27.

    O problema é que mais difícil pro Irã forçar suas jogadoras à usar a proteção de cabeça… já que elas cobrem a cabeça com um pano que tem todo o significado religioso e tal.

    Agora a FIFA, pelo amor Deus (ops… espero que a FIFA não veja isso!)

    Sou Cristão e não queria ver a FIFA proibindo um jogador de sair comemorando um gol agradecendo à Deus.

    Que posição arcaica!

    Responder

  • Bruno disse em 06/06/2011 | 04:28.

    Não é só a FIFA que é pré Histórica, essas religiões ditatoriais cheia de restrições no-sense também precisam rever seus conceitos… muitas culturas estão ultrapassadas e demandam revisões, são costumes que devem ser respeitados… claro que sim… mas também era costume puxar a mulher pelo cabelo até a caverna nos primórdios da humanidade… o que falta no mundo com relação a situações como está é falta de bom senso coletivo.

    Responder

    • Daniel disse em 06/06/2011 | 04:47.

      Bom-senso coletivo é o Islã entender que a mulher não precisa mostrar suas bundas para serem sensuais, e as mulheres de lá não sentirem a menor necessidade de se mostrarem na rua… não por que as o fazem sejam vulgares; mas por que a mentalidade narcisista da nossa sociedade impõe um padrão de beleza alcançável por poucas, forçando as demais à buscarem uma aprovação coletiva para aplacarem sua auto-estima frequentemente atacada pela mídia.

      Liberdade para a mulher ocidental é poder mostrar suas pernas e balançar seu cabelo; liberdade para a islâmica e não sentir necessidade disso para se achar bonita.

      Bom-senso de verdade é passar os estereótipos criados pela mídia, e compreender a cultura alheia

      Responder

      • Renata disse em 06/06/2011 | 08:01.

        falou e disse !!

        Responder

      • Douglas disse em 06/06/2011 | 08:59.

        C-C-C-Combo Breaker!!!

        Responder

      • Combano disse em 07/06/2011 | 04:26.

        KKKK. Falaa seeerio. LIBERDADE pra QUALQUER pessoa (mulher, homem) é fazer OQ BEM QUISER, seja mostrar a canela, a perna ou não mostrar nada. Por acaso elas tem escolha?

        Responder

      • Régis disse em 07/06/2011 | 08:44.

        Concordo com o Daniel.

        Combano, liberdade é fazer o que quizer? mata alguém então pra ver se vc pode fazer o que quizer.

        O uso desse lenço faz parte da cultura e religião, elas não podem não usar o lenço pq estariam indo contra sua própria religião, se não quiserem usar o lenço seria porque não concordam com o islã. Sendo assim se não quiserem usar basta deixar o islã.

        Responder

      • Clarice disse em 07/06/2011 | 09:02.

        Concordo com o Bruno e com o Combano.
        Falam como se fosse a mulher que tivesse criado essas regras de se cobrir. Foram os homens que impuseram isso a elas. Isso não é liberdade não, é machismo mesmo.

        Responder

      • Roberto Laudari disse em 07/06/2011 | 10:30.

        Palmas!

        Responder

      • Buldogão disse em 08/06/2011 | 06:34.

        A Clarice disse quase tudo. Eu só acrescento que as mulheres ocidentais ainda estão enfrentando muitos problemas na sociedade, basta ver a recente Marcha das Vadias. Porém, a situação é muito pior no mundo islâmico, onde ainda existem correntes que acham que elas nem alma possuem!

        Não sei qual tua religião, Daniel, mas tenho um bom mandamento para ti: “Não colocarás crase diante do verbo”.

        Responder

    • Zoroastro disse em 07/06/2011 | 10:43.

      Na verdade a FIFA quer barrar associação de eventos FIFA com qualquer religião. Isso começo logo após o Brasil ter ganho uma Copa das confederações e vários jogadores sacarem camisetas com mensagens religiosas e também terem se ajoelhado para rezar em campo. Pode ver que na Copa do mundo isso não aconteceu.
      Acho que ela está completamente certa de não deixar as duas coisas se misturarem.

      http://t.co/u2M5cfc

      Responder

      • Areque disse em 07/06/2011 | 11:44.

        A FIFA quer ser uma confederação sem religião, mas esqueçe que a religião é um aspecto cultural muito forte em muitos paises, o Brasil é um exemplo disso. Foi uma pisada de bola muito feia, intolerante e preconceituosa contra a o islã que possuim uma base filosofica poética e muito interessante.

        Responder

  • Thais disse em 06/06/2011 | 04:38.

    Ah por favor, não venham falar em “religiões ditatorias”. Sou crista, mas entendo perfeitamente o motivo pelo qual elas usam o véu, elas não tem que abrir mão da sua crença e dos seus costumes para poderem fazer alguma coisa, o problema é realmente a FIFA não respeitar isso, hoje tá na moda fazer campanha contra a homofobia e tudo isso, mas por causa da sua religião, as pessoas enfrentam este tipo de situação e coisa bem piores e o apoio é zero.

    Responder

    • Satynne disse em 07/06/2011 | 11:58.

      Hahaha… Concordo, mas me fez pensar numa coisa: hj, estamos vivendo uma espécie de fundamentalismo às avessas. Tipo: Não desrespeitem os gays, acolham os alcoólatras e os viciados em drogas, providenciem assentos duplos para os obesos… (só pra deixar claro, apoio TODAS essas iniciativas, são mais do que justas). Mas, por favor, não nos obrigue a ver você exercendo a sua religião na nossa frente! Por favor! Você não pode ter ou deixar de ter qualquer conduta religiosa simplesmente pq vc concorda com ela, tem que taxar vc como oprimido por um pensamento retrógrado. No caso específico do véu, pensar que elas apenas usam pq são obrigadas é idiotice. A cultura é outra, e no contexto delas, é bonito e pessoal. Poder usar o véu onde quer que estejam é liberdade pra elas.
      Em suma: Fifa mandou mal PRA CARALEO*!

      Responder

  • Nah disse em 06/06/2011 | 04:50.

    Quando é que as pessoas vão entender que isso é uma cultura? Além do mais, não é por isso que a FIFA proíbe, tem outras razões, como o fato de países europeus + EUA estarem em guerra diplomática com o Irã.

    Responder

    • Dondiego disse em 06/06/2011 | 07:53.

      Não acredito nem um pouco que seja isso não…

      Se a minha religião me “obriga” a sempre andar descalço eu também não posso participar de jogos oficiais de futebol… é uma simples REGRA…

      Nesse ponto (e somente nesse) eu defendo a FIFA.

      Responder

  • Fabio S. disse em 06/06/2011 | 05:08.

    PRÉ HISTÓRIO É O IRÃ.

    Responder

  • Otavio disse em 06/06/2011 | 05:14.

    Acho que a fifa tem medo delas explodir ou algo assim…

    São dois dinossauros, um lado a FIFA outro lado a Religião. Um por pior que seja une as pessoas
    ou as separa

    Responder

    • André Castro disse em 06/06/2011 | 05:17.

      Mas o foda nisso ai eh q quem sai prejudicadas são só as jogadoras… E as coitadas ja devem ter problemas para caraio…

      Responder

  • but what that hell disse em 06/06/2011 | 05:21.

    ”A Fifa é pré-histórica” pode ser…e religiao manda usa ropas[ver-crentes que SO usam saia]nao é tbm nao senhor xongas?

    é issu ae…sem bom senso total

    Responder

  • Leonardo disse em 06/06/2011 | 05:51.

    Mas na própria matéria diz que a decisão foi do árbitro barenita:

    “Ainda que tenha sido dito nas regras da Fifa que nenhum país pode jogar com as vestimentas islâmicas, nós tivemos as negociações necessárias com as autoridades da Fifa”, disse Kafashian. “Infelizmente, eu não sei o motivo pelo qual o árbitro do Barein se recusou a deixar o nosso time jogar.”

    Sair criticando os outros sem ler a matéria não dá. A FIFA é arcaica, é igual ou pior que a CBF, coleciona milhares de escândalos, mas isso não nos dá o direito de criticá-la até quando a decisão não foi dela diretamente. Esperamos a decisão da FIFA em relação à decisão do árbitro para aí sim falar mal dela, ou elogiar a postura dela neste caso.

    Responder

  • Jean disse em 06/06/2011 | 05:52.

    Isso não é questão de bom senso, isso é boicote político e religioso descarado. Porque será que o ocidente é mal visto por lá??? As atitudes de desrespeito com eles não são de hoje. Que se acabe Fifa, Fia e todas estas instituições mafio-esportivas.

    Responder

  • Jordana disse em 06/06/2011 | 06:19.

    já vi relatos de muçulmanas brasileiras dizendo q gostam MUITO de usar véu, sentem-se quase peladas se andarem na rua sem ele, e q poderiam até escolher não usar o véu, mas gostam dele, e gostam de seguir fielmente a sua religião.
    respeitemos, portanto.

    e outra: se não fizesse um calor infernal aqui, e se não fosse mal visto pelos brasileiros, eu adoraria poder andar por aí de burca só pra não ter q ouvir cantada de pedreiro nojento na rua ¬¬

    Responder

  • fernando disse em 06/06/2011 | 06:21.

    Ridiculo MESMO é um país obrigar as pessoas a se vestir do jeito que o estado quer.

    A FIFA não é um estado, pode fazer as regras que quiser, e acho ótimo separar esporte de religião, esporte de política…

    E no final das contas, religião pra que?

    Responder

    • mauricio disse em 07/06/2011 | 03:29.

      Desculpa ai camarada Che.

      Responder

  • Kenny SP disse em 06/06/2011 | 06:30.

    Na minha opnião tanto a religião qnto a Fifa estao erradas…
    mas a fifa poderia ter tentado entrar num acordo…uma boa ideia é em relação a esse capacete citado acima, era soh fazer uma adaptação pra elas poderem esconder os cabelos por completo, o q geraria até mais vendas do tal capacete.

    Responder

  • Ale disse em 06/06/2011 | 06:38.

    Enquanto que uns falam da “religião da ditadura”, mas sem conhecer… O Irã não é assim ditatorial não, em relação à religião! A própria religião é assim, e não quer dizer que isso é ridículo, meu deus!

    Ridículo é países como o Brasil esbanjarem sexualidade o tempo todo na mídia, como se isso tivesse que ser aceito como “progressista”!

    Fala sério, todas as religiões não tem suas formas de expressar a crença? A Fifa está muito errada, mas acredito que a desculpa que eles deram foi a desculpa técnica… se tivessem jogadoras sem lenço, poderiam jogar. Mas mesmo assim, acho uma desculpa patética, fora do contexto social que envolve aquele país.

    Mesmo assim, parem de julgar a religião delas, por favor. O fato não é esse, o fato é que a Fifa desrespeitou uma nação inteira com isso…

    Responder

  • DLP disse em 06/06/2011 | 06:51.

    Milagre o Flavio Lamenza ter razão.

    Responder

  • Alexandre disse em 06/06/2011 | 07:06.

    Parabéns aí Flávio Lamenza,

    vc sempre tem opiniões críveis que não são levadas pelo senso comum. São críticas que realmente condizem com o bom senso, sem influências idiotas =)

    Só não concordei com o que vc disse sobre o Dunga, pô, na época da Copa do Mundo hahahaha

    Valeu, Abraços!

    Responder

  • Caroline disse em 06/06/2011 | 07:16.

    apesar de achar que essas roupas islâmicas são ridículas e desnecessárias, especialmente quando obrigatórias, a desculpa usada pela Fifa é patética, é um desrespeito à religião e ao país como um todo.

    Responder

  • Mário disse em 06/06/2011 | 07:32.

    A FIFA é tão poderosa que ela manda nas Olimpiadas, que é organizada por outra entidade do esporte , se não estou enganado é pelo COI.

    Responder

    • meia disse em 06/06/2011 | 08:29.

      não querido.
      é que geralmente campeonatos organizados pela Fifa, como o sulamericano sub-20 masculino que classificou o Brasil para as Olimpíadas, servem como seletivo para as olímpiadas.
      Abraço!

      Responder

      • kasko disse em 07/06/2011 | 11:44.

        Mais ou menos. É certo que o sulamericano sub-20 serve de classificação para as olimpiadas mas, a FIFA não permite que jogadores acima de 23 anos participem dos jogos pois, de certa forma, seria considerada uma copa do mundo entre as copas do mundo e isso para ela seria terrível financeiramente,
        É certo que as olimpíadas é o maior evento esportivo do mundo e nas olimpíadas, teoricamente, estão os melhores atletas do mundo mas isso não ocorre com o futebol e até pouco tempo atrás também com o tênis.

        Responder

  • Dondiego disse em 06/06/2011 | 07:48.

    Mas qual seria então o correto: respeitarmos a religião alheia e permitir que em um jogo de futebol, onde comumente são usados shorts e camisetas (por um motivo óbvio deste esporte desgastante) ou a tal religião alheia respeitar o esporte?

    Minha opinião é simples, se uma pessoa não é capaz de se adaptar a um tipo de esporte, que pratique outro!

    Se tudo fosse liberado, os esportes virariam circo. Se for liberado este pano ae, amanhã tem gente querendo jogar de BURCA… Cada macaco no seu galho.

    Acho que a discussão aqui não deve ser ligada a um possível preconceito. São apenas regras…

    … ou alguém acha que o uniforme padrão do futebol é incorreto? Td bobagem…

    Responder

  • chico disse em 06/06/2011 | 08:01.

    Não existem 11 mulheres não-muçulmanas no Irã?

    Responder

  • Giovani Nunes disse em 06/06/2011 | 08:38.

    fácil colocar machos com peitos falsos jogando como mulheres, se aparecer só o rosto.
    na minha opinião, a fifa fez bem em proibir. a mulher tem que ter o direito de escolher se quer ou não cobrir todo o corpo, as que quiserem, sinto muito, mas não podem jogar futebol profissionalmente.

    Responder

  • sara ellen disse em 06/06/2011 | 09:02.

    bem feito, ngm mandou ter essa religia escrota

    Responder

    • Barbara disse em 07/06/2011 | 10:20.

      Não é questão de QUERER ter esta religião…elas nascem em famílias que seguem esta religião há muitas gerações, e portanto (para grande maioria) estão condicionadas; se elas desrespeitarem isso, e se pertencerem a famílias tradicionais, poderão sofrer “penalidades”! Lembre-se que há um “privilégio” dos homens com relação a quase tudo nestas nações; a mulher vem sempre em segundo plano…

      A questão do véu não é só cultural e religiosa; é uma obrigação que elas acreditam ter com a religião que seguem; isso vem delas, da cabeça delas.

      A Fifa deve entrar em acordo com país e não bater de frente com uma religião que existe muito antes dela própria.
      O motivo desse bloqueio as jogadoras, deve ser outro. Jogaram a culpa na vestimenta apenas para não declarar a verdadeira razão…

      Responder

  • @amebarbosa disse em 06/06/2011 | 09:07.

    Alguém leu a notícia?
    No próprio link mostra que a Fifa e o Irã tinham chegado num acordo. Porém o árbitro não deixou que jogassem. Elas iriam fazer uma reclamação à Fifa.

    Não que eu goste da Fifa, acho que os caras são tão corruptos que o Palocci é pobre perto deles, mas não vi o erro na questão.

    Responder

  • @amebarbosa disse em 06/06/2011 | 09:18.

    Esqueçam o que eu disse. Fui atrás e, realmente, a Fifa não acatou o pedido.

    Concordo com o Flavio.

    #EpicFail

    Responder

  • isadora maria disse em 06/06/2011 | 09:19.

    Que absurdo!!!

    Responder

  • joão mendes disse em 06/06/2011 | 09:21.

    Putz, tem que jogar no mato um ser que faz um comentário desse (sara ellen)

    Responder

  • Anderson disse em 06/06/2011 | 09:34.

    Estranho, realmente estranho, não sabia que elas jogavam com turbantes…

    Responder

  • Plinio disse em 06/06/2011 | 10:30.

    Acho uma puta falta de sacanagem da FIFA, sera que se o Aitolá chegar com uma mala preta com uma grana Boa…eles alterariam a Lei?
    ABSURDO!!!
    Os influentes da Internet deveriam se unir contra a FIFA e esse abuso

    Responder

    • Fox disse em 07/06/2011 | 03:36.

      (Puta FALTA de sacanagem…??????)
      (Puta FALTA de sacanagem…?????)
      ?????????????????

      Responder

  • Teófilo Athos Brauns disse em 06/06/2011 | 10:58.

    Regra é clara no futebol… não pode usar nenhum tipo de acessório, aneis, pulseiras, relógios, veus, brincos, correntes, piercing, NADA. Vocês criticam a fifa, religião e etc.
    Mas esse véu, assim como outros acessórios é um convite para ACIDENTES.
    Os times alheios não iriam respeitar e se aproveitariam da fraqueza para machucá-las.
    A decisão foi para o bem delas.
    Cabe aos líderes religiosos delas, criarem uma exceção em que na prática de esportes em que elas possam se machucar o véu não seja necessário.
    Equipamento de proteção é uma coisa acessório é outra.

    Responder

    • Clarice disse em 07/06/2011 | 09:07.

      eita.

      Falou tudo.

      Responder

  • Oromis disse em 06/06/2011 | 11:43.

    sou ateu mas acho que cada um tem o direito de fazer o que bem entende da vida
    respeito pessoas religiosas assim como espero que elas me respeitem

    O nome disso é FALTA DE RESPEITO
    falta de respeito pela cultura muçulmana
    falta de amor ao próximo
    falta de compaixão e principalmente compreensão

    Responder

  • kees disse em 06/06/2011 | 11:50.

    Mas ô Flávio! Vc não leu a reportagem q vc mesmo publicou? A foto não mostra a reação sobre a proibição da FIFA!!!
    Segundo a matéria: “Uma fotografia no site da Press TV mostrou as jogadoras na partida de sexta-feira usando uniforme branco e algo para cobrir a cabeça que escondia os seus cabelos e as suas orelhas, ajoelhadas ao redor da bandeira iraniana no gramado.”.
    e…
    “O time iraniano foi banido da partida contra a Jordânia pouco antes do início do jogo em Amã na sexta-feira, de acordo com reportagem da estatal TV Press. A Jordânia foi premiada com a vitória por 3 0 na segunda rodada da classificatória.”

    “”Nós vamos apresentar uma queixa à Fifa contra o árbitro responsável pelas partidas”, disse Ali Kafashian, chefe da federação de futebol do Irã, de acordo com a agência Isna.”

    A foto foi tirada após o jogo ter sido suspenso por um árbitro…

    Responder

  • Uepa! disse em 07/06/2011 | 01:34.

    Eu ia na 27…. EU

    Responder

  • Franco disse em 07/06/2011 | 07:24.

    Tá certo mesmo. Deixar só o rosto de fora faz com que fiquem todas muito parecidas e dificulta a arbitragem distingui-las.

    Fazer o que, se o deus delas não gosta de futebol?

    Responder

    • @ofensivopn disse em 07/06/2011 | 08:24.

      É verdade, afinal os números das camisas não serve pra nada mesmo! Imagina então como os árbitros conseguem identificar japoneses, chineses e coreanos? Francamente!

      Responder

  • @ofensivopn disse em 07/06/2011 | 08:23.

    A religião é uma merda? É. A FIFA é preconceituosa? É. Mania desse povo ocidental em desrespeitar a cultura alheia (islamismo em sua maioria). Afinal, quem não se lembra da proibição de manifestação religiosa em comemorações depois que a seleção egípcia (se eu não me engano) comemorou seu gol fazendo reverência à maneira muçulmana. Os muçulmanos têm sua cultura e religião, quem somos nós para julgá-los?

    Responder

  • Sotto disse em 07/06/2011 | 09:03.

    Isso também tem politicagem no meio…não é só “o Irã não vai jogar por que a Fifa não quer”, atualmente muita gente não quer o Irã por perto, isso é só uma desculpa esfarrapada pra repreender

    Responder

  • Roberto disse em 07/06/2011 | 09:07.

    Perae… uma religião em que as mulheres são tratadas como CAPACHOS, com menor valor que um ANIMAL, tem que andar completamente TAPADAS e tem quase que apenas obrigações (e não direitos)… e a Fifa é pré-histórica por não querer isso em uma competição que tem como base a confraternização entre povos e a celebração dos direitos iguais?

    Ahn… tá bom.

    Responder

  • @ironbanger disse em 07/06/2011 | 09:37.

    Cumulo do ridiculo.. sabemos que a religião é extremamente machista e mais uns caralhocentos de coisas ruins, mas foda-se é a religião deles e todos nós devemos respeitar (respeitar, não to falando para gostar, seguir, sem um membro, apenas ter respeito pela religião alheia a foda-se) E se a Fifa criou uma “regra” (carai a fifa é fodelona todo mundo respeita) onde não se pode cobrir a cabeça ombro joelho e pé (lembram desta musiquenha) esta regra com certeza tem que se revista ou refeita ou retirada ou apenas se mais maleavel aponto de se ter a porra do bom censo e não agir como um carrasco ditanto quem pode ou quem não pode jogar. Sabe por que a FIFA faz isto? Porque a bola é deles ai só joga quem eles gostam!! hehehe.. EEEEII FIFA VAI TOMA NU CU!

    Responder

  • Passanha disse em 07/06/2011 | 09:38.

    Mas o que a Fifa tem a ver com o COI? A Fifa tem participação nas Olimpíadas?

    Responder

  • Marco disse em 07/06/2011 | 11:09.

    Eu não me acredito!

    Responder

  • Caio disse em 07/06/2011 | 12:12.

    Religião a doença que atrasa o mundo.

    Responder

    • Marcelo disse em 07/06/2011 | 02:16.

      Concordo ^^ hehe

      Responder

  • orelha disse em 07/06/2011 | 12:38.

    Será que o Irã esta pagando sua “mensalidade” a Fifa? Como eles não tem “spc” encontram outras formar de “negativar” os associados, nesse caso usaram a desculpa do lenço. Espero que nenhum Iraniano mais afoito jogue um boeing na sede da fifa.

    Responder

  • orelha disse em 07/06/2011 | 12:38.

    E o placa nesse momento: Preconceito/Intolerancia/Abuso de poder – 1 x 0 – Bom senso.

    Responder

  • Mulholland disse em 07/06/2011 | 01:32.

    Mas, tio Ku, quando os jogadores homens cobrem as orelhas e pescoços com aparelhos de proteção, eles fazem por “proteção” e para atender a uma medida que é necessária numa situação isolada. As moças iranianas o fazem por motivos religiosos.

    Nem o mundo nem a bola vão parar para atender os fanatismos de cada um. Regras devem valer para todo mundo. A FIFA é governada por dinossauros, mas dinossauros ainda mais pré-históricos e com menos bom senso obrigam as moças a se cobrirem. Se fossem testemunhas de jeová, teriam que jogar de saia. Motivo elas devem ter. Razão, é outra história. Quer jogar o jogo, cumpra as regras que se aplicam a todos os jogadores.

    Also, pode isso arnaldo?

    Responder

  • Mulholland disse em 07/06/2011 | 01:37.

    E se eu tivesse uma religião que me obrigaria a portar espadas? E se eu tivesse uma religião que me obrigaria a andar com pés atados? E se eu tivesse uma religião que me proibisse de correr?

    Quando o jogador está no campo, ele é jogador. Não é crente, não é muçulmano. Ele é só jogador, como os outros que estão no campo para jogar.

    A FIFA tem essa regra e nós não a entendemos. Isso não é razão para falar que a regra é errada. A FIFA deve ter sua razão. Imagino que deve dificultar o trabalho do juiz, sei lá. Só sei que só se pode usar chuteiras, meião, short e camisa. Isso é pedir demais?

    Responder

  • Lysian P. Abdullah disse em 07/06/2011 | 01:53.

    q bosta de Fifa……….

    Responder

  • Marcelo disse em 07/06/2011 | 02:15.

    Nem FIFA nem a religião estão certos. Beleza que é só um pano, mais uma bobagem religiosa.
    Mas como de se esperar, a FIFA n respeitando ninguem , e a religião como sempre acabando com a liberdade de todos, principalmente com a liberdade das mulheres….

    Responder

  • Mário disse em 07/06/2011 | 02:55.

    Também discordo desse posicionamento da FIFA, porém, é algo geral.

    Não se pode orar antes do jogo, independente para qual deus seja, não se pode usar camiseta alusiva a nenhum deus, não se pode entrar com corrente de cruz ou qualquer outra coisa que remeta a religião.

    Não foi algo CONTRA elas, foi algo que já existe, e acabou se aplicando a elas.

    E uma coisa engraçada, conheci 3 iranianas, e nenhuma delas usava isso ou algo assim, estranho o time só ter mulçumanas…

    Responder

  • roberval o ladrão.. disse em 07/06/2011 | 03:00.

    quem perde sempre é o esporte…! jogador nao pode comemorar gol com a torcida, amarelo…jogador nao pode dar chapeu no adversario, amarelo, e por ai vai…agora quando um time feminino de um país muito conservador vê no esporte uma janela para amenizar as privações que elas sofrem, vem a fifa de novo e faz um gol contra desses…

    Responder

    • debora disse em 07/06/2011 | 04:19.

      verdade, roberval… quem perde é o esporte.

      à parte de todas as opiniões sobre religião, não se pode negar que esta faz parte da cultura daquele povo.
      pra mim, não é questão delas gostarem ou não… elas cresceram com isso. Quem somos nós pra invadir a cultura do outro e ditar regras? a gente já sofreu isso quando tivemos a cultura nativa extirpada pela europeia… e aí? é fácil apontar o dedão na cara do outro, dizer que ele tá errado, colocá-lo no canto da parede e “exterminá-lo”.

      Parecemos com elas, de certa forma… a diferença é que a gente (sociedade ocidental) cobre nossas “cabeças” com hipocrisia. Elas, com o véu.

      Responder

  • rodrigo disse em 07/06/2011 | 05:43.

    Na frança eles também proibem as pessoas de usarem véus em locais prédios públicos. Where is your Allah now Flávio?

    Responder

  • Cindy disse em 07/06/2011 | 09:07.

    Mas que ABSURDO!!!

    Responder

  • Moonzends disse em 08/06/2011 | 11:13.

    Como se aqui todo mundo fosse ingênuo neah? ses acham que os caras do Irã não mexeram os pauzinhos deles para fazer as mulheres não jogarem? Pow imagina os caras tem mó briga que mulher não pode aquilo e poder não pode isso, imagina as mulheres do irã jogando bola algo totalmente para homens (na cultura deles), se permitissem elas jogarem e as mulheres acabassem ganhando muitas mulheres se juntariam e se rebelariam contra os costumes e tudo mais, e os caras pra n correrem o risco jogaram huma boina nos caras da fifa pra eles ficarem com a culpa e não parecer que o Irã que não esta permitindo, é o que eu acho.

    Responder

    • Wagner disse em 08/06/2011 | 05:27.

      Cara, ta confundindo Islã com Talibã…. são coisas completamente diferentes…

      Responder

  • Bob disse em 08/06/2011 | 12:50.

    Gente falando sobre religião. Isso não tem nada a ver com religião, a culpa não é do Islam se a Fifa faz uma proibição tosca dessas. Vá perguntar para as iranianas se elas querem descobrir suas cabeças… Garanto que não. Se for o contrário tanto faz. Todos tem direito à liberdade de credo e proibir um atleta de competir por causa de sua postura religiosa é algo ultrajante. Coisa ridícula essa da FIFA.

    Responder

  • Monogo disse em 09/06/2011 | 03:49.

    Nao vejo os panos na cabeça ser nenhuma vantagem acimas das outra jogadoras
    Alias isso até prejudica a performace delas

    Entao ai fica a pergunta: Pq nao?

    Responder

  • henrique disse em 10/06/2011 | 11:40.

    Eu concordo com a FIFA, se tem uma regra que proibe de cobrirem a cabeça, todos devem acatar a ela. Elas estão lá para jogar e então devem deixar sua religião de lado naquele instante. Se o país vai puni-las, entãoi elas que não jogem ou lutem para poderem não usar.
    Tudo bem que elas seriam mortas, mas não é nenhuma desculpa. Muitos escravos morreram na América lutando pela liberdade.

    Responder

  • Ivando disse em 18/09/2012 | 02:58.

    Exemplo de preconceito, por parte do conselho da FIFA, esses dinossauros esqueceram o real, objetivo do evento que e unir culturas espalhado os costumes de cada nação, agora que só pensam em fortunas que o evento gera, não faz a menor diferença um pais e seus costumes serem esculachados, com se fossem aberrações, chega a ser vergonhoso pra quem participa do evento aceitar tais atitudes sem fazer nada…

    Responder

Comentar

Mas leia antes estas três regras:
  1. O Flavio Lamenza tem sempre razão
  2. Os campos marcados com * são obrigatórios
  3. Em caso de dúvida, ler a regra no 1