Papel Higiênico em Cuba: Alternativas

8 de setembro de 2009

No dia 7 de agosto a Reuters avisou que faltaria papel higiênico em Cuba:

Em meio a uma séria crise econômica, Cuba está enfrentando escassez de papel higiênico e pode não ter o suficiente para atender à população até o final do ano, disseram fontes de empresas estatais na sexta-feira.

A revista Veja desta semana fez uma reportagem chamada “Até que Enfim Serviram para Algo” e mostrou como os Cubanos estão vivendo sem comprar papel higiênico.

Este aí de cima é o papel Higiênico lá na Ilha e é encontrado em hotéis e lojas especiais, inacessíveis aos cubanos comuns. Custam 5 reais e dura um rolo por semana. Vale levar em consideração que o salário médio do cubano é de 30 reais. Não vivem só com isso, pois recebem cesta básica com alimentação, educação, saúde, enfim, é uma vida complicada.

Eis as alternativas:

Jornal Granma: O cubano nunca comprou tanto jornal na vida. Tem sido uma ótima solução, custa 1 centavo de real e tem tiragem de 1 jornal por semana com 8 páginas. Ou seja, dura uma semana cagando médio.

Trabajadores: Outro jornal da ilha. Custa 1 centavo, tem mais páginas (14), mas é muito áspero e solta uma tinta laranja. Se você não tem problemas com assaduras e nem com a bunda parecendo um maracujá, a economia é que este jornal rende duas semanas!

Diccionário de Pensamientos de Fidel: Foi lançado em agosto e é o campeão de vendas em Cuba. são 340 páginas de papel fino e macio. Custa 1 real, e dura até 3 meses!!

88 pessoas já comentaram

  • Rubem Jr disse em 08/09/2009 | 09:29.

    Que merda… rsrsrs

    Responder

  • Jay disse em 08/09/2009 | 09:29.

    Genial! HAHAHAHA
    Ri demais, :D
    Amo o Chongas. blz

    Responder

  • Caetano disse em 08/09/2009 | 09:45.

    Adoro o Chongas. Estou lendo o blog ja faz algumas semanas. Ri muito e gostei de quase tudo o que tu escreveu. No entanto, a única vez que tive vontade de escrever foi agora. :(

    Na minha opiniao vc errou ao dar crédito a uma revista como a Veja e criticar um sistema que sofre embargos econômicos de vários países. Viva a liberdade capitalista, mas fora para a desigualdade em que vivemos hoje. Um dia encontraremos um meio termo legal, essa eh a minha esperança. A desigualdade, no entanto, em que vivemos hoje no mundo nao nos permite criticar um país que tentou de forma errada (ja que tentou com um ditador) fazer a coisa certa que é um mundo um pouco mais equilibrado.

    Responder

    • olha soh disse em 12/07/2010 | 12:49.

      puxa saco

      Responder

  • Leonardo disse em 08/09/2009 | 09:46.

    Rá!

    Responder

  • Jairão disse em 08/09/2009 | 09:53.

    No filme Madagascar, quando o Alex, o Leão, ao se encontrar com aqueles Lêmures na África, estranhando o costume deles, perguntou: “Como vocês fazem sem a presença dos homens? Como vocês fazem para limpar…?” . Um deles respondeu: “Quem limpa?!…” Dá mesmo para pensar: Por que os animais não limpam o fiofó após soltar o barro e o mesmo continua limpo?

    Responder

  • Jairão disse em 08/09/2009 | 09:59.

    Uma das soluções para o problema também pode ser encontrado neste post que vi no kibeloco e não sei se também já apareceu por aqui. É uma aula bastante educativa e serve para solucionar o problema cubano:

    http://www.youtube.com/watch?v=BpasbABb1kU

    Responder

  • Douglas Sá disse em 08/09/2009 | 10:08.

    Porra… como tem tanta gente que frequenta esse blog e não pensa em entender as piadas em cima de coisas simples… lamentável.

    PORRA!!! aqueel papel rosinha la é o Primavera… Isso dai lixa ateh concreto. Foi uma vez pra nunca mais.

    Post foi bom… do uma nota 7.

    Responder

  • Che disse em 08/09/2009 | 10:11.

    Lamentável rir da situação de um povo que sofre, não por causa do comunismo, mas por causa do embargo econômico. Já parou pra pensar o q seria do Brasil se sofrêssemos embargo? Tirando os alimentos que produzimos (não graças aos homens mas sim a terra e as condições climáticas que temos, diga-se de passagem) o que teríamos? O q produzimos? E olha que o Brasil é grande… Cuba tem ótimas escolas e os melhores hospitais do mundo. Será que ninguém pára pra pensar no pq a maior potência do mundo mantém o embargo? O q teria acontecido se ele n existisse? Pense nisso

    Responder

  • pqp disse em 08/09/2009 | 10:12.

    pqp que propaganda direitista do caralho

    veja chingando cuba e tudo q eh de esquerda, quer algo mais tipico?

    adoro o blog, mas ess epost foi lamentavel, nem achei graça.

    Responder

  • Matheus disse em 08/09/2009 | 10:13.

    Caetano disse, e disse corretamente. Existe sim uma desligitimização provocada em relação a outros regimes, mas estão mesmo eles tão errados? Ou os erros são na verdade fruto de varíaveis independente de seus líderes ou população.
    Com isto acabamos fechando os olhos aos enormes erros de nosso regime, os cubanos não têm papel higiênico, mas ainda conseguem se alimentar.
    Para ver como essa notícia é muito mais uma intenção de desligitimizar ela não diz por exemplo o número de pessoas no MUNDO, em países capitalistas que não tem nem o que comer, imagine se têm como limpar a…!?
    Não precisamos ir muito longe, no Brasil mesmo o RN tem 50% da população abaixo da linha de pobreza, que nem sabem o que é papel higienico.
    Enfim, de tudo isso uma coisa é certa, o sistema que vivemos está longe de ser o melhor, e se analisarmos friamente a opção cubana parece ser de fato mais agradável.
    O PROBLEMA é que os tomadores de decisão e quem pensa são pessoas que hoje estão sentadas no computador escrevendo (eu e você) e vivem felizes nessa porcaria de sistema que é o nosso, sem pensar no número de pessoas que não conseguem limpar a bunda ou em outras que por falta de comida nem têm o que limpar.

    Responder

  • victor disse em 08/09/2009 | 10:53.

    realmente lamentavel esse blog ecoar uma opiniao direitista da revista-lixo veja…

    o chongas eh o meu blog favorito, mas esse post infeliz foi digno do kibe loco e da classe media cabeça fechada que le veja…

    Responder

  • Matheus disse em 08/09/2009 | 11:31.

    Pseudo-intelectuais acima.

    É verdade isso, flavio, ou é frescura e eu acreditei?

    Responder

    • Tiago disse em 27/11/2009 | 02:34.

      Interessante como certas pessoas sem nenhuma capacidade de reflexão taxam qualquer um com cérebro de pseudo-intelectual.

      Responder

  • SoftwareSculptor disse em 08/09/2009 | 11:42.

    Vocês aí tem certeza que entraram no site certo? Discutir esquerda, direita, se embargo tá certo ou tá errado, Nordeste, pobreza? Aí, vão pro inferno vocês! Isso aqui é um site de humor, piada, incluindo humor negro, zoação, etc, etc, etc. Vão para esses foruns de ONG’s que tem aos montes por aí e chorem suas misérias do mundo. Bando de pela-sacos!

    Responder

  • Buenisch disse em 09/09/2009 | 12:31.

    E ainda tem gente que diz que brasileiro ri de tudo, até da própria desgraça. *_*
    Pelos comentários está nítido que não é bem assim.
    Isso é humor! Se não gosta vá assistir “Zorra Total”.

    Responder

  • andre foca disse em 09/09/2009 | 01:53.

    tá, isso é um site de humor, ponto para softwaresculptor. agora, rir de tudo, só porque “tá lá no site de humor” é idiotice. discutir num nível aceitável, mesmo num site de humor, é sempre bom……chamar de péla-saco quem acha q o blogueiro “derrapou” na piada é autoritário. se o blog permite comentários, ele q esteja preparado para elogios e para criticas!

    é realmente cômico um país inteiro sem papel higienico, e até acho q um cara q quer fazer piadas não pode deixar essa passar despercebida….mas o fato é q no brasil tem gente q não precisa de papel higienico porque não tem o q comer! logo não tem merda pra cagar! fazendo as contas, o papel higienico no brasil custa uma parcela pequena do salário minimo, mas em compensação, pensando relativamente, em cuba o jornal citado na matéria é infinitamente mais barato do que os jornais brasileiros! eles podem não ter com o que limpar a bunda, mas tem médicos competentes pra cuidar das assaduras e hemorroidas.

    fora tudo isso tem o fato da matéria ser da veja, revista com a qual ninguem deveria perder tempo…..a não ser q seja usada pra limpar a bunda de algum cubano por aí!

    Responder

  • Flávio Faria disse em 09/09/2009 | 04:06.

    Ai ai ai… Sempre estarão presentes os vermelhinhos que não tem mais nada a fazer a não ser criticar o sistema e falar dos direitos humanos e blá blá blá! Se se importam tanto com os problemas, tentem resolvê-los, não criticá-los! É fácil falar bem de Cuba, protegê-la de críticas e ficar em casa no Brasil e tomar leitinho quente, acessando internet e dormindo sob um teto sem goteiras!

    A piada foi ótima, a parte do livro do Fidel então nem se fala, e infelizes foram os comentários defendendo a causa de Cuba e criticando o post…

    Guardem suas opinião politicamente corretas para seus grupinhos de calças-xadrez, camisas fedendo à naftalina e sapatos do avô.

    E viva o Chongas!

    Responder

  • Cebola disse em 09/09/2009 | 04:45.

    Quando eu vejo esses patetas esquerdistas falando em um mundo melhor, mais justo, me lembro da seca que aconteceu na amazonia… os rios secos, sem peixe, e os coitados dos ribeirinhos passando fome… mas mesmo assim a terra estava mais verde, que jamais sera aqui no sul, mas eles passando fome, pois não tinha mais peixe… mas para plantar um pé de alface? não… pobreza amigos esquerdistas existe perto da linha do equador, aonde o peixe é abundante, a sombra farta, e a fruta cai do pé… aonde neva no inverno, e so sobrevive quem trabalha no verão não tem miseria… a desculpe tem miseria sim, os terceiro mundistas que vão para lá procurar uma vida melhor… acho que o problema de Cuba é que nunca nevou lá… se perguntem aonde tem miseria no mundo… e se alguma vez caiu neve…

    Responder

  • Rubens Andrade disse em 09/09/2009 | 08:08.

    Eu morri de rir quando li a reportagem na Veja. Então pensei: vou doar minhas revistas Veja para que os cubanos possam se limpar. Mas então lembrei de algumas coisas e percebi que, usando a Veja, os cubanos ficariam mais sujos… :)

    Responder

  • Valdecir disse em 09/09/2009 | 09:00.

    A gente ri, mas é a mais pura verdade essa do papel higiênico lá. Esses que ficam defendendo CUba e Fidel mudem prá lá e vcs vão ver oqueé bão.
    Usar jornal como papel higiênico, as belas praias não podem ser freqüentadas por quem mora lá, somente turistas podem usar a praia. quem mora lá fica com as praias de 2ª linha.
    Nada de internet, nada de PC, nada de celular. Se vc quiser viver no século passado, em 1950, é um lugar maravilhoso mesmo.

    Responder

  • Buldogão disse em 09/09/2009 | 09:17.

    Pelo amor de Deus, papel higiênico Carijó! Dá até filme: Encurralado em Cuba.

    Esses esquerdistas chorões só não se dão conta que aqui no Brasil podem defender livremente as suas opiniões. Agora, que tal irem fazer o mesmo lá em Cuba? Que tal irem pregar Democracia e Diretas Já lá na terra do Fidel? Se forem, levem um bom estoque de revista Carta Capital, pra alguma coisa ela terá serventia, afinal!

    Responder

  • Max disse em 09/09/2009 | 09:49.

    Já encontrei um ÓTIMO mercado consumidor pra VEJA!

    Responder

  • Carol disse em 09/09/2009 | 10:51.

    Preciso de Paz todos os dias … graças a Deus!

    Responder

  • lucas disse em 09/09/2009 | 10:55.

    Ninguem caga todo dia. Ou caga? Eu não.

    Responder

  • Daniel Victor disse em 09/09/2009 | 11:09.

    É muito fácil ser um “perfeito idiota latinoamericano” quando se tem papel dupla-face pra limpar o cu.

    Só uma pequena sugestão: abaixo da foto daquele papel-lixa você poderia ter posto a legenda “hay que endurecerse, sin perder la ternura jamas”, ou algo do tipo.

    Parabéns pelo post. VEJA rules!

    Responder

  • Leonardo disse em 09/09/2009 | 11:44.

    Veja Rule é o caralho, a Veja é podre, recista de direita de merda, é a midia impressa mais manipulada e manipuladora de todas.

    Responder

    • Flavio Lamenza disse em 09/09/2009 | 11:53.

      Parar no post para me criticar porque eu leio Veja é sacanagem hein… Eu leio o que quiser.

      E para a informação de alguns, eu já morei em Cuba. Por isso devo conhecer muito mais do que tudo que falaram por terem ouvido alguém de lá falar. Vivi lá por um ano e sempre passaram necessidades. Para se ter uma idéia dar um sabonete ou papel higiênico era um ótimo presente, não que eu fizesse isso, mas era verdade. Eles ganham em média 30 reais de salário, mas o governo banca o resto todo, de forma meio capenga, é verdade.

      Mas no índice de alfabetização Cuba está em segundo no mundo e o brasil em 90ª posição.

      Eles são felizes, companheiro, um povo bacana de conhecer. Tenho certeza que eles dariam risada do post… diferente de alguns brasileiros que esquecem um assunto para reparar que eu leio veja…

      Responder

  • Kamyu disse em 09/09/2009 | 11:56.

    Claro, claro. O post sobre papel-higiênico revela uma tendência de leitor de veja!!

    Ah façam-me o favor.. pseudo-intelectuais de merda.

    Lembrem-se q essa é uma porra d blog de HUMOR.

    Parabens pelo post Flávio.

    Responder

  • Canibal disse em 09/09/2009 | 12:19.

    Nasce uma expressão: “vou ali sujar o Fidel…”

    Responder

  • Poser_metal disse em 09/09/2009 | 12:24.

    Euri…! (Ra!)

    Detesto quando uma simples piada virá uma enorme discussão politico-social (como aconteceu com aquele da piada do King Kong).
    Tem gente que não sabe o que é piada e o que é serio…

    Quer desabafar sobre o que pensa do embargo politico em Cuba? Vai pra um forum social ou então vai ser diplomata… faça me o favor…
    Garanto que quem faz esses comentarios com certeza é algum certinho criado pela avó a leite com Pera e pão com mortadela… (e tambem OvoMaltino).

    Abração e ótimo post…!

    Responder

  • Stanley disse em 09/09/2009 | 01:35.

    SE O PAPEL FOR TÃO RUIM COMO O DA FOTO, OU CUBANO DEPILA O CÚ COM PAPEL HIGIÊNICO, OU ANDA CAGADO POR AE!

    Responder

  • Gordo disse em 09/09/2009 | 01:55.

    Nozinhara, mas vai ser burro!
    Até valeu a tentativa pra piada, mas a matemática…
    Se o livro do fidel dura 3 MESES e custa 1 real, isso quer dizer que vou gastar, em média, 8 centavos por semana.
    SAI MAIS CARO, SUA ANTA!

    Enquanto isso, o tal “Trabajadores” sai 0,5 centavos por semana.

    Mas o erro não está só aí: pelo seu cálculo, em média, 7 páginas DE JORNAL dura uma semana. Assim sendo, um livro de 340 páginas não duraria até 3 meses…duraria mais! Eu não sei o formato deste jornal, mas considerando que uma folha dele é equivalente a 3 páginas do livro, logo seriam 21 páginas por semana. Assim sendo, o livro duraria aproximadamente 4 meses e meio.

    VOLTA PRA ESCOLA, IDIOTA!

    Responder

  • Soy Jo disse em 09/09/2009 | 01:59.

    Flávio, n dá uma de coitadinho, qdo vc fez o post sabia q ia dar polêmica! :P
    O post realmente foi engraçado, mas eu acho legal q o pessoal use para discutir um assunto sério nos comentários, não vejo problemas. Eu não sou de esquerda, mas admiro nesse pessoal que eles expõem seus argumentos enquanto vem outros e simplesmente os xingam, sem nem sequer colocar o seu ponto de vista. Outros disseram “ah, gosta de cuba então vai pra lá”. Ninguém falou que quer ir pra lá, só estão mostrando que na verdade a culpa da situação deles é do resto do mundo. Eu acho que um país que sofre embargo e mesmo assim se mantém, e tem índices de educação e saúde impressionantes, merece algum mérito. O país é soberano, deveria ter o direito de escolher seu sistema sem o resto do mundo palpitar. De repente poderia dar certo e outros países aderirem, de repente não, mas e daí? A decisão deles cabe somente a ELES. E é justamente o mundo da “democracia” que os censura.

    Responder

  • Douglas Sá disse em 09/09/2009 | 02:05.

    Gordinho revoltado detect!!!! o muleque fica o dia inteiro estudando e batendo punheta e não tem nenhum senso de humor…

    VAI TER VIDA SOCIAL, IDIOTA!!!!

    Responder

  • Gordo disse em 09/09/2009 | 02:30.

    Douglas Sá, vai dar rabo pro Flavio Lamenza, vai!
    Que aí você sossega essse fogo seu e talvez preencha sua cabeça com alguma coisa.

    Responder

  • FODA_SE disse em 09/09/2009 | 02:38.

    Acompanho o chongas há bastante tempo. Mas dar crédito a matéria de uma revista como a Veja é o fim da picada. Por acaso se debandou para a turma do Jacaré Banguela e Tabet, patrocinados pela Globo e defensor da imprensa marron?! Procure saber mais sobre as dificuldades enfrentadas pelo povo cubano devido os embargos econômicos sofridos antes de falar asneiras!

    Quem dera um livro no Brasil custasse 1 real, seja lá qual fosse, ou um jornal a 1 centavo. ISSO É DEMOCRATIZAR A INFORMAÇÃO, o que deveria acontecer em todos os lugares do mundo, principalmente aqui!

    Responder

    • fatbacom disse em 16/07/2010 | 09:07.

      Muito engraçado falar de impessa marron em um asunto de Cúba e falta de papel higiênico.

      Grandes merda um jornal custar um centavo, existem aqui no Brasil e em vários lugares do mundo jornais gratuitos. O que paga o jornal é anúncio.

      O que adianta o jornal ser barato se quem escreve não tem liberdade para expressar suas ideias e opinões? Democratização da informação? Que piada.

      Responder

  • IMHOTEP disse em 09/09/2009 | 02:55.

    “Quem dera um livro no Brasil custasse 1 real, seja lá qual fosse, ou um jornal a 1 centavo. ISSO É DEMOCRATIZAR A INFORMAÇÃO, o que deveria acontecer em todos os lugares do mundo, principalmente aqui!”

    Puta que o pariu… Demacratizar informação em Cuba??? Caral** quanta asneira… colocar o jornal á 1 centavo é só mais uma maneira do governo Cubano enfiar goela abaixo a opinião deles na população…

    E a proposito, o embargo economico tem motivo, e falem a merda que quiserem, sou totalmente a favor… Enquanto aquele canalha ditador chamado Fidel continuar no poder aquela ilha pode se considerar isolada de qualquer contato social com o resto do mundo… Bem feito… Pra um país que tem o Che Guevara como heroi até que eles tem regalias demais…

    Sim… sou extremista, sou radical…

    Agora, faça-me o favor, ficar defendo Cuba, sentado na sua cadeirinha giratoria, com ar-condicionado, cafézinho e águinha gelada e Banheiros limpos e perfumados é a maior hipocrisia que já vi… Quer defender, vai fazer algo de útil pra mudar a vida deles, quantas pessoas você ajudou hoje?? e ontem??? e na semana toda??? e no ultimo mês??? Facil falar, dificil fazer não é?!

    Responder

  • Douglas Sá disse em 09/09/2009 | 03:00.

    HAHAHA pelo palavriado não sou eu que precisa sossegar… lezado!

    Responder

  • Carlos disse em 09/09/2009 | 03:04.

    EH seu chongas agora ,arranjou problema foi se meter com estes pseudo,socialistas,que naum sabem nada de historia e fikam enchendo a bola de uma ditadura,se o povo sofre ,eh porque aceita isto e toda a palhaçada que representa o comunismo,que na verdade soh beneficia,quem faz parte do poder,adoro o capitalismo todo mundo trabalha e tem a chance de crescer,e ficar rico e se naum ficar rico vai trabalhar,p/os ricos ,e se for miseravel tem os programas do governo,pagos com o nosso dinheiro,para poder viver sem fazer nada ,apenas fazer filhos!!!!!!!

    Responder

  • Uatu disse em 09/09/2009 | 03:12.

    Poderíamos exportar toneladas de exemplares da revista Veja para Cuba como alternativa, pois este pasquim de credibilidade contestável serviria muito bem como substituto.

    Responder

  • Leo disse em 09/09/2009 | 03:32.

    Tenho um tio que ja morou em Cuba, vários anos, e ja faz um tempo que voltou pra cá, sim ele me conta da simplicidade das pessoas de lá, ele me fala de tudo e tal. A questão não é Cuba meu caro amigo, a questão é a Veja, dar alguMA credibilidade pra essa revistinha burguesa, esse é o problema. Sei bem que existe um jornalismo de direita e um jornalismo de esquerda, mas a Veja além de ser de direita adora atacar tudo o que seja relacionado a socialismo e vive de tempos em tempos arranjando brigas pessoais com algumas personalidades, diga de lá CHico Buarque sempre alvo daquele babaca do Reinaldo Azevedo, disse uma vez “Chico é um idiota político. Foi e ainda é propagandista de uma das ditaduras mais assassinas da terra: a de Fidel Castro, em Cuba.”…POUPE-ME. Criticar um cara que botou a cara a tapa na pior fase da política do nosso país, que foi simbolo da nossa luta assim como vários outros músicos, escritores e políticos. Por que você não fazem um grande favor para os cubanos então? PEGUEM TODAS ESSAS VEJAS QUE VOCÊS ASSINAM E ENVIEM PRA LÁ SE VOCÊ ESTÃO TÃO PREOCUPADOS COM A MANEIRA COM QUE ELES LIMPAM A BUNDA!

    Responder

  • Willian disse em 09/09/2009 | 03:35.

    Vixe, adoro o Chongas, mas axo que dessa vez exagero, e mais do que isso, piso na bola!Uma por denegrir Cuba sem uma pesquisa previa fora do pensamentinho bitolado que Socialismo Cubano e coisa do capeta, duas que deu credibilidade a Veja, nossa, nem o Saci Perere acredita na Veja, Papai Noel mesmo aj disse que cancelo a assinatura.Cuba so nao e melhor, por causa dos embargos,e ai se vc me rebater dizendo que nem os cubanos gostam de Cuba, eu lhe digo que sempre que vejo aquelas manifestações de cubanos nos EUa, vejo aqueles cubanos ricos de Miami e afins, dirigindo belos carros e suvs, e claro, querem voltar pra CUba e serem ricos la ne.Cuba nunc avai se render a emsquinharia falaciosa dos capitalista, Cuba nao e um pais, é um ideal!

    Responder

  • andre foca disse em 09/09/2009 | 03:39.

    eita porra! primeiramente que não sou esquerdista, sou de esquerda, o que é bem diferente…..as vezes acho dificil acreditar que existem pessoas tão despolitizadas, mas tão despolitizadas que acham “de mal gosto” utilizar um espaço reservado para comentários para…….DEBATER! é triste! mas se tem gente q só acha graça de ficar “primeiro!!amo o chongas”….”aaahh….nunca consigo ser primeiro”, “comi o primeiro” e coisas do tipo então na boa, nem precisa escrever, em qualquer espaço de discussão acho q a idéia é interagir, conversar, pensar quem sabe!

    só em nenhum momento ataquei o “sistema capitalista”, que todos parecem achar maravilhoso, só acho q não estamos em condiçoes de dar tanta risada de cuba….se dentro do apartamentinho de vcs é tudo lindo, experimenta dar um rolê pelas periferias pra ver como o brasil é maravilhoso.

    o blogueiro pode ler veja sem nenhuma crise, pois como bem disse, ele é livre….agora também sou livre pra achar uma merda a revista veja e considerar q quem se pauta pelas noticias e opiniões nela veiculadas está sendo enganado por conservadores e liberais…..mas cada um pode achar o quiser, não é mesmo?

    Responder

  • Cebola disse em 09/09/2009 | 03:47.

    HAHAHAHAH democratizar a informação… vender jornal oficial a 1 centavo… e não existir um segundo jornal… um poço de sabedoria… uma visão ampla…

    Responder

  • Bob Coldman disse em 09/09/2009 | 03:49.

    Bom, o livro ou jornal lá custa 1 real, 1 centavo, etc, porque o salário é equivalente a 30. Aqui jamais vai custar esse valor mesmo porque podemos pagar pelo atual valor, veja:

    Podemos concluir que um livro relativamente grande custa 1/30 avos de salário em Cuba, o que equivale no Brasil a mais ou menos… 30 reais, levando em conta que um operário ganha hoje entre 800 e 900 reais.

    O povo em geral tem essa mania tenebrosa de classificar Cuba como um país horrivel por causa dos salários baixos, sem levar em conta que tudo lá é proporcionalmente mais barato também.

    Como diz um amigo meu que mora nos EUA “Olha, aqui eu ganho em dólar, mas gasto em dólar também.”

    Responder

  • Bob Coldman disse em 09/09/2009 | 03:50.

    Bem falado…
    Democratizar a informação com ela TOTALMENTE nas mãos do Estado…
    Grande democratização!

    Ah! Esqueci que o jornal da cidade que aqui no Brasil custa UM REAL tem a informação “menos democratizada” que o jornal de Cuba…

    Responder

  • Gustavo disse em 09/09/2009 | 04:04.

    NOTA DE REPÚDIO

    post lamentável, em matéria de comédia vc manda muito bem…. porém em política é mais um alienado engolido pela mídia capitalista e pelo sistema imperialista que tem como papel fundamental passar a idéia de liberdade econômica para aqueles que podem, como vc….
    jáparou p pensar que para vc ter o q tem muita gente teve q perder até aquilo que nao tem, parou p ver a situação em que se encontra a África depois de anos de imperialismo agressivo por parte das grandes potências, onde a liberdade economica capitalista funciona de forma perfeita, afinal de contas fala-se de paises desenvolvidos

    VEJA maquina de dominação do povo assim como a Globo canal de baixissimo calibre, totalmente comercial e alienadora do povo….

    despresível, frequento este blog diariamente mas me da um alto desgosto de ver o q escreve sobre politica, apenas reproduzindo o discurso dos agentes iimperialistas!!!

    VIVA CUBA!!! mesmo com mais de 60 anos de embargo econômico, sem as futilidades do mundo capitalista, e mesmo tenso sido puteiro dos Estados Unidos, representam a força do povo e de superação, n aceito que ninguém fale mal de Cuba, vcs nunca se perguntaram pq q mesmo c todos esses “problemas” que vcs encontram, o Estado cubano tem a maior aprovação do mundo com mais 85% o q significa o paoio das camadas pobres e os outros 15% respresentam aqueles q sao ludibriados pelas “propostas” capitalistas de liberdade econômica, luxúria e lucro desmedido!!! pelo amor de deus, vcs q tem tudo isso reclamam da falta de educação, saude, saneamento basico e alimentação, porém lá, em Cuba, onde vcs acham que é uma privada, as pessoas possuem essas necessidades basicas de graça!!! logo, pra q carros immportados, pra que roupas de marca, essas coisas sao p vcs, alienados pela propaganda capitalistas, e uma pena!!!

    Viva la revolución!!!

    Responder

  • Stelios Kokkinakis disse em 09/09/2009 | 04:06.

    Passei minha lua de mel em Cuba no ano passado!

    por incrivel q pareça nos 2 hoteis q fiquei tinha papel higienico comum, como temos aqui no Brasil.

    mesma coisa em restaurantes

    Responder

  • Caio disse em 09/09/2009 | 04:25.

    os vermelhinhos aqui sao imbecis
    defendem a “informação democratizada” e sequer sabem os mecanismos do comunismo
    onde o ESTADO manda em tudo
    o país eh dominado pela revolta trabalhadora e eh implantada a ditadura (assim disse Karl Marx) depois disso haveriam outros processos
    porem nao existiu em Cuba.

    os azuiszinhos sao outros babacas
    nao acho a revista Veja uma revista boa, tem pontos de vista interessantes, claro que sim
    mas como meu tio jah dizia “Perigoso é o homem que lê só um livro”, os azuis reclamarem dos vermelhos falando que comunismo eh uma merda
    deveriam ler mais sobre o assunto e os vermelhos mais sobre o comunismo em si e nao a barbarie que acontece em Cuba: Um dinossauro da guerra fria na gerontocracia, que sim, ainda esta no poder

    otimo post, bela discussão =]

    Responder

  • Rudian disse em 09/09/2009 | 05:22.

    Está ai o que o Lula quer fazer com o Brasil…

    Responder

  • Thiago disse em 09/09/2009 | 05:25.

    Por que fazer piada com americanos e o George Bush (que é um bandido) pode e fazer piada com Cuba e o Fidel (outro bandido) não? Perguntem pra um cubano se o Fidel desfruta da mesma miséria do seu povo, se vive sem luxos, sem roupas da Adidas e sem direito de ir e vir.

    Responder

  • Fernando Monguilhott disse em 09/09/2009 | 05:45.

    ÉIS UM IMBECIL!!!

    é o tipo de coisa que faz um ignorante como tu achar que ta falando alguma coisa que preste! nao sei se tu sabe mas tens um excelente meio de comunicacao nas maos, tens capacidade de escrever coisas interessantes e, inclusive, formar opiniao.
    mas agora, sinceramente, tu se rebaixou… fala sério. se nao tinha o que escrever, deixasse o blog parado por mais tempo, mas nao me falasse essa bosta que tu falou!

    Responder

  • Roger disse em 09/09/2009 | 06:28.

    Direitista manipulado/corrompido com argumentos “li na Veja” chamando de pseudo-intelectual quem não lê o papel higiênico deles, criticando por não agir, transformando a desgraça do inferior em piada, mostram a nefasta hipocrisia por trás ideologia medíocre baseada em falácias e mentiras. Chongas sempre foi meu blog de humor favorito, mas esse “post de Kibe Loco” como disse o amigo, decepcionou. E só fortalece os citados acima.

    ‘Roger

    Responder

  • Eduardo N. Galatto disse em 09/09/2009 | 06:36.

    Flavio, você lê o que você quiser, sim. Mas ao menos saiba o [lixo] que você está lendo. Seu humor é inteligente, você deve ser uma pessoa inteligente, e não deve ter preguiça de ler, então dê uma olhado quando puder neste excelente artigo de Nassif sobre a VEJA:

    http://luis.nassif.googlepages.com/

    Responder

  • Danilo disse em 09/09/2009 | 06:37.

    KKKKKKKKKKKK

    Bem bolada a piada!!!

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    (Aos desajustados acima, eu tô rindo da piada… Pq se não, ainda vai sobrar pra mim :P)

    Responder

  • Jairão disse em 09/09/2009 | 07:19.

    Por falar em cagar, comprei uma balança para utilizar no banheiro. Fiz um teste. Me pesei antes de cagar e depois… Fiquei super preocupado. Emagreci apenas 100 gramas, quando meu almoço foi de aproximadamente 400 gramas. Será que vou engordar 300 gramas por dia? Em tempo: cago todo dia. Acho que este assunto é pertinente a este post. Mesmo porque não ofende ninguém…

    Responder

  • Josi disse em 09/09/2009 | 07:35.

    É fácil defender Cuba, morando no Brasil, e tendo a liberdade de comer a porcaria que quiser a hora que quiser, vai morar lá,
    conversar com o povo que conseguiu sair de lá, quem sabe aí vc vai rir de saber que tem gente que limpa a b… com a cara do Fidel.

    Responder

  • Carlos Cohen disse em 09/09/2009 | 08:04.

    Se fosse uma piada contra os EUA os vermelhinhos aqui estariam passando mal de rir.

    Dois pesos duas medidas né, vcs merecem mesmo é a porra da repressão de cuba, onde só pode se pensar de uma maneira e ter acesso a informação que só o Estado fornece.

    []‘s

    Responder

  • Cebola disse em 09/09/2009 | 09:07.

    Eh patetada… a noticia não é exclussiva da veja, esta sendo divulgada por varios meios de comunicação, so procurar na internet, facil assim, é hilario os patetas atirando pedra na veja, ela so republicou uma informação real, não inventou é fato… e contra fatos não a argumentos… so choro e rancor…

    Responder

  • Antonio disse em 09/09/2009 | 10:35.

    “o blogueiro pode ler veja sem nenhuma crise, pois como bem disse, ele é livre….agora também sou livre pra achar uma merda a revista veja e considerar q quem se pauta pelas noticias e opiniões nela veiculadas está sendo enganado por conservadores e liberais…..mas cada um pode achar o quiser, não é mesmo?”

    Responder

  • Mariana disse em 09/09/2009 | 11:45.

    O bom do papel rosinha é q ele tem dupla função:
    Limpa e depila!
    Isso já é uma economia!

    Responder

  • Buldogão disse em 10/09/2009 | 01:04.

    O bom dessa polêmica toda é que ela explica porque Cuba está na merda (literalmente). Aqui, o pessoal pode malhar a Veja a vontade, pobre do cubano que tentar fazer o mesmo com o Granma lá na ilha do Fidel.

    Dizer que “o mundo é culpado pela situação de Cuba” é só bancar o idiota em público. Por acaso foi “o mundo” que instaurou uma ditadura naquela ilha e elegeu os americanos como inimigos? E porque não recriar um regime democrático por lá? O que ganham vivendo em estado de guerra, sendo que até a União Soviética já desapareceu do mapa há décadas?

    Perderam, só resta acordar e cheirar o café.

    Responder

  • tgigio disse em 10/09/2009 | 08:31.

    Tem gente (Cebola) que precisa usar uma dessas opções na boca. Melhor, um bom uso de todas.

    Por favor, preconceito não.

    * Fome espera o alface crescer, né? E é muito fácil plantar na amazônia … tsc!

    Responder

  • andre foca disse em 10/09/2009 | 11:36.

    “os vermelhinhos aqui sao imbecis
    defendem a “informação democratizada” e sequer sabem os mecanismos do comunismo
    [...]os azuiszinhos sao outros babacas
    nao acho a revista Veja uma revista boa, tem pontos de vista interessantes, claro que sim
    mas como meu tio jah dizia ‘Perigoso é o homem que lê só um livro’ “.

    ai ai, nada com um AMARELINHO em cima do muro julgando os pobres mortais que tomam partido em discussões!!

    só pra constar, o ditador sanguinario que atende pela alcunha de fidel castro é tão ditador e tão sanguinário quanto os outros lideres de países democraticos e ocidentais….leia-se EUA, inglaterra…..e outros não tão democraticos mais igualmente liberais, como foi o caso do chile de pinochet. o embargo não foi causado pela restrição à liberdade de expressão, ou ao fato de cuba realizar fuzilamentos, mas sim pelo fato de cuba ter tido coragem de romper com o capital e estar até hoje aguentando as consequencias de tal rompimento….é evidente q boa parte da população de lá sonha poder viver numa cuba mais rica e feliz…..da mesma forma como a maior parte da população dos países capitalistas, principalmente nos de capitalismo periférico, desejam viver num mundo mais igualitário, quem sabe tendo o que comer todos os dias. só pra se ter uma idéia, 50% da riqueza é controlada por 1% da população mundial….e 1% da riqueza é dividida entre 40% da população. são numeros pra se pensar, assim como a noticia que causou tanta discussão também é pra se pensar…….e acho q este post deveria ser exaltado, e não criticado, por suscitar risadas e pensamentos! se o humor apenas proporcionasse risadas seria mto obvio, não acham? borat, por exemplo, é um filme hilário, mas que proporciona uma discussão interessante.

    Responder

  • Izidoro disse em 10/09/2009 | 12:33.

    Não vou me alongar muito no assunto, mas todas as pessoas que falaram mal de Cuba para mim não sabiam como era a ilha antes do Fidel. Vamos lá: Cuba era um grande puteiro antes da intervenção do Fidel. A população extremamente pobre convivia com grandes hotéis, prostíbulos e cassinos na beira da praia para servir industriais e milionários estrangeiros. Sua produção agrícola era essencialmente canavieira para exportação, tendo que importar alimentos.

    Agora compare com a Cuba atual: anafalbetismo zero, possui uma das mais avançadas medicinas do mundo, universidade ao alcance de todos, não possui população de rua entre outras muitíssimas vantagens. É claro que possui escassez de bens de consumo, como produtos de higiene e roupas, além de produtos culturais e de entretenimento, sem falar na liberdade de imprensa.

    Liberdade de imprensa é importante para mim e para você, que possuímos acesso à Internet, assinaturas de jornais e revistas e ferramentas para divulgar nossas idéias de várias formas, que temos voz para atingir todo o mundo em cinco minutos. Mas o que dizer de milhões de brasileiros que não possuem este direito, que dormem nas ruas todos os dias e que passam fome? Será que para eles possuir liberdade de expressão é importante? Dá próxima vez que você parar em um sinal e uma criança for pedir dinheiro, ou na fila de espera do Souza Aguiar, pergunte para ela: o que você prefere: ter uma casa para morar, não passar fome e acesso à educação e saúde de qualidade ou liberdade de imprensa e opinião?

    Deixem o povo escolher

    Responder

  • Leonardo disse em 10/09/2009 | 02:06.

    Tenho um tio que ja morou em Cuba, vários anos, e ja faz um tempo que voltou pra cá, sim ele me conta da simplicidade das pessoas de lá, ele me fala de tudo e tal. A questão não é Cuba meu caro amigo, a questão é a Veja, dar alguMA credibilidade pra essa revistinha burguesa, esse é o problema. Sei bem que existe um jornalismo de direita e um jornalismo de esquerda, mas a Veja além de ser de direita adora atacar tudo o que seja relacionado a socialismo e vive de tempos em tempos arranjando brigas pessoais com algumas personalidades, diga de lá CHico Buarque sempre alvo daquele babaca do Reinaldo Azevedo, disse uma vez “Chico é um idiota político. Foi e ainda é propagandista de uma das ditaduras mais assassinas da terra: a de Fidel Castro, em Cuba.”…POUPE-ME. Criticar um cara que botou a cara a tapa na pior fase da política do nosso país, que foi simbolo da nossa luta assim como vários outros músicos, escritores e políticos. Por que você não fazem um grande favor para os cubanos então? PEGUEM TODAS ESSAS VEJAS QUE VOCÊS ASSINAM E ENVIEM PRA LÁ SE VOCÊ ESTÃO TÃO PREOCUPADOS COM A MANEIRA COM QUE ELES LIMPAM A BUNDA!

    Responder

  • joão pedro disse em 10/09/2009 | 03:23.

    Izidoro disse:
    setembro 10, 2009 às 12:33 pm
    Não vou me alongar muito no assunto……….

    AHUSEIOUAHSEIAUHSEIUAHSEIUHASEIUHASIEUHAISEH
    AHAM

    Vá pra cuba então seu bundão, ninguém impede você de ir pra lá desfrutar de tudo isso o que você falou.
    Ai quando resolver voltar pro Brasil fale para os seus amiguinhos cubanos virem te visitar (Y).

    Prefiro ser livre pra pensar e fazer o que quero.
    Passar fome, não ter acesso a educação e saúde de qualidade vai depender única e exclusivamente das minhas escolhas.

    Se não concordou volte pra linha depois do AHAM.

    Mais posts polêmicos flávioo são os mais mara *-*

    Responder

  • andre foca disse em 10/09/2009 | 04:24.

    “Prefiro ser livre pra pensar e fazer o que quero.
    Passar fome, não ter acesso a educação e saúde de qualidade vai depender única e exclusivamente das minhas escolhas.”

    bravo! essa mentalidade barata de livros de auto-ajuda faz um sucesso danado né!?!?!?!

    o individuo é capaz de resolver tudo sozinho, foda-se o coletivo, foda-se a politica, foda-se os outros…..do lado de dentro do vidro blindado a vida é muito mais excitante!

    Responder

  • tgigio disse em 10/09/2009 | 09:14.

    “Prefiro ser livre pra pensar e fazer o que quero.
    Passar fome, não ter acesso a educação e saúde de qualidade vai depender única e exclusivamente das minhas escolhas.”

    Só complementando o raciocínio e nada contra o João, mas que essas escolhas aí só se tem porque já possui benefícios. Casa, comida, dinheiro … um computador e internet?

    Pessoas que vivem na pobreza e miséria não têm escolhas. Menos egoísmo … E por favor, não comentem que “cicrano” não faz nada para mudar, o fato de trabalhar, estudar e agir corretamente já é um grande feito. Tudo bem, que nois só si fode …

    =(

    Responder

  • Gustavo disse em 11/09/2009 | 02:42.

    e sinceramente doloroso ver como certas pessoas como esse senhor joão pedro nao tem o minimo9 de instrução politica, como nem ao menos tem o senso necessario para destinguir o qu e e bom bom para sociedade ou para ele proprio, meu querido, graças a pessoas que pensam como vc, o noss mundo possui tanta desigualdade, ta na hora do senhor ler um pouquinho, perceber q o mundo n se resume à classe burguesa em que vc faz parte, ta na hora de lutar pela igualdade, pela justiça, coisa que vc e muito menos quem te educou teve um dia a oportunidade de experimentar…. e muiro facil reproduzir um discurso capitalista agressivo como o seu quando se tem capital suficiente para suprir as suas necessidades, vc ja parou p pensar em todos os outros q sofrem para \VOCÊ ter todas essas facilidades!!!

    seu comentario e simplesmente desprezivel!

    Responder

  • Carlos Cohen disse em 11/09/2009 | 03:59.

    “ergunte para ela: o que você prefere: ter uma casa para morar, não passar fome e acesso à educação e saúde de qualidade ou liberdade de imprensa e opinião?”

    Porque não ter “ambos” ?

    Algo errado aí né.

    Ou tem alguem mentindo nisso tudo.

    []‘s

    Responder

  • william haddad disse em 11/09/2009 | 09:24.

    e os inteletuais de plantão os babacas ainda enchem a bola deste mierda de gobierno cubano e de outros hugo chaves evo morales e lulinhas da america latina haja cu

    Responder

  • Anderson K disse em 12/09/2009 | 02:43.

    Este papel ai de cima me fez lembrar do papel Primavera que mais se parecia com uma lixa. Tenho certeza que muitos aqui lembram. Em cuba existem pequenos delitos e um deles é de furtar roupas,sabonetes etc.

    Responder

  • Enzo disse em 12/09/2009 | 09:42.

    Pela primeira vez não gostei de um post do meu blog preferido.
    Senti um desgosto, uma raiva tremenda quando vi essa ,atéria ridícula dessa revista patérica
    Acho que o chongas não devia mesmo dar crédito a uma revista tão baixa, e a esse tipo, besta, de piada.
    Pena mesmo. Mas os posts seguintes já foram bem outra de novo.
    Por favor CHONGAS nunca mais poste nada da veja. Para o bem de todos

    Responder

  • Anderson K disse em 13/09/2009 | 10:07.

    Primeiramente existem pessoas que não tem senso de humor,nos dias de hoje passamos por muitos conflitos,dificuldades do nosso cotidiano.
    As piadas são feitas para descontrair e fazer com que nossa vida se torne um pouco melhor vista que vivemos num país onde tem uns palhaços lá em Brasília. Antes de criticarmos alguém precisamos aprender a ler e escrever direito. atéria=matéria e patérica=patética. Quem será que conta piadas bestas hein?

    Responder

  • Emily disse em 05/07/2010 | 12:58.

    kkkkk… ri muito

    Responder

  • Underlost disse em 18/07/2010 | 10:04.

    Vou fazer minha caridade do dia. Mandarei um lote de revistas Veja para os cubanos. O idioma ser um pouco diferente é a menor das preocupações.

    Responder

  • Mercantil disse em 21/07/2010 | 02:16.

    A veja podia vender revistas por la pois eles iriam usar muito bem a revista pois ja que esse lixo não serve para ler pelo menos vai servir para outra coisa…

    Responder

  • Giovana Borgees* disse em 10/10/2010 | 10:06.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk’

    Responder

  • chato disse em 19/10/2010 | 10:55.

    ótimas analogias. :-)

    Responder

  • Caio Melo disse em 06/11/2010 | 12:11.

    É tão triste, tanta gente tendo a possibilidade de aprender alguma coisa de útil e desperdiçando a oportunidade…

    Responder

Comentar

Mas leia antes estas três regras:
  1. O Flavio Lamenza tem sempre razão
  2. Os campos marcados com * são obrigatórios
  3. Em caso de dúvida, ler a regra no 1